Controlar a bomba de combustível de alta pressão

Aqui você encontra informações úteis e dicas valiosas relacionadas com a temática da bomba de combustível de alta pressão.

Aviso de segurança importante As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas nesse site somente devem ser usadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

 

Bomba de combustível de alta pressão: Informações úteis

Desde a introdução dos sistemas Common Rail nos motores diesel, as bombas de combustível de alta pressão são componentes indispensáveis do sistema de preparação e de tratamento do combustível. Com a introdução da injeção direta nos motores de gasolina, as bombas de alta pressão também são utilizadas nos motores Otto.

 

O sistema de combustível de um moderno motor de injeção direta de gasolina consiste em um circuito de baixa pressão e um sistema de alta pressão. No circuito de baixa pressão, o combustível é aspirado do reservatório por uma bomba de combustível elétrica e transferido para a bomba de alta pressão.

 

A pressão do sistema no circuito de baixa pressão é regulada pelo módulo de comando do motor e pode ser de até 6,0 bar, dependendo do sistema. No circuito de alta pressão, o combustível é transportado pela bomba de alta pressão e por tubulações de combustível de alta pressão para o distribuidor do combustível (Rail), sendo posteriormente encaminhado para os respectivos cilindros pelas válvulas de injeção de alta pressão elétricas conectadas. A pressão do combustível no circuito de alta pressão é monitorada pelo módulo de comando do motor e é regulada entre 50 e 350 bar, de acordo com a respectiva configuração do sistema.

Estrutura e funcionamento da bomba de combustível de alta pressão: Modo de funcionamento

Consoante o fabricante automotivo e o tipo de motor, podem estar instalados diferentes tipos e modelos de bombas de alta pressão. Neste caso, distingue-se entre bombas de êmbolos radiais, bombas de êmbolos axiais e bombas em linha, que podem ser equipadas com um ou vários elementos de bombagem. Devido aos diversos conceitos de acionamento, a bomba pode ser lubrificada pelo combustível ou pelo óleo do motor.

 

Independentemente do tipo ou modelo, a bomba do combustível de alta pressão tem a função de comprimir o combustível fornecido na pressão necessária para as válvulas de injeção e de o disponibilizar no distribuidor do combustível (Rail). Devido ao fato de a bomba de alta pressão ser acionada mecanicamente pela árvore de comando de válvulas, a capacidade de vazão da bomba é proporcional à rotação do motor.

 

A pressão do combustível é monitorada por um sensor de pressão do módulo de comando e é regulada por uma válvula de comando do débito que está instalada na bomba. Este regulador da pressão do combustível é diretamente montado na bomba de alta pressão. Ele mede a alimentação da bomba de alta pressão e regula, assim, seu desempenho.

 

Graças a este tipo de regulação, baseado na necessidade real, é garantida uma produção de alta pressão na bomba, exclusivamente conforme a necessidade.

Integração do sistema no veículo

O sistema de alta pressão da injeção direta de gasolina é essencialmente composto por:

  • Bomba de alta pressão
  • Unidade de regulação da pressão
  • Distribuidor (Rail)
  • Tubulação de combustível de alta pressão
  • Sensor da pressão do combustível
  • Válvulas de injeção de alta pressão

Consequências e causas de falhas nas bomba de combustível de alta pressão: Causas da falha

Elevados esforços mecânicos, elevadas pressões do combustível, falta de lubrificante e oscilações da temperatura favorecem o desgaste e podem dar origem a falhas na bomba de alta pressão.

As seguintes consequências podem ser indícios de uma bomba de alta pressão com defeito

  • Funcionamento irregular do motor
  • Sem potência nas rotações mais altas
  • Dificuldades na partida
  • Motor desliga — Ativação da luz de controle do motor
  • Diluição do óleo

Causas de falhas da bomba de alta pressão podem ser

  • Danos mecânicos externos
  • Danos mecânicos internos no acionamento, tucho roletado ou elemento de bombagem
  • Vazamentos — perda de combustível
  • Incumprimento dos intervalos de inspeção/manutenção
  • Lubrificação insuficiente — diluição do óleo ou má qualidade do óleo
  • Impurezas e sujeira no sistema de baixa pressão
AVISOS

Uma bomba de alta pressão com defeito tem que ser sempre substituída!

