Avaliação de problemas no alternador

Aqui encontra avisos úteis e práticos para as oficinas, para a avaliação de danos nos alternadores.

Aviso importante de segurança As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

 

Avaliação de danos no alternador: Causas e consequências

Danos por curto-circuito / inversão da polaridade

Danos por curto-circuito / Inversões da polaridade no alternador podem ser identificadas através de díodos de potências separados ou dessoldados, bobinagem do estator dessoldada e / ou componentes do retificador queimados.

 

CAUSAS

Uma bateria com defeito ou uma inversão da polaridade, durante um arranque externo, provoca um fluxo descontrolado de corrente elétrica. A alta temperatura gerada durante este curto-circuito destrói os semicondutores e as ligações por solda dissolvem-se e são separadas.

 

CONSEQUÊNCIAS

As uniões de solda danificadas e os díodos destruídos têm como consequência que o alternador não forneça mais nenhuma corrente elétrica.

 

Danos de corrosão

Os danos de corrosão no alternador podem ser identificados através de sinais de forte corrosão nos contactos e nos terminais de conexão.

 

CAUSAS

Por norma, os alternadores estão protegidos de série com salpicos de água. O alternador é danificado, sempre que ocorrerem infiltrações extremas de água, causadas por uma lavagem do motor com uma lavadora de alta pressão, circulação da viatura por poças muito profundas, etc. ou devido à falta de coberturas de proteção contra salpicos de água no alternador.

 

CONSEQUÊNCIAS

Infiltrações de água extremas provocam corrosão nos contactos e nos terminais de conexão, danos nos rolamentos e amolecimento das escovas de carvão. Os contactos e terminais de conexão corroídos dão origem a falhas temporárias ou totais no suprimento da potência. Danos nos rolamentos dão origem a fortes ruídos de funcionamento ou culminam na avaria definitiva do alternador.

 

AVISO

As coberturas de proteção contra salpicos de água têm de ser sempre montadas, após a substituição do alternador.

 

Alternador coberto de óleo

As infiltrações de óleo dão origem a uma película de óleo na carcaça, nas bobinagens, nos anéis coletores e nas escovas de carvão do alternador. O óleo provoca o amolecimento das escovas de carvão.

 

CAUSAS

Se, devido a juntas do motor ou tubos danificados, ocorrer a infiltração de óleo do motor, de óleo hidráulico ou de gasóleo no alternador, é formada uma película lubrificante nos anéis coletores e nas escovas de carvão. A interação desses fluidos com o desgaste das escovas de carvão produz uma massa que dá origem a falhas de contacto ou a um curto-circuito. O amolecimento das escovas de carvão implica igualmente um desgaste prematuro das mesmas.

 

CONSEQUÊNCIAS

Além disso, as infiltrações de óleo reduzem substancialmente a potência e o desempenho do alternador. Contudo, na maioria dos casos, as infiltrações de óleo culminam no avaria definitiva do equipamento.

 

Alternador com bomba de vácuo fortemente contaminado com óleo

Em alguns veículos com motor a gasóleo, o vácuo necessário para o servofreio é produzido por uma bomba de vácuo que está montada no alternador. Um dos problemas mais frequentes é a contaminação dos alternadores com óleo e a subsequente avaria.

 

CAUSAS

Uma das causas mais frequentes para este problema deve-se à junta entre o alternador e a bomba de vácuo. Esta junta que é um simples vedante em O, dá origem a problemas de estanqueidade com o respetivo envelhecimento ou após a substituição do alternador. Frequentemente o vedante em O não é substituído e, após algum tempo, o alternador avaria devido a infiltrações de óleo.

 

CONSEQUÊNCIAS

Infiltrações de óleo podem danificar e provocar a avaria do alternador num curto espaço de tempo.

 

AVISO

A junta entre o alternador e a bomba de vácuo deve ser substituída, sempre que estes componentes forem desmontados ou simplesmente separados. Durante estes trabalhos deve-se controlar também a estanqueidade dos tubos do óleo e do vácuo na bomba de vácuo.

 

Danos nos rolamentos do alternador

Danos nos rolamentos do alternador podem ser identificados através de fortes ruídos de funcionamento, folga radial e axial ou bloqueio do rotor.

CAUSAS

Possíveis causas de danos nos rolamentos dos alternadores são fortes vibrações ou infiltrações de água. Contudo, também uma correia de transmissão esticada em demasia pode danificar ou provocar o desgaste prematuro dos rolamentos. A correia pode exercer elevadas forças sobre a polia, as quais são transmitidas para os rolamentos.

 

CONSEQUÊNCIAS

Rolamentos danificados podem dar origem a fortes ruídos de funcionamento e a uma folga substancial no rotor. Por vezes, esta é tão elevada que a polia pode causar danos na carcaça do alternador.

 

LINK DICA

Aqui encontra dicas e ajuda para sintomas específicos e causas de avaria de um alternador. Além disso, mostramos-lhe nesta página como pode verificar o sistema de carregamento, por exemplo, através de um controlo visual antes do diagnóstico, verificação das baterias, a verificação do alternador e a verificação com o aparelho de diagnóstico. Aqui encontra mais informações sobre motores de arranque e alternadores da Hella.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.