Pós-tratamento dos gases de escape: Estrutura, funcionamento e diagnóstico

Aqui fornecemos avisos importantes e úteis para as oficinas, relativos à estrutura, funcionamento e diagnósticos do pós-tratamento dos gases de escape.

Aviso de segurança importante
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas nesse site somente devem ser usadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

 

Estrutura e funcionamento do pós-tratamento dos gases de escape: Princípios básicos

O pós-tratamento dos gases de escape é um processo no qual os gases de escape são limpos de forma mecânica, catalítica ou química, após saírem da câmara de combustão.

 

O pós-tratamento é realizado para converter os poluentes produzidos durante a combustão em gases de escape inofensivos. Os componentes do pós-tratamento dos gases de escape incluem, entre outros, catalisadores e filtros de partículas. Ambos os componentes podem ser instalados, atualmente, em um motor Otto (gasolina) de injeção direta, bem como em um motor diesel.

 

Os seguintes sistemas podem estar instalados no sistema de escape para reduzir os poluentes:

 

 

Motor Otto

  • Catalisador de três vias
  • Catalisador acumulador de NOx (motores de mistura pobre)
  • Filtro de partículas Otto (motores com injeção direta)

 

Motor diesel

  • Catalisador de oxidação
  • Filtro de partículas
  • Catalisador acumulador de NOx
  • Catalisador SCR

Catalisador

O catalisador mais comumente instalado atualmente, no atual motor a gasolina convencional, é o catalisador de três vias. O catalisador tem a função de converter, através de uma reação química, os poluentes resultantes do processo de combustão do combustível, em gases de escape não tóxicos. Em combinação com o módulo de comando do motor e a sonda lambda, a mistura do ar-combustível é regulada com precisão, permitindo que o catalisador reduza os poluentes. A faixa de temperatura de trabalho ideal dos catalisadores é de 400–800 °C.

Estrutura

O catalisador é composto por um corpo cerâmico ou metálico em forma de favo de mel, com vários milhares de canais. Os canais estão revestidos com uma camada intermediária (Wash-Coat) de óxido de alumínio, que aumenta a área de superfície cerca de 7000 vezes. Além disso, a camada intermediária está munida de um revestimento com os seguintes metais preciosos: ródio, paládio e platina. O catalisador é fixado na carcaça em aço inoxidável por uma manta de isolamento, que também compensa a expansão térmica.

Modo de funcionamento

Os gases de escape nocivos, provenientes do motor, são encaminhados para o catalisador através do coletor de escape e fluem através dos canais da cerâmica/metal tipo favo de mel. O contato do gás de escape com a camada catalítica, desencadeia uma reação química.

 

Nos metais preciosos platina e paládio, o monóxido de carbono e os hidrocarbonetos são oxidados em dióxido de carbono, e os óxidos de nitrogênio são reduzidos a nitrogênio (N2) no ródio. O termo catalisador de três vias se deve ao fato de ocorrerem três conversões químicas em simultâneo, assim que a temperatura de serviço é atingida. Assim, o monóxido de carbono (CO), os hidrocarbonetos (HC) e os óxidos de nitrogênio (NOx) são convertidos em nitrogênio (N2), dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).

 

O monitoramento do funcionamento correto de todo o processo no catalisador é realizado por uma segunda sonda lambda, também chamada de sonda de monitoramento que está instalada a jusante do catalisador. Esta sonda de monitoramento mede o teor de oxigênio no fluxo dos gases de escape e transmite o valor medido para o módulo de comando. O módulo de comando compara os valores da sonda a montante e a jusante do catalisador e pode, assim, avaliar o funcionamento do catalisador. Se ambos os valores forem idênticos, pode-se concluir que a capacidade de armazenamento de oxigênio do catalisador é baixa e que o catalisador está com defeito.

