BACK

Troca dos pneus — Chegou novamente a hora!

17-04-2018

Em abril começa novamente a época de troca para as rodas dós veículos.
Aqueles que ainda dirigem com pneus de inverno devem planejar e preparar a troca de pneus a tempo.
Certamente que vocês já informaram vossos clientes e planejaram esse serviço em vossas atividades diárias.
Alguns clientes também preferem fazer isso eles mesmos e trocar suas rodas em suas garagens, em casa.
Para os "mecânicos amadores" experientes isso não representa um problema, provavelmente — mas, como profissional de oficina orientado para os serviços, você deve fornecer as seguintes dicas aos "mecânicos amadores inexperientes" com os quais se cruzar.

1. Quando devo trocar?
De acordo com a regra de geral alemã "de O a O" (de outubro — "Oktober" — até à Páscoa — "Ostern" —), os pneus de verão devem ser trocados na época da Páscoa e os pneus de inverno em outubro. No entanto, uma vez que não existem meses estipulados, o legislador estipula que os pneus têm que ser sempre adaptados às respectivas condições climáticas.
Dependendo da região e das condições climáticas, isso pode ser mais cedo ou mais tarde do que a regra geral.

2. Onde devo trocar?
O veículo deve ficar sobre uma superfície nivelada, seca e firme, por exemplo, uma garagem. O veículo tem que estar protegido contra rolamento inadvertido.

3. O que devo ter em atenção?
Aviso 1: controlar o estado e piso do pneu
Se a profundidade do piso do pneu for demasiado baixa, a aderência à estrada diminui, provocando uma deterioração do comportamento de condução e de frenagem do veículo.
Antes de os pneus existentes serem desmontados e armazenados, o respectivo piso e estado devem ser controlados. Aqui, podemos aplicar o comumente conhecido "teste da moeda" ou, por precaução, realizar a medição com um simples perfilômetro (facilmente disponível como acessório). A profundidade do piso mínima legal é de 1,6 mm — no entanto, os pneus de verão devem ser substituídos aos 3 mm e os pneus de inverno até mesmo aos 4 mm, de modo que estejam realmente seguros na estrada.
Adicionalmente, todos os pneus devem ser controlados quanto a danos ou corpos estranhos.
Independentemente da profundidade do piso, os pneus não devem continuar sendo usados após seis até oito anos, no máximo, devido a fadiga do material. A data de fabricação pode ser lida através da marcação DOT no flanco — vocês, como oficina, podem indicar aos clientes onde eles podem encontrá-la!
Aviso 2: preparação e troca das rodas
Antes da troca, a ferramenta certa deve estar preparada. Aqui, o cliente pode se orientar pelo manual de instruções e as ferramentas de bordo do respectivo veículo. Caso não estejam mais disponíveis ferramentas de bordo, ferramentas como um macaco, uma chave de roda em cruz e um torquímetro são absolutamente necessárias.
Os pneus têm que estar corretamente equilibrados (isso somente pode ser feito pelo comerciante especializado — ou por vocês) — caso contrário, existe um risco de "trepidação" a elevadas velocidades, posteriormente.

A troca da roda deve ser realizada de acordo com as especificações do respectivo fabricante do veículo. Seus clientes poderão encontrar avisos de montagem e segurança relacionados no manual de instruções do veículo.
Aviso 3: pegar o jeito.
O torque de aperto certo dos parafusos da roda é muito importante durante a montagem, para evitar surpresas desagradáveis. Pois entre 90 e 180 Nm, como vocês sabem, existe uma grande diferença!
Os clientes poderão encontrar o torque certo no manual de instruções, no relatório de peritagem do aro da roda ou junto dos vossos profissionais de oficina — assim como por vocês.
Aviso importante!
Os parafusos da roda montados incorretamente podem levar a danos no cubo da roda ou no aro da roda, ou, no pior dos casos, a acidentes graves! — O que, certamente, seus clientes não quererão também! Não se esqueçam de alertar vossos clientes também para o fato de que os parafusos têm que ser reapertados após 50 km — por forma a garantir a segurança.
Aviso 4: a pressão certa faz a diferença
Após a montagem, tem que ser ajustada a pressão certa. Isso porque os pneus perdem pressão durante o armazenamento — e uma pressão demasiado baixa leva a mais desgaste, maior consumo e pode também ter um efeito negativo no comportamento de condução. A pressão do pneu necessária pode ser encontrada no manual de instruções ou, normalmente, no interior da tampa do tanque ou no quadro da porta.
A pressão pode ser controlada e ajustada em quase todos os postos de combustível — e também deve ser controlada e event. corrigida em intervalos regulares. Muitos se esquecem disso!
Aviso!
Os veículos modernos estão equipados com um sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS). Dependendo do fabricante do veículo ou do sistema, as pressões de ar têm que ser armazenadas e confirmadas novamente após uma troca do pneu ou os sensores das rodas individuais devem ser programados.
Aviso 5: essa é sua posição correta (dos pneus...)
Secos, escuros, frescos. Nesse caso, não se trata de vinho tinto, mas sim das condições certas de armazenamento dos pneus.
A pressão dos pneus deve ser aumentada para 0,5 bares antes do armazenamento.
O que muitas vezes é subestimado, mas é especialmente importante em muitos pneus a serem armazenados: a marcação certa de acordo com a posição no veículo — para evitar enganos durante a próxima troca. Os pneus com aro da roda devem ser armazenados deitados uns sobre os outros — idealmente, deve ser usada uma estrutura vertical para aros da roda.

Se o cliente observar todos esses elementos, nada será obstáculo para uma troca de pneus bem-sucedida! O ideal, porém, é que o cliente também reconheça que esse é um assunto que diz respeito a profissionais, confie em vocês e, desse modo, jogue seguro. Por esse motivo:

Nossa dica para vocês, como oficina:
O que muitos clientes podem não saber: uma troca de pneus junto de vocês como oficina é mais rápida, mais confortável, mais profissional e não é assim tão dispendiosa como muitos pensam. Com vocês, os clientes estão apostando com segurança — e não terão que se preocupar mais com todas as dicas para a troca descritas acima. Pois vocês têm tudo em vista — e tudo na mão.
Assuma o armazenamento dos pneus por seus clientes — com os argumentos "poupar espaço — sem necessidade de reboque — ótimas condições de armazenamento — maior vida útil!"