Lavar o sistema de ar-condicionado

Aqui, você poderá encontrar avisos e dicas úteis sobre a lavagem do sistema de ar-condicionado em veículos.

Substâncias e sólidos nocivos podem se formar no circuito do agente de refrigeração, causando danos nos componentes. Portanto, é essencial lavar o sistema de ar-condicionado em caso de reparos e, especialmente, ao substituir o compressor. Informe-se aqui sobre as vantagens e desvantagens dos vários métodos de lavagem e os efeitos das impurezas no sistema de ar-condicionado.

Aviso de segurança importante As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas nesse site somente devem ser usadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

 

LAVAGEM DO SISTEMA DE AR-CONDICIONADO — OS MÉTODOS: SINOPSE

A lavagem do sistema de ar-condicionado é uma das medidas mais importantes a ser tomada em caso de reparo ou em caso de danos no compressor. A lavagem se destina à remoção de impurezas e substâncias perigosas do circuito do ar-condicionado.

 

A lavagem é indispensável para realizar um reparo profissional e evitar reparos posteriores dispendiosos. Além disso, são assegurados os direitos de garantia em relação a fornecedores e é garantida a satisfação do cliente.

 

No entanto, os compressores, as válvulas de expansão e de estrangulamento, o filtro secador e os acumuladores não podem ser lavados. Portanto, os componentes devem ser protegidos, durante todo o processo de lavagem, através de adaptadores. No final do processo de lavagem, as válvulas e os filtros têm que ser substituídos.

ATENÇÃO!

A substituição do compressor torna necessária a lavagem de todo o sistema de ar-condicionado e a substituição dos consumíveis e dos componentes que não podem ser lavados!

Lavagem com agente de refrigeração e estação de serviço

O aparelho de serviço do ar-condicionado Husky da Hella Gutmann Solutions permite, graças à sua função de lavagem integrada, uma lavagem rápida e de baixo custo de sistemas de ar-condicionado com agente de refrigeração líquido R134a. Para isso, deve-se usar um aparelho de lavagem externo e peças de um conjunto adaptador de lavagem — ambos obtidos separadamente. Após iniciar o funcionamento no aparelho, o sistema de ar-condicionado do veículo é enchido com agente de refrigeração líquido e, em seguida, aspirado novamente. Esse ciclo deve ser executado três vezes para obter a melhor limpeza possível.

Lavagem com líquido de lavagem

Nesse método, o sistema de ar-condicionado é limpo com um líquido de lavagem especial (em combinação com ar comprimido). Depois de terminar o processo de lavagem, o sistema tem que ser seco com nitrogênio. Esse método é particularmente indicado para a conversão de R12 para R134a e para sistemas de ar-condicionado R1234yf. Especialmente no que diz respeito ao agente de refrigeração de ar-condicionado R1234yf caro, a lavagem química representa uma alternativa de baixo custo.

 

Aviso: depois da lavagem com o líquido de lavagem, é necessário secar com nitrogênio.

 

Nesse método, os tubos de ligação e os componentes do sistema são limpos soprados individualmente com nitrogênio. Ter em atenção que a pressão máxima ao soprar não ultrapasse os 12 bares.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS MÉTODOS DE LAVAGEM: COMPARAÇÃO

MÉTODOS DE LAVAGEM COM AGENTE DE REFRIGERAÇÃO

Os componentes do sistema são lavados com o auxílio do aparelho de serviço do ar-condicionado Hella Gutmann Solutions e um dispositivo complementar de lavagem com filtro e adaptadores.

 

Vantagens

  • Sem custos para o fluido de lavagem
  • Sem custos de descarte do fluido de lavagem
  • Remove partículas de sujeira soltas e óleo
  • Método autorizado por vários fabricantes de veículos

 

Desvantagens

  • Resultados de limpeza menos satisfatórios para sujeira encrostada
  • O elemento filtrante do aparelho de lavagem tem que ser substituído regularmente
  • O aparelho de serviço do ar-condicionado está ocupado durante esses trabalhos e não pode ser usado de outro modo

MÉTODO DE LAVAGEM COM LÍQUIDO DE LAVAGEM

Os componentes do sistema são lavados com o auxílio de um dispositivo de lavagem adicional e uma solução química. Os resíduos do líquido de lavagem têm que ser removidos com nitrogênio e a secagem tem que ser igualmente realizada com nitrogênio.

 

Vantagens

  • Remove partículas soltas e encrostadas e óleo
  • Excelente resultado de limpeza

 

Desvantagens

  • Custos para o fluido de lavagem
  • Custos de descarte para o fluido de lavagem

EFEITOS DAS IMPUREZAS: INFORMAÇÕES ÚTEIS

Quais são os tipos de impurezas que podem ser removidos através da lavagem? Quais são os efeitos causados por esses tipos de impurezas?

ABRASÃO EM CASO DE DANOS NO COMPRESSOR

As partículas de material entopem as válvulas de expansão, válvulas de estrangulamento (tubos de distribuição) ou componentes multifluxo (condensador, evaporador).

 

UMIDADE

As válvulas de expansão e os tubos de distribuição (orifice tubes) podem congelar. Devido a reações químicas entre os agentes de refrigeração e os óleos dos agentes de refrigeração com a umidade, é possível a formação de ácidos que causam a porosidade das tubulações flexíveis e dos O-Rings. Nesse caso, os componentes do sistema serão danificados por corrosão.

 

ELASTÔMEROS (BORRACHA)

As partículas de elastômero podem obstruir as válvulas de expansão, os tubos de distribuição (orifice tubes) ou os componentes multifluxo.

 

Óleo do agente de refrigeração ou agente de refrigeração com impurezas

Agentes de refrigeração contaminados ou a mistura de diferentes agentes de refrigeração podem originar a formação de ácidos. Esses ácidos, por sua vez, podem tornar as tubulações flexíveis e os O-Rings porosos. Em consequência, outros componentes do sistema podem ser danificados por corrosão.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.