Vídeos sobre o tema

Conversor catalítico

No nosso curso de vídeo crash, damos-lhe um olhar completo sobre o tema dos conversores catalíticos

Filtro de partículas de diesel

Para a redução das emissões de fuligem em motores diesel, são instalados filtros de partículas no sistema de escape. O filtro de partículas de diesel (FPD) armazena as partículas sólidas que não são completamente queimadas no motor. Estas nanopartículas são muito nocivas para os humanos e a natureza. O interior do filtro de partículas de fuligem é composto por um filtro cerâmico com muitos canais pequenos. Estes canais, com paredes porosas, são alternadamente fechados e estão divididos em canais de entrada e de saída. Os gases de escape fluem através das paredes do filtro e as partículas de fuligem são depositadas nas paredes do filtro. As paredes porosas produzem um bom efeito de filtragem e um alto grau de separação. O número crescente de partículas de fuligem acumuladas aumenta a contrapressão no sistema de escape. O grau de carga, isto é, a resistência de fluxo do filtro de partículas é monitorada pelo módulo de comando do motor. Um sensor de pressão diferencial registra os dados a montante e a jusante do filtro de partículas e transmite essas informações para o módulo de comando do motor. Assim que a pressão diferencial exceder um determinado valor, o módulo de comando inicia a regeneração para queimar as partículas.

 

Para que as partículas de fuligem possam ser queimadas, a temperatura do gás de escape no filtro de partículas tem que situar-se entre os 600–650 °C. Para este fim, durante a regeneração, o módulo de comando do motor aumenta o volume de injeção de combustível, de modo a aumentar a temperatura do gás de escape.

 

Dependendo do veículo e do sistema, pode ser necessária uma regeneração a cada 400–700 km.

 

Para evitar faixas de temperatura acima dos 700 °C, a temperatura é monitorada por um sensor da temperatura do gás de escape, que está instalado a montante do filtro de partículas.

 

As cinzas produzidas durante a regeneração não são completamente evacuadas pelo fluxo dos gases de escape e se vão acumulando no filtro. Isto pode provocar o entupimento do filtro, obrigando à sua limpeza ou substituição. Os intervalos de substituição do filtro de partículas são de 120.000 km.

Aviso

Para calcular a carga de fuligem no filtro de partículas de fuligem, o módulo de comando do motor utiliza os sinais do sensor de pressão diferencial, dos sensores de temperatura a montante e a jusante do filtro de partículas e do medidor de massa de ar. Os sinais são, portanto, considerados uma unidade.

Vídeos sobre o tema

Filtro de partículas diesel

Um pequeno refresco de conhecimento é fornecido no vídeo: Será guiado através de factos sobre a estrutura e função, bem como sobre os procedimentos de teste apropriados. O nosso objectivo comum: reduzir as emissões!

Regeneração

Dependendo do fabricante automotivo e do sistema, podem ser realizados diferentes procedimentos de regeneração do filtro de partículas.

 

Regeneração passiva
A regeneração passiva entra em ação, assim que as temperaturas do gás de escape no filtro de partículas atingirem um valor entre 350–500 °C, durante viagens em rodovia e a velocidades mais elevadas.

 

Regeneração ativa
A regeneração ativa é realizada pela unidade de gerenciamento do motor. Assim que o limite de carga do filtro de partículas for atingido, o módulo de comando do motor aumenta a temperatura do gás de escape para 600–650 °C, a fim de queimar as partículas de fuligem.

 

Regeneração forçada
Este tipo de regeneração pode ser realizado por uma oficina, usando um equipamento de diagnóstico e seguindo instruções específicas.

Filtro de partículas combinado

O filtro de partículas de fuligem e o catalisador de oxidação podem ser instalados em uma carcaça, em forma de um filtro de partículas diesel com revestimento catalítico. Nesta combinação, o catalisador é instalado a montante do filtro de partículas de fuligem. Ele combina a função de catalisador de oxidação diesel e de filtro de partículas diesel em um componente. Assim, os hidrocarbonetos (HC) e o monóxido de carbono (CO) podem ser convertidos em água (H2O) e dióxido de carbono (CO2), e as partículas de fuligem podem ser filtradas do gás de exaustão. Outra tarefa do catalisador de oxidação consiste em mudar a relação de nitrogênio (NO) para dióxido de nitrogênio (NO2), a fim de permitir uma regeneração passiva do filtro FPD e para aumentar o desempenho do catalisador SCR. Na medida em que os gases de escape fluem através do catalisador, aumenta a temperatura devido aos processos químicos. Com o fluxo dos gases de escape, o calor é transferido para o filtro de partículas de fuligem. Isto significa que o catalisador apoia o aquecimento do filtro de partículas de fuligem.