 

O fabricante não prevê o reparo do equipamento.

 

Antes de montar uma nova bomba, é necessário controlar o acionamento da bomba, o tucho roletado e a árvore de comando de válvulas relativamente a danos e ao funcionamento perfeito. Os componentes com defeito devem ser trocados.

Controle e diagnóstico de erros nas bombas de combustível de alta pressão: Instruções

O funcionamento da bomba de combustível de alta pressão é monitorado pelo respectivo módulo de comando do motor supraordenado. Eventuais falhas na pressão do sistema são identificadas pelos sensores de pressão e registradas na memória de falhas do módulo de comando. Utilizando um equipamento de diagnóstico adequado, é possível proceder à leitura dos códigos de falha e dos parâmetros do sistema e usar esses dados para uma detalhada detecção de erros. Uma falha relevante no sistema apenas é sinalizada ao motorista através da ativação da luz de controle do motor no painel de instrumentos.

 

Os seguintes avisos de diagnóstico são, por exemplo, exibidos em diferentes veículos.

Inspeção visual

Antes de iniciar o diagnóstico do módulo de comando, recomenda-se que, em uma primeira fase da detecção de erros, seja realizado um controle visual nos vários componentes do sistema. Assim, é possível detectar e eliminar prematuramente vazamentos nas tubulações de combustível ou defeitos em conexões por engate nos sensores.

Ler a memória de falhas

Nessa função é possível consultar e excluir os códigos de falhas registrados na memória de falhas. Além disso, é possível acessar as informações sobre o código de erro.

 

Neste exemplo prático foi desconectada a conexão por engate elétrica na válvula reguladora da pressão do combustível, causando o registro do código de falha P2294 na memória de falhas.

 

Código de falha P2294 — Regulador da pressão do combustível/ Válvula eletromagnética

  • Interrupção do circuito elétrico
  • Falta sinal / Sem comunicação
  • Falha permanente

Consultar os parâmetros

Para controlar e avaliar as pressões do sistema, deve-se consultar primeiro os parâmetros dos sensores de alta e baixa pressão no módulo de comando.

 

A fim de reduzir possíveis causas de falhas, os valores reais exibidos podem ser comparados com os valores nominais dos fabricantes automotivos.

 

O controle do circuito de alta pressão é sempre e apenas realizado após um controle do circuito de baixa pressão, sem detecção de possíveis falhas.

Controlar a baixa pressão do combustível

O sensor de baixa pressão do combustível está diretamente instalado na tubulação de alimentação da bomba de alta pressão e envia seu sinal para o módulo de comando do motor.

 

Com base nestas informações, o módulo de comando do motor pode calcular a baixa pressão necessária e encaminhar o sinal para o módulo de comando da bomba do combustível, para o comando da bomba com base na demanda.

 

  • Pressão de alimentação na operação normal, aprox. 4,0 bar
  • Pressão de alimentação durante a partida a frio ou a quente, aprox. 7,0 bar

 

Se o sensor estiver com defeito, a bomba do combustível é comandada com um valor predefinido pelo módulo de comando do motor e a pressão é aumentada em conformidade. A bomba do combustível não é comandada, se o módulo de comando da bomba do combustível estiver com defeito.

Controlar a alta pressão do combustível

O sensor de alta pressão do combustível está enroscado no distribuidor (Rail) e envia seu sinal para o módulo de comando do motor. No módulo de comando do motor são avaliados os dados e a alta pressão é ajustada em conformidade através da válvula de regulação de alta pressão. Se o sensor estiver com defeito, a válvula de regulação é comandada pelo módulo de comando com um valor substituto fixo.

AVISO

O diagnóstico do módulo de comando foi exemplificado, recorrendo a um equipamento de diagnóstico mega macs 77. A profundidade de verificação e a diversidade de funções podem variar consoante o fabricante do veículo e dependem da configuração do sistema do módulo de comando.

