SISTEMA DE AR-CONDICIONADO AUTOMÓVEL — FUNCIONAMENTO, CONTROLE, REPARO

Aqui, você poderá encontrar informações básicas úteis e dicas valiosas sobre sistemas de ar-condicionado em veículos.

Outrora, o sistema de ar-condicionado estava reservado para os veículos da gama de luxo. Atualmente, ele é um equipamento de série em todas as classes de veículos. Mas como ele produz frio e em que componentes ele realmente consiste? Aqui, você poderá encontrar não só respostas a essas perguntas, como também dicas para a manutenção, detecção de erros e reparo de sistemas de ar-condicionado.

Aviso de segurança importante As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas nesse site somente devem ser usadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

 

CIRCUITO DO AR-CONDICIONADO: FUNCIONAMENTO

Para o comando do ar-condicionado no compartimento interno do veículo, são necessários o circuito de arrefecimento e também o circuito do agente de refrigeração. Uma mistura de ar frio e quente permite a criação das condições climáticas desejadas — de forma completamente independente das condições exteriores. Desse modo, o sistema de ar-condicionado se transforma em um fator fundamental para a segurança e conforto de condução.

 

Os vários componentes do circuito do agente de refrigeração estão conectados por tubulações flexíveis e/ou tubulações em alumínio, formando um sistema fechado. No sistema, circulam o agente de refrigeração e o óleo do agente de refrigeração, acionados pelo compressor.

Modo de funcionamento do sistema de ar-condicionado com válvula de expansão

O circuito é dividido em duas partes:

  • A parte entre o compressor e a válvula de expansão é designada por lado de alta pressão (amarelo/vermelho).
  • Entre a válvula de expansão e o compressor, referimo-nos ao lado de baixa pressão (azul).

 

O compressor comprime o agente de refrigeração gasoso (esse aquece fortemente através desse processo) e o injeta sob alta pressão pelo condensador. Aqui, o agente de refrigeração é arrefecido — condensa e altera seu estado de gasoso para líquido.

 

O filtro secador, que é a estação seguinte, separa as impurezas e bolhas de ar do agente de refrigeração líquido, retirando a umidade. Desse modo, é assegurada a eficiência do sistema e os componentes são protegidos contra danos e impurezas.

SERVIÇO DE AR-CONDICIONADO E CONTROLE DO AR-CONDICIONADO: INFORMAÇÕES ÚTEIS

Controle e serviço alternadamente

O sistema de ar-condicionado é um sistema que requer manutenção. Ele deve, por conseguinte, ser inspecionado regularmente para evitar danos. O controle e o serviço de ar-condicionado têm um comportamento semelhante em inspeções de pequena e grande dimensão:

CAIXA DE INFORMAÇÃO

O Behr Hella Service recomenda: uma inspeção periódica do ar-condicionado a cada 12 meses e um controle do ar-condicionado a cada 2 anos.

O que fazer e quando?
O quê? Controle do ar-condicionado
Quando? A cada 12 meses
Por quê? O filtro do compartimento interno filtra poeira, pólen e partículas de sujeira do ar, antes de ele poder fluir de forma limpa e refrigerada para o interior do compartimento interno. Como em qualquer outro filtro, sua capacidade de absorção é limitada. Em todos os sistemas de ar-condicionado, pode ser encontrado um evaporador. Em suas lamelas, forma-se água condensada. Com o passar do tempo, as bactérias, os fungos e os micro-organismos nidificam esse local. Por essa razão, o evaporador tem que ser desinfetado regularmente.
O que fazer? ➔ Controle visual de todos os componentes
➔ Controle do funcionamento e do desempenho
➔ Substituição do filtro do compartimento interno
➔ Se necessário, desinfecção do evaporador

 

O que fazer e quando?
O quê? Serviço de ar-condicionado
Quando? A cada 2 anos
Por quê? Mesmo em um sistema de ar-condicionado novo, ocorre anualmente uma evacuação máxima de 10% do agente de refrigeração. Trata-se de um processo normal, que, no entanto, diminui a capacidade de arrefecimento e que aumenta o risco de ocorrência de danos no compressor. O filtro secador é responsável por extrair a umidade e as impurezas do agente de refrigeração.
O que fazer? ➔ Controle visual de todos os componentes
➔ Controle do funcionamento e do desempenho
➔ Substituição do filtro secador
➔ Se necessário, desinfecção do evaporador
➔ Substituição do agente de refrigeração
➔ Controle de estanqueidade
➔ Substituição do filtro do compartimento interno

CONTROLAR O SISTEMA DE AR-CONDICIONADO: DETECÇÃO DE ERROS

Controle da capacidade de refrigeração

Além de ferramentas de controle e especiais, todas as oficinas também necessitam do conhecimento técnico adequado, que pode ser adquirido, por exemplo, através de treinamentos. Ou seja, aplica-se em particular aos sistemas de ar-condicionado. Devido à existência de vários sistemas, essas instruções servem somente como princípio orientador.

