BACK

Oficina dirigida por mulheres Wibbe:

17-04-2018

A oficina completa com coração
Se dependesse da vontade do seu pai e da sua instrutora profissional, Sandra Wibbe provavelmente nunca se teria tornado uma mecânica de automóveis. Mas ela sempre soube o que queria fazer — e já enquanto adolescente adorava parafusar automóveis. A consequência lógica foi ter realizado um treinamento correspondente como mecânica de automóveis! Em 2006, ela assumiu o comando do seu pai e, desde então que dirige a oficina com 2 mecânicos de automóveis empregados — e, claro, com sua mãe, que cuida do posto de gasolina e da estação de lavagem. Uma verdadeira empresa familiar!

"Uma oficina com coração"

A oficina de Wibbe, fundada em 1983, está localizada em Mantinghausen, no leste de Vestfália, entre Lippstadt e Paderborn.

"Saudações vestfalianas", é sempre a forma como Sandra Wibbe e sua mãe cumprimentam os clientes. "Nós dizemos que nossa empresa é uma oficina com coração, pois nossos clientes valorizam nossa sinceridade. Procuramos encontrar sempre uma solução para cada problema, de modo que nossos clientes queiram voltar de novo."

Claro, em sua carreira profissional, Sandra Wibbe teve que enfrentar os clichês habituais de vez em quando. Por exemplo, quando o cliente quer falar com "o chefe" e não com "a chefe". "Mas, de modo geral, esse tipo de perguntas foi diminuindo", explica Sandra Wibbe sorrindo — e encara tudo isso com humor.

Ainda que as oficinas dirigidas por mulheres ainda sejam uma raridade, Sandra Wibbe não se preocupa com isso.

Os mesmos desafios que em outras oficinas automóveis

A chefe da oficina tem que lidar com os mesmos problemas, seja como for, como praticamente qualquer outra oficina automóvel independente. "Assim como nossos concorrentes, lutamos pela sobrevivência todos os dias", relata Sandra Wibbe. A complexidade crescente da indústria traz constantemente novos desafios para Sandra e sua equipe. Também os treinamentos regulares fazem parte do negócio, naturalmente.

Além disso: "Estamos assistindo cada vez com mais frequência a clientes que começam a realizar trabalhos de reparo em casa — mesmo em componentes relevantes para a segurança, como o freio — mas que depois têm que desistir e procurar nossa ajuda". Mas Sandra Wibbe se mantém sempre descontraída, mesmo nesse tipo de situações.

Como "projeto futuro", ela tem a ideia de uma oficina de automóveis especialmente voltada para mulheres. Começando no controle do nível do óleo, passando pela substituição dos pneus, até o curto-circuitamento caso a bateria esteja descarregada, Sandra quer reforçar o conhecimento e as competências técnicas das mulheres.

"Minha equipe está comigo a cem por cento"

Sandra Wibbe está convencida de que, para seus os colaboradores, o fato de a chefe ser uma mulher é absolutamente normal. "Eu tenho uma equipe fantástica do meu lado e sei que ela está comigo a cem por cento."

Atualmente, cerca de 50 por cento dos seus clientes são mulheres, estima ela. "As mulheres, e também os homens, têm mais tendência a nos colocar perguntas técnicas", presume a chefe da oficina.

Seu coração pertence aos Youngtimers

Para Sandra Wibbe, um carro tem que ser, acima de tudo, funcional e oferecer espaço suficiente para seus dois cães e suas compras. Na verdade, ela não é fã dos clássicos Oldtimers. Sandra abre uma exceção com o adorado Youngtimer "Beetle" restaurado. Sandra adora dirigir o veículo de 20 anos, que lhe traz sempre alegria e que é, ao mesmo tempo, o "meio de publicidade" da oficina.