Sistema de escape: estrutura e componentes

Aqui fornecemos avisos importantes e úteis para as oficinas, relativos à estrutura e funcionamento de um sistema de escape automotivo.

O sistema de escapamento tem a função de conduzir os gases de combustão do motor para o exterior. Os ruídos produzidos pelo processo de combustão são reduzidos para valores permitidos, através da integração de silenciosos. Para a depuração dos gases de escape, os veículos modernos com motor de combustão são adicionalmente equipados com catalisadores e filtros de partículas.

Aviso de segurança importante
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas nesse site somente devem ser usadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

 

Estrutura de um sistema de escape: Princípios básicos

Na sua essência, um sistema de escape é composto pelos seguintes componentes: coletor de escape, tubo de escape, catalisador, filtro de partículas, pré-silencioso, silencioso intermediário, silencioso posterior e os respectivos tubos de ligação. Dependendo do tipo de veículo e do conceito do motor, os componentes individuais podem ser combinados de forma diferente. A estrutura do sistema de exaustão veicular, o posicionamento e o dimensionamento dos componentes são adaptados ao respectivo veículo pelo fabricante do veículo. Assim, a resistência do fluxo e o nível de ruído são adaptados de forma ideal ao veículo. Graças às propriedades de absorção sonora do filtro de partículas, por vezes, em alguns motores a diesel não é necessária a instalação do pré-silencioso.

Aviso!

Todos os componentes do sistema de escape de um veículo motorizado são combinados na perfeição. A modificação ou instalação de peças de reposição não aprovadas, resulta na invalidação da homologação do veículo e consequente proibição de circulação na via pública.

Tarefa e função de um sistema de escape: Modo de funcionamento

Atenuação sonora

O ruído do gás de escape é gerado pelo fluxo pulsante de gases de escape dos vários cilindros. A energia sonora pode ser atenuada por reflexão e absorção no sistema de escape. Os silenciosos assumem esta tarefa e reduzem o ruído gerado pelo motor de combustão, ao mesmo tempo que regulam a contrapressão do gás de escape, a fim de otimizarem o desempenho do motor.

Reflexão

No silencioso são criados deliberadamente obstáculos no caminho do fluxo dos gases de escape, a fim de refletir as ondas sonoras e para impedir a propagação. Esses obstáculos podem ser realizados na forma de mudança da seção transversal do tubo, desvios do tubo ou criação de câmaras. Assim, as ondas sonoras são desviadas e são parcialmente extinguidas por sobreposição.

Absorção

No processo de absorção, o fluxo dos gases de escape é conduzido livremente por uma ou várias câmaras no silencioso. As câmaras estão equipadas com um tubo perfurado e material poroso, como lã de rocha ou fibra de vidro. As ondas sonoras passam através dos orifícios no material de enchimento que absorve as frequências mais altas.

 

Como ambos os tipos de atenuação sonora são adequados para diferentes frequências, eles também podem ser combinados em um silencioso.

 

Além do ruído de combustão, o sistema de escapamento também gera ruídos provocados por vibrações e frequências próprias que são transmitidas para a carroceria através dos elementos de fixação. Estes podem ser reduzidos pelo posicionamento específico ou estruturação dos componentes ou através do uso de fixações elásticas ou amortecedores adicionais de vibração.

Nível de ruído

De acordo com a regulamentação da UE, o limite atual do nível de ruído permitido para novos tipos de veículos, a partir de 01.07.2016, está fixado em 72 até 75 dB(A), consoante a classe do veículo.

 

A partir de 1.07.2024, este valor será reduzido para 68 até 72 dB(A), para os veículos motorizados.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.