Outras possibilidades de controle da bomba de combustível de alta pressão: Instruções

Se, durante a leitura dos valores no módulo de comando forem detectados valores implausíveis, é possível realizar controles adicionais. Os controles seguintes foram efetuados exemplarmente em um Golf V 1,6 TSI.

Controlar a pressão do combustível, no sistema de baixa pressão, com um manômetro

Neste caso, o manômetro deve ser conectado na tubulação de alimentação do combustível da bomba de alta pressão. Para isso, deve-se soltar a conexão da mangueira no bocal de baixa pressão da bomba de alta pressão e montar o manômetro. Em seguida, ligar o motor e deixar a trabalhar em marcha lenta. Segundo as instruções do fabricante, a pressão do combustível deve situar-se entre os 4,0 e 7,0 bar. A pressão pode variar consoante o estado de funcionamento e a rotação do motor. Contudo, a pressão não deve descer abaixo dos 4,0 bar na marcha lenta.

Controlar a manutenção da pressão do combustível

Conectar o manômetro, conforme descrito no controle de baixa pressão e ligar o motor até a pressão de operação ser atingida. Desligar o motor. Fechar as tubulações flexíveis da bomba de alta pressão. Isso pode ser feito com um alicate de pressão ou um válvula de fechamento no manômetro. Após cerca de 10 minutos, a pressão deve ser de aprox 3,0 bar.

Controlar a quantidade de combustível da bomba do combustível

Desconectar a tubulação de alimentação do combustível na bomba de alta pressão, fechar e posicionar um copo de medição adequado. Desconectar a conexão elétrica na bomba do combustível. Criar uma alimentação elétrica separada à bateria do veículo, usando um cabo, um interruptor e um fusível. Ligar a bomba até ser estabelecida a pressão. Abrir o alicate ou a válvula de fechamento e iniciar a medição. Após 30 segundos devem ser atingidos cerca de 600 ml. Durante o controle, a tensão da bateria não deve ser inferior a 10,0 Volts.

 

Se o valor nominal não for alcançado

  • Controlar as tubulações de combustível relativamente a dobras ou obstruções
  • Controlar o filtro do combustível e, se necessário, trocar
  • Controlar a purga do ar do reservatório
  • Controlar a unidade de alimentação do combustível e, se necessário, trocar

Controlar o sistema de alta pressão

Consoante o estado de operação, o valor nominal da alta pressão do sistema do combustível se situa entre 40–120 bar. Um controle manual com um manômetro não está previsto.

Avisos de reparo e de montagem nas bombas de combustível de alta pressão: Avisos

Aviso de segurança!

O sistema de combustível está sob pressão ou alta pressão. 

  • Existe perigo de ferimentos devido à saída de combustível sob pressão.
  • Despressurizar a pressão do combustível antes de iniciar os trabalhos de reparo no sistema de combustível! 
  • Usar óculos de proteção e equipamento de proteção!

Se, no âmbito dos trabalhos de reparo, for necessário trocar a bomba de combustível de alta pressão, é essencial prestar atenção aos avisos de segurança e de reparo do fabricante do produto e do veículo!

 

  • Os trabalhos de reparo no sistema de alta pressão do combustível somente podem ser realizados por técnicos qualificados.
  • Se necessário, deve-se usar as ferramentas de montagem ou de desmontagem prescritas pelo fabricante do veículo.
  • Antes do início dos trabalhos é necessário desconectar a conexão elétrica da bomba do combustível da rede de bordo ou desconectar a bateria!
  • Antes de instalar uma nova bomba de alta ou de baixa pressão, o sistema de combustível tem que ser verificado quanto a sujeira ou impurezas e, se necessário, deve ser limpo! Os filtros do combustível usados devem ser substituídos!
  • Os componentes mecânicos como, por exemplo, o acionamento da bomba e a árvore de comando de válvulas devem ser controlados quanto a danos e ao funcionamento perfeito, antes da montagem. Os componentes com defeito devem ser trocados.
  • Após a instalação da bomba de alta pressão, o sistema de combustível tem que ser purgado e a estanqueidade do sistema tem que ser verificada! 
Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.