Particularmente importante é avaliar bem a indicação do manômetro de pressão

Sistemas de ar-condicionado com válvula de expansão
Baixa pressão Alta pressão Temperatura de saída de ar no difusor central Possíveis causas
Alta Alta Mais alta, até à temperatura ambiente Motor superaquecido, condensador sujo, ventilador do condensador com defeito — sentido de rotação incorreto, sistema demasiado cheio
Normal a baixa, temporariamente Alta, temporariamente Mais alta, eventualmente, oscilante Válvula de expansão emperrada, temporariamente fechada
Normal Alta Ligeiramente mais alta Filtro secador envelhecido, condensador sujo
Alta Normal a alta Mais alta, dependendo do congestionamento Tubulação do compressor para a válvula de expansão congestionada
Normal Normal Mais alta Demasiado óleo de agente de refrigeração no sistema
Normal, mas irregular Normal, mas irregular Mais alta Umidade no sistema, válvula de expansão com defeito
Oscilante Oscilante Oscilante Válvula de expansão ou compressor com defeito
Normal a baixa Normal a baixa Mais alta Evaporador sujo, falta de agente de refrigeração
Alta Baixa Mais alta, quase à temperatura ambiente Válvula de expansão emperra aberta, compressor com defeito/td>
Baixa Baixa Mais alta, até à temperatura ambiente Falta de agente de refrigeração
Baixa pressão e alta pressão iguais Baixa pressão e alta pressão iguais Temperatura ambiente Falta de agente de refrigeração, compressor com defeito, erro na instalação elétrica

 

Sistema de ar-condicionado com estrangulador fixo/Orifice Tube
Baixa pressão Alta pressão Temperatura de saída de ar no difusor central Possíveis causas
Alta Alta Mais alta, até à temperatura ambiente Motor superaquecido, condensador sujo, ventilador do condensador com defeito — sentido de rotação incorreto, sistema demasiado cheio
Normal a baixa, temporariamente Alta Mais alta Sistema demasiado cheio, condensador sujo
Normal Normal a alta Oscilante Umidade no sistema, estrangulador fixo temporariamente obstruído
Alta Normal Mais alta Estrangulador fixo com defeito (corte seccional)
Normal Normal Mais alta Demasiado óleo de agente de refrigeração no sistema
Normal a baixa Normal a baixa Mais alta Falta de agente de refrigeração
Baixa pressão e alta pressão iguais Baixa pressão e alta pressão iguais Temperatura ambiente Falta de agente de refrigeração, compressor com defeito, erro no sistema elétrico

 

REPARAR O SISTEMA DE AR-CONDICIONADO — AVISOS DE MONTAGEM E DESMONTAGEM: DICAS PARA A OFICINA

Controlar peça de reposição

Antes da desmontagem ou montagem de uma peça de reposição, deve ser controlado se as conexões, fixações e outras características relevantes de montagem são idênticas.

Usar novos O-Rings

Na substituição de componentes, devem ser sempre usados O-Rings novos e adequados ao agente de refrigeração.

Manter o sistema fechado

O óleo de compressor tem um forte efeito higroscópico, pelo que o sistema deve ser mantido fechado, ou seja, o óleo somente deve ser inserido momentos antes de fechar o circuito do agente de refrigeração.

Aplicar óleo nos O-Rings e vedantes

Antes da montagem, deve-se aplicar óleo de agente de refrigeração ou lubrificantes especiais nos O-Rings e vedantes, de modo a facilitar a montagem. Aqui, não podem ser usadas outras graxas ou spray de silicone, de modo a evitar que o novo agente de refrigeração seja contaminado.

Substituir o filtro secador

Sempre que o circuito do agente de refrigeração for aberto, é necessário substituir o secador, devido ao seu elevado efeito higroscópico. Se o secador ou acumulador não forem substituídos regularmente, pode acontecer que a almofada filtrante sofra uma decomposição, distribuindo as partículas de silicato por todo o sistema e causando danos significativos.