Catalisador acumulador de NOx

O catalisador acumulador de NOx é utilizado em motores diesel e motores Otto de injeção direta. O catalisador possui uma camada catalítica composta por substâncias como óxido de potássio ou óxido de bário que ligam moléculas de óxido de nitrogênio. Assim que o catalisador acumulador atingir uma certa capacidade de absorção, o módulo de comando do motor aumenta a mistura de ar-combustível, elevando assim a temperatura do gás de escape. A nova composição do gás de escape induz a regeneração, reduzindo os óxidos de nitrogênio (NOx) a nitrogênio (N2) e água (H2O).

Catalisador SCR

A "Selective Catalytic Reduction (SCR)" é um dos mais recentes e mais avançados processos para a redução de gases de escape em veículos motorizados. Esta tecnologia está em uso desde 2014 e atende à norma de emissão EURO 6. Com a adição de agente de redução NOx (ARLA 32) ao fluxo dos gases de escape, os óxidos de nitrogênio (NOx) são convertidos através de uma reação catalítica seletiva em nitrogênio (N2), vapor de água (H2O) e uma pequena quantidade de CO2 no catalisador acumulador de NOx. A estrutura de um catalisador acumulador de Nox corresponde à de um catalisador de oxidação.

Sensores de pós-tratamento dos gases de escape

Os modernos sistemas de pós-tratamento dos gases de escape não são apenas compostos pelos componentes do sistema de escape, mas necessitam também de vários sensores para monitorar a composição dos gases de escape e transmitir as informações coletadas para o módulo de comando do motor.

Sonda lambda

A sonda lambda determina o teor de oxigênio residual nos gases de escape e envia para o módulo de comando do motor um sinal elétrico para regular a composição da mistura. De modo a garantir uma taxa de conversão ideal do catalisador, é necessária uma combustão igualmente otimizada. Nos motores a gasolina, essa combustão "otimizada" é atingida através de uma mistura de 14,7 kg de ar com 1 kg de combustível (mistura estequiométrica). Essa mistura otimizada é designada pela letra grega λ (lambda). Com a designação "lambda", é expressa a relação de ar entre o consumo de ar teórico e o volume de ar efetivamente admitido:

 

λ = volume de ar alimentado: volume de ar teórico = 14,7 kg : 14,7 kg = 1

Sensor da temperatura dos gases de escape

Nos modelos de veículos modernos, os sensores da temperatura dos gases de escape são instalados em vários pontos do sistema de escape, tanto em veículos diesel como a gasolina. O sensor da temperatura dos gases de escape detecta a temperatura, por exemplo, a montante do catalisador ou do filtro de partículas de diesel e transmite essa informação, em forma de um sinal de tensão, para o módulo de comando do motor. O módulo de comando do motor necessita dessa informação para controlar a mistura ou a regeneração do filtro de partículas e, assim, reduzir eficazmente as emissões. Além disso, os sensores de alta temperatura ajudam a proteger os componentes na área do fluxo dos gases de escape quentes contra um superaquecimento crítico.

Sensor de pressão diferencial

O sensor de pressão dos gases de escape, também chamado de sensor de pressão diferencial, é necessário em motores diesel para monitorar o sistema de filtro de partículas. Devido ao aumento dos depósitos de fuligem e cinzas, a pressão diferencial no filtro de partículas muda. O sensor de pressão diferencial mede a diferença de pressão entre os gases de escape no lado de entrada e de saída do filtro de partículas. Este valor de medição é necessário para o módulo de comando do motor eletrônico, para o cálculo da regeneração do filtro de partículas. Este sensor é, portanto, mais um elemento dos sistemas de controle de emissão de poluentes para motores diesel, baseado nas normas europeias de emissão.

