LAVAR E LIMPAR O AR DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Aqui, você poderá encontrar informações básicas e dicas úteis sobre a lavagem do sistema de arrefecimento em veículos, a limpeza do ar do radiador e o controle do sistema de arrefecimento quanto à estanqueidade.

As impurezas do sistema de arrefecimento e as bolhas de ar reduzem a capacidade de arrefecimento e pode provocar danos graves. A lavagem do sistema de arrefecimento e a respectiva limpeza cuidadosa do ar são, por isso, indispensáveis para as medidas de reparo. Isso também se aplica ao controle do sistema de arrefecimento quanto à estanqueidade. Nessa página, explicamos os conhecimentos técnicos desses trabalhos e mostramos como eles podem ser realizados eficientemente.

Aviso de segurança importante As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas nesse site somente devem ser usadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

 

LAVAR O SISTEMA DE ARREFECIMENTO: PRINCÍPIOS BÁSICOS

No caso de impurezas no líquido de arrefecimento, é necessário escoar o líquido de arrefecimento e lavar o sistema de arrefecimento. 

 

Impurezas podem ser:

  • Óleo (junta do cabeçote com defeito)
  • Ferrugem (corrosão interna no motor)
  • Alumínio (corrosão interna no radiador)
  • Substâncias estranhas (aditivos/materiais vedantes)
  • Partículas estranhos (bomba do líquido de arrefecimento com defeito)

 

Conforme o grau de sujeira, o sistema de arrefecimento deve ser limpo com água quente ou também com um líquido de lavagem especial. Consoante o fabricante do veículo e sintomas, existem diferentes métodos de lavagem. Assim, por exemplo, a Audi prescreve a lavagem com um líquido especial, se for detectada uma coloração marrom-avermelhada no líquido de arrefecimento e uma perda da capacidade de aquecimento. Durante esse processo de lavagem múltiplo, é necessário desmontar o termostato e medir a capacidade de aquecimento antes e após a lavagem.

 

A Opel adverte, por exemplo, nos modelos Corsa B, Vectra B e Omega B até ao ano de modelo 1997, para o fato de que um radiador obstruído pode ser a causa para uma temperatura excessiva do motor. Nesse caso, deve-se lavar com água quente (> 50 °C) e, para além do radiador, as peças de transporte do líquido de arrefecimento (trocador de calor, cabeçote, etc.) também devem ser substituídas. O grau de impurezas e as especificações dos fabricantes de veículos definem o processo a aplicar e o fluido de lavagem. Em todo o caso, deve ser tido em atenção que, devido ao tipo de construção (p. ex., tubo plano) dos sistemas de arrefecimento modernos, não é possível proceder à lavagem de todos os componentes e, assim, eles têm que ser substituídos.

 

Isso se aplica especialmente aos seguintes componentes:

  • Termostato
  • Radiador
  • Válvulas elétricas
  • Tampa de fechamento
  • Trocador de calor

 

Se não for mais possível avaliar o nível do líquido de arrefecimento no reservatório de expansão devido à sujeira (óleo, ferrugem), deve-se proceder à substituição do mesmo. O termostato e a tampa de fechamento devem ser sempre substituídos. Durante o uso de detergentes especiais para sistema de arrefecimento, deve ser tido em atenção que os mesmos não sejam agressivos para os materiais de vedação, não contaminem o solo e não sejam evacuados através do separador de óleo. Os produtos de limpeza devem ser coletados juntamente com o líquido de arrefecimento e descartados separadamente. Após a lavagem, o sistema deve ser reabastecido com líquido de arrefecimento, conforme as especificações do fabricante de veículos, o ar deve ser retirado e deve ser controlada a estanqueidade e o funcionamento.

LAVAR O SISTEMA DE ARREFECIMENTO COM UMA SOLUÇÃO QUÍMICA: VÍDEO

Lavagem com uma solução química

O sistema de arrefecimento é lavado com uma solução química, de modo a eliminar eventuais impurezas,

 

03:21 min

LIMPAR O AR DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO — LIMPEZA DO AR DO SISTEMA DURANTE O ENCHIMENTO: PRINCÍPIOS BÁSICOS

Bolhas de ar no sistema de arrefecimento de veículos motorizados são atualmente um problema transversal. Essas bolhas de ar são causadas pelo posicionamento do radiador ou do reservatório de expansão ao nível do motor ou até por baixo do mesmo. Desse modo, a limpeza completa do ar do sistema de arrefecimento, após um reparo ou uma substituição do líquido de arrefecimento, pode ser um verdadeiro desafio. Bolhas de ar no sistema de arrefecimento reduzem significativamente a circulação do líquido de arrefecimento e podem causar o superaquecimento do motor e danos materiais daí resultantes.

 

Uma solução para o problema consiste no aparelho de enchimento a vácuo do radiador. Com esse aparelho, é possível:

  • Eliminar bolhas de ar
  • Procurar vazamentos
  • Realizar um reabastecimento rápido do sistema de arrefecimento

 

O aparelho de enchimento Airlift é conectado ao radiador ou ao reservatório de compensação através do respectivo adaptador. Em seguida, é conectada uma mangueira de ar comprimido, com a qual você costuma operar suas ferramentas a ar comprimido. Através de uma válvula especial, é realizada a evacuação do sistema de arrefecimento e é produzido um vácuo elevado. Em seguida, a mangueira de aspiração é conectada e, através de um reservatório de líquido de arrefecimento limpo (balde, etc.), a nova mistura de água limpa e anticongelante é abastecida. Com o auxílio do manômetro, que mede o vácuo no Airlift, é possível controlar simultaneamente a estanqueidade do sistema completo.

CONTROLAR O SISTEMA DE ARREFECIMENTO QUANTO À ESTANQUEIDADE: INSTRUÇÕES

Para o controle do sistema de arrefecimento relativamente a vazamentos, é recomendado o uso de um aparelho de teste de pressão. O sistema de arrefecimento é pressurizado com uma bomba manual. Através da observação do manômetro de pressão, é possível identificar um possível vazamento no sistema de arrefecimento, em caso de queda da pressão. Usando um adaptador universal ou específico do modelo, é possível adaptar a bomba rapidamente a quase todos os veículos de passageiros, veículos pesados e máquinas agrícolas e de construção.

 

Para vazamentos de difícil detecção, é possível abastecer o sistema de arrefecimento previamente com agente de contraste.

VÍDEO SOBRE O TEMA

Controle de estanqueidade do sistema de arrefecimento

Localização de um vazamento no sistema de arrefecimento, usando um conjunto de testes de pressão,

 

01:38 min

DANOS TÍPICOS: DICAS PRÁTICAS

As imagens ilustram danos típicos causados por diversos motivos.

RADIADOR DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO

Todos os erros resultam em uma redução na eficiência da potência do radiador. Em radiadores modernos, os reparos são muito raros. Por um lado, devido à dificuldade de soldar o alumínio e, por outro lado, devido ao risco de obstrução dos pequenos canais. Não pode ser usado produto de estanqueidade, pois ele pode originar obstruções e reduzir a potência do sistema.

TROCADOR DE CALOR DO COMPARTIMENTO INTERNO

Depósitos de calcário e o uso de produtos de estanqueidade podem originar obstruções no trocador de calor e no radiador. Eles podem ser parcialmente removidos através da lavagem com produtos de limpeza específicos. Nesse contexto, devem ser observadas as especificações do fabricante de veículos.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.