Fechar conexões

As conexões do sistema nunca devem estar abertas por um período prolongado. Em vez disso, devem ser imediatamente fechadas com tampas ou bujões. Caso contrário, o sistema é contaminado com umidade.

Trabalhar com duas chaves

De modo a evitar danos nas tubulações de conexão ou nos componentes, durante o desaperto e aperto das conexões, deve-se trabalhar sempre com duas chaves.

Atenção a danos devido a cantos do veículo

Durante a instalação de mangueiras e de cabos, é necessário prestar atenção para que sejam evitados possíveis danos causados por cantos ou outros componentes móveis do veículo.

Ter em atenção o volume de óleo correto

Durante a substituição de um componente do sistema de ar-condicionado, é necessário ter em atenção o volume de óleo correto no sistema. Eventualmente, pode ser necessário retirar ou adicionar óleo.

Antes do enchimento, controlar quanto à estanqueidade e evacuar

Antes do reabastecimento do sistema, deve-se controlar primeiramente a estanqueidade do sistema. Em seguida, deve-se evacuar adequadamente o sistema (aprox. 30 minutos), de modo a assegurar que toda a umidade foi eliminada do sistema.

Após o enchimento, controlar quanto à estanqueidade e observar os valores de pressão.

Após o enchimento, com o volume de agente de refrigeração prescrito pelo fabricante, deve-se controlar a estanqueidade e o funcionamento perfeito (detector de vazamentos eletrônico) do sistema. Simultaneamente, deve-se controlar, com um manômetro, os valores de alta e de baixa pressão e compará-los com os valores especificados. Compare a temperatura de saída, no difusor central, com os valores prescritos pelo fabricante.

Aplicação de uma etiqueta de serviço

Assim que tiverem sido instaladas tampas de proteção nas conexões de serviço, deve-se assinalar a data da manutenção através da aplicação de uma etiqueta de serviço na travessa dianteira.

VÍDEO SOBRE O TEMA

Substituição do filtro do AC

Substituição do filtro secador, incl. desmontagem e montagem.

 

01:55 min

Avisos sobre a montagem de compressores de ar-condicionado

Assegurar que todas as impurezas e componentes estranhos tenham sido removidos do circuito do agente de refrigeração. Para esse efeito, deve-se lavar o sistema, antes de montar o novo compressor. Para a lavagem, pode ser usado, consoante o grau de sujeira, agente de refrigeração R134a ou uma solução de lavagem especial. Os compressores, secadores (acumuladores) e as válvulas de expansão e de estrangulamento não podem ser lavados. Pelo fato de ser sempre necessário considerar a existência de sujeira no sistema (abrasão, cavacos) no caso de defeito do compressor, é absolutamente essencial a lavagem do sistema no momento da substituição desses componentes. Assegure que todos os resíduos da solução de lavagem sejam eliminados do sistema. Seque, eventualmente, o circuito do agente de refrigeração com nitrogênio.

 

Substitua o filtro secador ou acumulador e a válvula de expansão ou a válvula de estrangulamento (Orifice Tube).

 

Visto que o mesmo compressor pode ser eventualmente usado para diferentes veículos ou sistemas, é fundamental que o volume de enchimento do óleo e a viscosidade sejam controlados e corrigidos, consoante as especificações do fabricante, antes da montagem do compressor. Para isso, é necessário escoar e coletar todo o óleo. No final, o compressor deve ser reabastecido com o volume de óleo predefinido pelo fabricante de veículos (quantidade do óleo de sistema).

 

Para permitir a distribuição uniforme do óleo, é necessário girar o compressor manualmente 10 vezes, antes da respectiva montagem. Durante a montagem da correia de transmissão, deve ser tido em atenção que ela esteja corretamente "alinhada". Alguns compressores foram concebidos para as chamadas "aplicações múltiplas". Isso significa que eles podem ser montados em diversos veículos. Com exceção das ranhuras no acoplamento magnético, eles coincidem em 100% com a "peça antiga".

 

Após a montagem do compressor e reabastecimento do circuito do agente de refrigeração, deve-se ligar primeiramente o motor e deixá-lo trabalhar durante alguns minutos em marcha lenta.

 

Além disso, deve-se prestar especial atenção às restantes especificações (instruções de uso, especificações do fabricante, prescrições de ativação).

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.