Sensor de NOx

O sensor de NOx (sensor de óxido de nitrogênio) é composto por uma sonda e um módulo de comando que formam uma unidade e estão fixamente conectados por um chicote de cabos. Esta unidade de sensor é instalada no sistema de escape e é utilizada para detectar óxidos de nitrogênio no fluxo dos gases de escape. O sensor de NOx é um componente importante do sistema de pós-tratamento para a redução de NOx e é usado em veículos diesel com sistemas SCR (redução catalítica seletiva) à base de agente de redução de Nox, garantindo que os limites de emissões da norma Euro 5 sejam cumpridos. Assim, o sensor de NOx permite uma dosagem otimizada de ARLA 32 pelo sistema do motor e, portanto, uma redução efetiva dos óxidos de nitrogênio nocivos para o meio ambiente. Se o sistema SCR estiver equipado com um sensor de NOx a montante e a jusante, o sensor a jusante tem a tarefa de monitorar o funcionamento do catalisador SCR.

Diagnóstico no sistema de escape: Detecção de erros

Antes de iniciar um diagnóstico do módulo de comando no veículo, deve ser realizada uma inspeção visual de todo o sistema de escape. Eventuais danos externos, geralmente, são perceptíveis por ruídos anormais e podem ser causados por rachaduras ou enferrujamento em tubos, conexões ou no silencioso. Eventuais ruídos provenientes do interior dos componentes do sistema, podem ser localizados agitando ou batendo no respectivo componente. Naturalmente, neste contexto, também devem ser verificadas as conexões roscadas, chapas de isolamento e fixações de borracha. Igualmente importantes são os sensores de gás de escape que podem estar montados ao longo de todo o sistema de escape. As cablagens e conexões elétricas por engate podem ter sido danificadas por influências ambientais como, por exemplo, sujeira, água ou sal.

Diagnóstico dos módulos de comando

A verificação do funcionamento do sistema de injeção ou do sistema de pós-tratamento dos gases de escape só pode ser realizada com um equipamento de diagnóstico adequado.

 

O funcionamento dos vários componentes para o pós-tratamento dos gases de escape é monitorado por sensores e as respectivas informações são transmitidas ao módulo de comando supraordenado. Quaisquer erros que ocorram são registrados na memória de falhas do módulo de comando do motor e podem ser analisados com um equipamento de diagnóstico adequado. Dependendo do veículo e do sistema, podem ser selecionadas funções adicionais como, por exemplo, parâmetros ou testes dos atuadores e depois exibidos e executados no equipamento de diagnóstico. Os dados da comunicação dos módulos de comando são a informação base para a detecção de erros e para um reparo bem sucedido. Além disso, os valores dos gases de escape podem ser verificados e avaliados através de uma medição no tubo de escape.

 

As seguintes informações de diagnóstico são apresentadas, a título de exemplo, em um Mercedes-Benz E350 24V CDI (212) e um Volkswagen Golf 5 Plus.

Ler a memória de falhas do módulo de comando do motor

Nessa função é possível consultar e excluir os códigos de falhas registrados na memória de falhas. Além disso, é possível acessar as informações sobre o código de falha.

 

Neste exemplo prático foi detectado um sensor de Nox com defeito, causando o registro do código de falha P220317 na memória de falhas.

 

  • P220317 / Sensor de NOx 1 Banco 1
  • Curto-circuito ao positivo / Valor limite de tensão excedido

Consultar os parâmetros

Esta função permite selecionar e exibir valores de medição atuais como, por exemplo, a velocidade de rotação do motor, temperatura ou o estado dos vários componentes do sistema de gás de escape.

 

  • Catalisador SCR / Sensores de NOx
  • Teste de funcionamento — Catalisador / Sondas lambda — Comparação
  • Grau de saturação do filtro de partículas / sensor de pressão diferencial

Informações do sistema

A partir das informações do veículo, é possível consultar as informações específicas do sistema para proceder à detecção de erros. Neste caso pode, por exemplo, ser usada uma vista geral do sistema do pós-tratamento dos gases de escape para a detecção de erros avançada.

Medição no tubo de escape final

Através de uma medição no tubo de escape final, é possível analisar os gases de escape diretamente no sistema de escape. Eventuais defeitos no sistema de escape ou no pós-tratamento dos gases de escape são detectados e podem ser incluídos nos restantes procedimentos de detecção de erros.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.