BACK

OLED, animações de luz e luz alta LED Matrix — O conceito de iluminação inteligente no novo Audi A8 em resumo

17-04-2018

As exigências com relação aos carros mudaram. Especialmente na classe de luxo, os compradores de carros esperam conceitos de iluminação novos e inovadores e um design de iluminação único. E se tudo puder ser individualizado também, perfeito!

Em cooperação com a Audi, a HELLA desenvolveu um pacote de iluminação abrangente, o qual cumpre inteiramente essas exigências: o conceito de iluminação do novo Audi A8 traz tudo aquilo que é atualmente possível para a estrada.


Ofuscamento zero: a luz no novo Audi A8

Vamos dar uma olhada mais de perto no marcante design do novo Audi A8. Os faróis bem definidos chamam imediatamente à atenção. Seu destaque especial está na luz alta LED Matrix, a qual permite uma visibilidade ótima. Ela integra 32 pequenos díodos emissores de luz por unidade, reguláveis individualmente, que emitem luz em duas faixas. Como resultado, e graças à luz baixa na área inferior do farol, que também pode ser comandada de forma variável, o A8 ilumina a estrada de forma dinâmica e muito precisa. Os outros usuários da estrada não são afetados nem ofuscados pelo feixe de luz.

O novo Audi A8 dispõe, opcionalmente, de uma luz alta de laser particularmente potente, a qual é ligada de forma automática a partir de uma velocidade de 70 km/h. Em cada farol, está integrado um pequeno módulo laser, o qual projeta um feixe de luz que brilha como um ponto a várias centenas de metros de distância. Pela primeira vez, a luz alta de laser se adapta de forma dinâmica ao curso da estrada. Isso proporciona uma iluminação ainda melhor nas curvas.


Comunicação com o motorista

Um outro destaque é revelado quando o novo Audi A8 é aberto, uma vez que o carro comunica realmente com o motorista. Uma animação de luz dinâmica na luz de circulação diurna cumprimenta o motorista. Ao sair e ao trancar o veículo, as lanternas traseiras OLED (OLED: organic light emitting diode — díodo emissor de luz orgânica) se despedem do motorista com uma animação marcante.

E a linguagem individual da iluminação se estende também ao interior. Faixas de luz laterais entre as alças de apoio no revestimento do teto dão as boas-vindas ao motorista e se despedem dele com efeitos de luz contínua. Durante a condução, elas criam uma atmosfera agradável.

Também são tidos em consideração os passageiros. Uma luz de leitura LED Matrix disponível opcionalmente no revestimento do teto traseiro fornece uma iluminação direcionada.