VOLUME DE ENCHIMENTO DO SISTEMA DE AR-CONDICIONADO: VOLUMES DE ENCHIMENTO DE AGENTE DE REFRIGERAÇÃO E DE ÓLEO

Aqui, você poderá encontrar informações úteis e dicas valiosas sobre volumes de enchimento de agente de refrigeração e de óleo para sistemas de ar-condicionado em veículos.

O agente de refrigeração e o óleo de compressor são duas substâncias essenciais para qualquer sistema de ar-condicionado. Os volumes de enchimento corretos também são decisivos. Role pela página e descubra as diferentes variantes de agentes de refrigeração e óleos de compressor. Aqui, podem ser também encontrados avisos importantes sobre o enchimento do sistema de ar-condicionado com agente de refrigeração e uma tabela de volumes de enchimento de agente de refrigeração e de óleo.

Aviso de segurança importante As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas nesse site somente devem ser usadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

 

AGENTE DE REFRIGERAÇÃO R134A, R1234YF, R12: INFORMAÇÕES ÚTEIS

No mercado, ainda existem inúmeros veículos com sistemas de ar-condicionado que foram originalmente concebidos para o agente de refrigeração R12. O ano de 2001 marcou o fim oficial e definitivo do R12 para sistemas de ar-condicionado de veículos. A partir dessa data, os sistemas R12 tiveram que ser adaptados em trabalhos de manutenção ou de reparo. Como agente de refrigeração de reposição, foi e é usado o R134a, juntamente com alguns agentes de refrigeração "drop-in" (mistura de agentes de refrigeração).

 

Atualmente, o tema da conversão do R12 para o 134a ainda é muito debatido no setor dos Oldtimers e Youngtimers, assim como em alguns países não pertencentes à UE.

 

Na sequência da conversão, a estanqueidade do sistema tem que ser controlada. Os vazamentos devem ser eliminados previamente. Todos os componentes têm que ser controlados em termos de funcionamento e danos. O filtro secador deve ser substituído. Os anéis de vedação devem ser substituídos. Além disso, é necessário substituir o óleo mineral do sistema R12 por óleo PAG ou PAO. Na sequência disso, é recomendada também a lavagem do sistema de ar-condicionado.

 

Com um GWP (Global Warming Potential) de 1.430, o R134a apresenta um elevado potencial de aquecimento global. Através da Diretriz CE 2006/40/CE, foi decidido que, futuramente, apenas podem ser usados agentes de refrigeração com um GWP inferior a 150.

 

Assim, os sistemas de ar-condicionado de veículos da classe M1 (veículos de passageiros, veículos para transporte de passageiros até 8 lugares sentados) e da classe N1 (veículos utilitários com um peso total permitido de até 3,5 t), para os quais foi emitida uma homologação do tipo a partir de 01.01.2011, não podem mais ser abastecidos com R134a. Desde 01.01.2017, os veículos abastecidos com R134a não podem mais ser homologados. No entanto, o uso de R134a continua sendo permitido para trabalhos de manutenção e serviço em sistemas com R134a já existentes. O novo agente de refrigeração usado, com um GWP de 4, é R1234yf. Contudo, também é possível usar outros agentes de refrigeração, desde que o seu valor GWP seja inferior a 150. No futuro, será revelado em que medida todos os fabricantes de veículos mudarão para agentes de refrigeração iguais ou diferentes.

 

Naturalmente, esse aspecto tem influência sobre as oficinas e o seu pessoal de serviço. Parece inevitável a aquisição de novos aparelhos de serviço. Certamente, também será necessário prestar atenção a novas medidas relativas ao armazenamento e manejo dos novos agentes de refrigeração.

ENCHER O SISTEMA DE AR-CONDICIONADO — AVISOS DE SEGURANÇA E MANEJO DO AGENTE DE REFRIGERAÇÃO: DICAS PARA A OFICINA

Ao encher o sistema de ar-condicionado com agente de refrigeração e durante todos os trabalhos no circuito do agente de refrigeração, os seguintes avisos devem ser observados:

 

