Codificação das lanternas traseiras no Golf 6

Aqui você encontra informações importantes e dicas úteis relacionadas com a temática da codificação das lanternas traseiras LED, usando como exemplo o Golf 6.

A iluminação externa oferece inúmeras possibilidades para personalizar o veículo. Especialmente a instalação posterior das lanternas traseiras LED está muito em voga. Contudo, nos veículos modernos não basta trocar simplesmente as lanternas. Na maioria dos casos, os cabos têm que ser adaptados e o módulo de comando da rede de bordo tem que ser devidamente codificado. Nessa página pode consultar no exemplo do Golf 6 como deve proceder nessas situações.

Aviso de segurança importante As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas nesse site somente devem ser usadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

 

Codificação da lanterna traseira LED do Golf 6: PRINCÍPIOS BÁSICOS

O número de diferentes tipos de automóveis aumenta de ano para ano. Devido ao sucesso dos "modelos de nichos", as categorias clássicas como, por exemplo, Van ou sedan estão sofrendo alterações. Com novos desenvolvimentos nos segmentos dos sistemas de assistência ao motorista, de comunicação e de segurança, são criadas características adicionais de distinção, a fim de satisfazer os pedidos dos clientes.

 

Modificações e Tuning da iluminação externa estão no top 10 dos pedidos dos clientes — especialmente desde a introdução da luz de circulação diurna. A conversão para faróis de xênon ou lanternas traseiras LED também tem registrado uma forte demanda.

 

No entanto, os desafios na montagem desses sistemas de iluminação aumentam com a crescente complexidade dos produtos.

 

O comando, regulagem e monitoramento das funções de luz são realizados, desde há alguns anos, por módulos de comando. Se forem instaladas outras lanternas ou faróis no veículo, isso tem que ser "comunicado" ao módulo de comando. Nessas circunstâncias entra em ação a chamada "codificação". Nesse caso são alterados parâmetros no respectivo módulo de comando, de modo a garantir o funcionamento perfeito das funções de luz.

 

Exemplo lanterna traseira LED HELLA Golf 6 LED

Por norma, além das lanternas traseiras HELLA também costumam ser necessários adaptadores de cabos, porque as lanternas LED têm conexões diferentes. Esses adaptadores de cabos são de muito fácil construção.

 

Para a adaptação completa são necessários os seguintes produtos:

  • HELLA, lanternas traseiras LED externas, n.º 2SD 010 408-071 esquerda / -081 direita
  • HELLA, lanternas traseiras LED internas, n.º 2SA 010 409-131 esquerda /ft2TZ 010 409-141 direita
  • Conector para a conexão nas lanternas LED VW, n.º 4x 7N0 972 703
  • Conector fêmea para a conexão no conjunto de cabos VW, n.º 4x 191 972 713
  • Contatos de crimpagem HELLA, n.º 8KW 863 931-003
  • Cabos individuais com contatos crimpados VW, n.º 6x 000 979 150 EA

FABRICO DOS CABOS ADAPTADORES: INSTRUÇÕES

Cortar os cabos no meio

Cortar os 6 cabos em metade, criando 12 cabos: uma extremidade com contato de crimpagem e outra extremidade sem contato. Em seguida, cortar os cabos até um tamanho de aprox. 10 cm.

Encaixar as extremidades dos cabos nos conectores

Encaixar audivelmente as extremidades dos cabos (munidas com os conectores planos) no conector (7N0 972 703) para as lanternas LED.

Descascar as extremidades dos cabos e crimpar os contatos

Descascar as outras extremidades dos cabos em cerca de 6 mm e crimpar os contatos 8KW 863 931-003. Para isso é necessário um alicate para contatos de crimpagem não isolados (HELLA, n.º 8PE 002 007-011).

 

Durante esse passo de trabalho se deve atentar que o conector LED (com o estribo de bloqueio vermelho) fique em cima e que os contatos de crimpagem estejam uniformemente alinhados uns com os outros. Assim, é evitada a torção dos cabos durante a posterior montagem dos conectores.

