Detecção de vazamentos no sistema de ar-condicionado

Aqui, você poderá encontrar informações úteis e dicas valiosas sobre o tema da detecção de vazamentos em sistemas de ar-condicionado de veículos.

A falta de agente de refrigeração não só reduz a capacidade de arrefecimento do sistema de ar-condicionado como também danifica seus componentes. Nessa página, você ficará sabendo quais métodos podem ser usados para encontrar vazamentos no circuito de agente de refrigeração eficientemente. Além disso, você poderá encontrará dicas práticas para o reparo econômico e profissional de mangueiras e tubulações com defeito no sistema de ar-condicionado.

Aviso de segurança importante As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas nesse site somente devem ser usadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

 

DETECÇÃO DE VAZAMENTOS EM SISTEMAS DE AR-CONDICIONADO: VISTA GERAL

Uma das causas mais frequentes de falhas de funcionamento do sistema de ar-condicionado é a existência de vazamentos no circuito do agente de refrigeração. De forma imperceptível, eles provocam uma descida do volume de enchimento e, consequentemente, quebras de produção, o que pode mesmo resultar numa falha total. Precisamente no caso do agente de refrigeração R134a, é fato conhecido que esse se difunde a partir de tubulações de borracha e de conexões. Considerando que o técnico de ar-condicionado não tem imediatamente certeza de que se trata de um vazamento ou de uma perda normal do agente de refrigeração provocada pelo tempo de operação, é obrigatório realizar uma detecção de vazamentos minuciosa.

 

São controlados os seguintes elementos:

  • Todas as conexões e tubulações
  • Compressor
  • Condensador e evaporador
  • Filtro secador
  • Interruptores de pressão
  • Conexões de serviço
  • Válvula de expansão

 

São recomendados 3 métodos de detecção de vazamentos:

  1. Agente de contraste e lâmpada UV
  2. Detecção de vazamentos eletrônica
  3. Detecção de vazamentos com mistura de hidrogênio/nitrogênio

Detecção de vazamentos com agente de contraste

AGENTE DE CONTRASTE

O agente de contraste é acrescentado ao agente de refrigeração através de vários métodos (p. ex., injetor de cartuchos de agente de contraste "Spotgun", Dye Cartridges…).

 

"SPOTGUN"/"PRO-SHOT"

Com o injetor de cartuchos "Spotgun" ou o sistema "Pro-Shot", é injetada a quantidade necessária de agente de contraste. Outra vantagem: é possível inserir agente de contraste com o sistema cheio.

 

LÂMPADAS DE DETECÇÃO DE VAZAMENTOS

O agente de contraste que sai é visível através da lâmpada UV, permitindo assim a detecção do vazamento.

Detecção de vazamentos com detector eletrônico/com nitrogênio/através de formação de espuma

DETECÇÃO DE VAZAMENTOS ELETRÔNICA COM UM DETECTOR DE VAZAMENTOS

Indica os vazamentos através de um sinal sonoro. Ele detecta gases halogêneos e descobre mesmo os vazamentos mais pequenos em áreas de difícil acesso (p. ex., vazamento no evaporador).

 

DETECÇÃO DE VAZAMENTOS COM UM CONJUNTO DE NITROGÊNIO

Além de servir para secar o sistema, essa ferramenta também pode ser usada para realizar um controle de estanqueidade. Nesse tipo de uso, é necessário um adaptador de enchimento para a conexão de serviço e um adaptador para mangueiras. O sistema de ar-condicionado vazio é abastecido com nitrogênio (máx., 12 bares). Durante um longo período, (p. ex., 5–10 min.), é efetuado um controle para controlar se a pressão permanece constante. O vazamento pode ser detectado através de um "sibilo". Caso contrário, é útil tornar o vazamento visível com um agente para detecção de vazamentos. O agente para detecção de vazamentos é pulverizado a partir de fora. Nos locais com vazamento, é formada espuma. Esse método somente permite encontrar vazamentos maiores em locais facilmente acessíveis.

 

DETECÇÃO DE VAZAMENTOS COM UM DETECTOR DE VAZAMENTOS COM UMA MISTURA DE HIDROGÊNIO/NITROGÊNIO

A fim de detectar vazamentos, o sistema de ar-condicionado vazio é enchido com a mistura de hidrogênio/nitrogênio, uma mistura com 95% de nitrogênio e com 5% de hidrogênio. Com o auxílio de um detector de vazamentos eletrônico especial, é controlada a presença de vazamentos nos componentes. Tendo em conta que o hidrogênio é mais leve do que o ar, nesse caso, o sensor tem que ser passado lentamente por cima do presumível vazamento (conexões das tubulações/componentes). Após a conclusão da detecção de vazamentos, a mistura de hidrogênio/nitrogênio pode ser liberada para o ar ambiente. Esse método de detecção de vazamentos está conforme ao artigo 6, §3 da Diretriz da UE 2006/40/CE.

DETECÇÃO DE VAZAMENTOS COM MISTURA DE HIDROGÊNIO/NITROGÊNIO: VÍDEO

Detecção de vazamentos AC com mistura de hidrogênio/nitrogênio

Detecção de vazamentos no sistema de ar-condicionado usando uma mistura de hidrogênio/nitrogênio.

 

01:39 min

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.