  • Usar sempre óculos de proteção e luvas de proteção! A uma pressão atmosférica e temperaturas ambiente normais, o agente de refrigeração evapora tão repentinamente que pode causar o congelamento dos tecidos, em caso de contato direto com os olhos ou pele (perigo de cegueira).
  • Em caso de contato, deve-se lavar a área afetada com água fria abundante. Não esfregar. Consultar imediatamente um médico!
  • O local de trabalho tem que estar bem ventilado durante a realização de trabalhos no circuito do agente de refrigeração. A inalação de elevadas concentrações de agente de refrigeração gasoso pode provocar náuseas e sufocamento. Os trabalhos no circuito do agente de refrigeração não podem ser realizados a partir de valetas de trabalho. Visto que o agente de refrigeração é mais pesado do que o ar, ele pode se acumular em elevadas concentrações.
  • Não fumar! O agente de refrigeração pode sofrer uma decomposição em substâncias tóxicas provocada pelo cigarro aceso.
  • O agente de refrigeração não pode entrar em contato com uma chama aberta ou com metal quente. Podem se formar gases perigosos.
  • Nunca deixar evacuar o agente de refrigeração para a atmosfera. Se o reservatório do agente de refrigeração ou o sistema de ar-condicionado forem abertos, o seu conteúdo sai a alta pressão. O nível da pressão depende da temperatura. Quanto mais alta for a temperatura, mais alta será a pressão.
  • Evitar toda e qualquer incidência de calor sobre os componentes do sistema de ar-condicionado. Os veículos não podem ser aquecidos a temperaturas superiores a 75 °C, após trabalhos de pintura (estufa de secagem). Caso contrário, deve-se esvaziar previamente o sistema de ar-condicionado.
  • Durante a desmontagem das mangueiras de serviço do veículo, as conexões não podem ser seguradas na direção do corpo. Podem sair resíduos de agente de refrigeração.
  • Durante a limpeza do veículo, o jato de vapor não pode ser direcionado diretamente para os componentes do sistema de ar-condicionado.
  • Nunca alterar o ajuste de fábrica do parafuso de regulagem na válvula de expansão.

VOLUME DE ENCHIMENTO DO AGENTE DE REFRIGERAÇÃO: TABELA

Quais são os volumes de enchimento corretos de acordo com os veículos? Em nosso atual manual sobre volumes de enchimento de agente de refrigeração e de óleo, você encontra a resposta precisa para a grande maioria dos veículos mais comuns.

  • Quantidades de enchimento
  • Favorites
Marca
Modelo
Ano de Fabricação

Marca

Ano de Fabricação

Tipo de Fluído Refrigerante

Quantidade de enchimento de Fluído Refrigerante

Tipo de Óleo Compressor OE

Tipo de óleo de compressor alternativo

Quantidades de enchimento

Não existem resultados para esta pesquisa

  • «
  • »

Marca

Ano de Fabricação

Tipo de Fluído Refrigerante

Quantidade de enchimento de Fluído Refrigerante

Tipo de Óleo Compressor OE

Tipo de óleo de compressor alternativo

Quantidades de enchimento

There are no favorites

Notas Carros de Passageiros (*)
1 Condensador com tubagens circulares
2 Condensador com tubagens achatadas
3 Condensador 16 mm
4 Condensador 23 mm
5 Motor traseiro
6 Motor dianteiro
7 Válvula de expansão, tipo antigo
8 Válvula de expansão, tipo antigo
9 Ver autocolante no compartimento do motor
n.a. Quantidade total para o sistema desconhecida ou não especificada pelo fabricante — event. ver autocolante no compartimento do motor ou no compressor
q A quantidade varia do equipamento — ver autocolante no compartimento do motor ou no compressor
w Condensador 18 mm
e Condensador 18 mm
f Espessura da tubagem achatada do condensador
g Sem radiador do óleo
h Módulo condensador, desumidificador integrado no condensador
i N.º Orga/de fabrico /ver informação na zona do pilar A/B
VIN = Número de identificação de veículo

Notas Veículos Comerciais

(1) OE
Compressor Unicla: Óleo PAG UNIDAP
Compressor Zexel: Óleo PAG ZEXEL ZXL 100PG
Compressor Sanden: Óleo PAG SANDEN SP 20
Compressor Nippondenso: Óleo PAG ND 8
Compressor Kiki: FOX RENISO PAG 46"
Quantidade de enchimento de óleo "n.a." = quantidade desconhecida ou não especificada pelo fabricante
VÍDEO SOBRE O TEMA

Análise do agente de refrigeração usando o "Inspektor"

Controle do sistema de ar-condicionado relativamente a impurezas, usando o "Inspektor".

 

60:40 min

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.