Luz de curva

Aqui você encontra informações básicas úteis relacionadas com a temática da luz de curva estática e dinâmica em veículos.

A luz de curva aumenta o campo de visão em estradas sinuosas e durante manobras de mudança do sentido de conversão. Assim, a estrada e eventuais obstáculos podem ser identificados mais facilmente e prematuramente no escuro. Nessa página são fornecidas informações detalhadas sobre o funcionamento da luz de curva, bem como informações sobre as diferenças entre a luz de curva dinâmica e estática. Além disso, oferecemos dicas práticas para o controle dessa função de luz.

Aviso de segurança importante As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas nesse site somente devem ser usadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

 

LUZ DE CURVA DINÂMICA: FUNCIONAMENTO

A luz de curva dinâmica é realizada através de um movimento giratório da luz baixa seguindo, em tempo real, o raio de curva que o veículo está prescrevendo. O farol projetor está instalado em um quadro que gira em torno do eixo vertical. O ângulo giratório, em uma faixa de +/– 15 graus, está preparado para raios de curvatura de até 200 metros. Enquanto a área iluminada pela luz baixa é normalmente de cerca de 30 metros ao entrar em uma curva com um raio de 190 metros, a nova tecnologia de faróis amplia-a em mais 25 metros.

 

Uma vez que a distribuição da luz corresponde ao respectivo ângulo de viragem, o motorista identifica prematuramente a curva quando entra nela e pode adaptar seu estilo de condução em conformidade. A luz de curva ativa trabalha na função de luz baixa e de luz alta e se adapta continuamente à respectiva velocidade do veículo. Enquanto os faróis seguem o ângulo de viragem dentro de segundos a velocidades elevadas, o mecanismo giratório funciona correspondentemente de modo mais lento a velocidades mais baixas, para distribuir a luz conforme necessário para o motorista.

LUZ DE CURVA ESTÁTICA OU LUZ DE CONVERSÃO, COMBINADA COM LUZ DE CURVA DINÂMICA: FUNCIONAMENTO

Para raios de curvatura maiores (por exemplo, em rodovias) ou menores (por exemplo, em estradas rurais), é aconselhável apoiar a luz de curva dinâmica com uma luz de curva estática ou luz de conversão. Essa é automaticamente adicionada à luz baixa e em função da velocidade, sempre que o motorista acionar a lanterna indicadora de direção ou conduzir em curvas apertadas. Para isso, um módulo de comando analisa os parâmetros da velocidade, ângulo de viragem e sinal do indicador de direção. Para aumentar o conforto dessa função de luz, os sistemas não são ligados e desligados abruptamente, mas sim lentamente e segundo parâmetros de tempo especiais.

LUZ DE CURVA COM DEFEITO: SINTOMAS

  • Nenhuma iluminação das curvas na luz de curva dinâmica
  • Nenhuma iluminação pela luz de curva estática durante mudança de direção
  • Iluminação da luz de controle no painel de instrumentos

CONTROLAR A LUZ DE CURVA: DETECÇÃO DE ERROS

  • O funcionamento da luz de curva dinâmica pode ser controlado durante uma marcha lenta virando, para o efeito, ligeiramente o volante.
  • O funcionamento da luz de curva estática pode ser controlado através do acionamento da lanterna indicadora de direção e uma marcha alternada em círculos (velocidade máxima de 40 km/h).
  • Em alguns veículos, p. ex. Opel Vectra C, é também possível diagnosticar o sistema recorrendo a um equipamento de diagnóstico
Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.