Encaixar as extremidades dos cabos no conector fêmea

Encaixar as extremidades dos cabos (munidas de conectores planos) audivelmente no conector fêmea (191 972 713). Atentar a ordem correta dos cabos! (Estribo de bloqueio vermelho do conector e números de câmaras 1,2,3 do conector fêmea, têm que ser visíveis de cima.

Repetir os passos de trabalho

Repetir esses passos de trabalho para os três outros adaptadores

MONTAGEM DAS LANTERNAS NO VEÍCULO: INSTRUÇÕES

Remover o revestimento lateral

Abrir a tampa do porta-malas. Remover o revestimento lateral do porta-malas, puxando-o para trás, de modo que seja fácil acessar o parafuso serrilhado.

Remover a lanterna

Destravar o conector de contato e remover da lanterna.

Desenroscar o parafuso serrilhado da lanterna

Remover a lanterna por trás, para fora da carroceria

Encaixar adaptador

Encaixar o adaptador na lanterna LED (lanterna externa). Em seguida, pressionar o estribo de bloqueio vermelho até ao batente, na direção da lanterna.

Inserir a lanterna LED

Inserir a lanterna LED na carroceria e fixar com a porca serrilhada.
Atenção! Atentar as guias na lanterna, durante a inserção da lanterna.

Conectar o conector fêmea com o conector

Conectar o conector fêmea do adaptador com o conector do chicote de cabos do veículo

Remover a tampa

Destravar a tampa do porta-malas e remover a tampa.

Desapertar os parafusos M8 da lanterna

Atenção! Desencaixar a tampa de plástico lateral, na lanterna, para baixo.

Inserir a lanterna LED interna

Inserir a lanterna LED interna na carroceria e fixar com parafusos M8. Voltar a encaixar a tampa de plástico na lanterna.

Conectar o adaptador

Conectar o adaptador com a lanterna e o chicote de cabos do veículo.

Montar as peças desmontadas

Voltar a montar todas as peças desmontadas na ordem inversa.

CODIFICAÇÃO: INSTRUÇÕES

Devido as diferentes características das lanternas com lâmpadas incandescentes e lanternas com LEDs, o módulo de comando (designado na VW por "Body Control Modul" (BCM)) tem que ser "codificado". Durante esse procedimento, os parâmetros no módulo de comando são modificados para permitir o funcionamento perfeito das lanternas traseiras. Se essa "codificação" não for realizada, serão exibidas mensagens de falha no display e as lanternas não funcionarão corretamente. (A luz de freio na tampa traseira pode brilhar com maior intensidade do que a luz de freio nas lanternas externas).

 

Atenção!
Uma conversão não é possível com todos os BCMs. Existem diferentes informações referentes ao Golf VI sobre a data de produção (veículo) a partir da qual é assegurado o funcionamento perfeito das funções de luz. Antes de converter um veículo para lanternas LED, é aconselhável consultar a versão do software do BCM (v. figura 9).

 

Regra geral existem dois BCMs diferentes: o antigo com versões de software 03XX. Com esse não é possível uma conversão correta do equipamento. Se, no entanto, um cliente quiser equipar seu veículo com lanternas LED, será necessário instalar um novo BCM. O BCM antigo não pode ser atualizado para a nova versão de software.

 

No BCM mais recente com as versões de software 05XX (0537, 0541) a conversão é, por norma, possível. Contudo, existem algumas particularidades nos veículos com essas versões de software e equipados de série com faróis de xênon: após a codificação das lanternas traseiras, a opção "Luz baixa permanente" (luz baixa é sempre ativada com a partida do motor) deixa de estar disponível. Se pretender que essa opção permaneça ativa, é necessário atualizar o BCM na versão mais recente (versão SW 0575 ou superior).

Após a verificação da versão do software é realizada a codificação. Para isso, é acessada a "Codificação longa" através dos pontos de menu "Elétrica central — Codificação". Para as lanternas traseiras LED é somente alterado o Byte 18. O BCM predefine as possíveis alterações para esse Byte em um submenu (v. figura 10).

 

Nesse caso, o Bit tem que ser alterado para "04". No final da codificação não serão exibidos mais nenhuns erros.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.