BACK

Clima ideal no trabalho

17-04-2018

Está muito frio, muito quente ou muito seco? Existem substâncias perigosas no ar? O que o profissional de automóveis tem que ter em consideração para proporcionar um bom "clima de trabalho" na oficina?

Na verdade, o desempenho no trabalho é altamente dependente das limitações existentes no local de trabalho. Condições de trabalho precárias podem ter consequências para a saúde dos colaboradores. Invariavelmente, a motivação é afetada. Por essa razão, a Lei de Segurança e Saúde Ocupacional estipula que riscos como aqueles que são causados por temperaturas muito altas ou muito baixas, ou por substâncias perigosas no ar, têm que ser reduzidos ou completamente eliminados através de medidas apropriadas.

Uma questão de temperatura
Uma oficina com correntes de ar e fria não só aumenta o perigo de resfriado e a taxa de falhas, como também diminui o desempenho do trabalho e aumenta o perigo de ferimentos. O regulamento relativo ao local de trabalho ("ArbStättV" na Alemanha) estipula uma temperatura ambiente de pelo menos 17 °C para trabalhos médios-pesados em pé e a pé. Isso nem sempre é fácil de conseguir nos meses de inverno. As portas da oficina estão constantemente abrindo e fechando, provocando a dissipação do ar quente, que tem que ser aquecido novamente. As modernas portas de abertura rápida provaram seu valor aqui, assegurando uma abertura e fechamento rápidos. Os sistemas de portas modernos podem ser comandados automaticamente através de barreiras fotoelétricas ou laços de indução e possuem valores de isolamento satisfatórios.
Os sistemas de aquecimento que sopram ar quente na oficina não devem ser recomendados. Eles fazem rodopiar a poeira e, normalmente, o ar é demasiado seco. Como alternativa, existem os aquecimentos por piso radiante ou os radiadores de infravermelhos sem ventoinha, que ainda economizam a energia.
Também no verão os colaboradores da oficina têm que ter em atenção a temperatura certa. Em dias muito quentes, o desempenho no trabalho pode descer até aos 30%, de acordo com pesquisas realizadas. Caso ocorram, de forma esporádica, temperaturas muito elevadas na oficina, devido a condições estruturais, como a altura do espaço, o mesmo já não acontece no escritório ou na área da recepção. Em qualquer caso, as grandes superfícies de vidro e claraboias com uma temperatura exterior superior a 26 °C têm que ser protegidas contra fortes radiações térmicas por meio de uma blindagem adequada, através de persianas ou vidros de proteção solar adequados. Devem ser recomendados ventiladores, sistemas de ar-condicionado e bebidas geladas aos colaboradores.
A propósito: geralmente, o empregado não tem direito a dispensa de trabalho devido a temperaturas muito altas ou baixas. Isso fica ao critério do empregador.  

Ar pesado
Em caso de poeiras, gases de escape e vapores, existe literalmente um perigo para a saúde no espaço, o qual deve ser eliminado na medida do possível por parte do empregador. Por exemplo, as latas de spray emitem aerossóis, os limpadores de travões emitem vapor e as poeiras de lixamento flutuam no ar da oficina. Uma vez que essas emissões não podem ser totalmente eliminadas em uma oficina, o princípio que se aplica é o seguinte: elas devem ser, primeiramente, evitadas. Desse modo, o uso de produtos críticos deve ser reduzido ao mínimo. Nesse contexto, devem ser tidas em consideração as fichas técnicas dos produtos, que contêm os respectivos avisos de perigo! O mesmo se aplica aos respectivos trabalhos.
A rotulagem e o manejo de substâncias perigosas estão regulamentados no Regulamento CE n.º 1272/2008 relativo à classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas (Regulamento CLP — "Classification, Labelling and Packaging"). Desde 20.01.2009, ele tem vindo a adaptar a legislação da UE ao Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS). Os símbolos de perigo laranja "antigos" foram sendo gradualmente substituídos por novos pictogramas delimitados a vermelho.

Proteção mínima
É necessária uma proteção mínima quando se trabalha em pequena escala com substâncias identificadas como nocivas, irritantes ou corrosivas. Por "pequena escala" se subentende menos de quinze minutos de uso por turno, o uso de pequenas quantidades de substâncias e condições de trabalho que evitam em grande medida a inalação de vapores. As atividades de exemplo incluem a substituição dos fluidos dos travões ou do líquido de arrefecimento, pequenos retoques na pintura, polimento da pintura do veículo ou limpeza dos estofos dos bancos com produtos de limpeza adequados.
Manter a oficina limpa é uma das medidas de proteção mínimas. Além disso, deve ser realizado o armazenamento no local de trabalho somente das quantidades de substâncias estritamente necessárias, o manejo cuidadoso dos produtos e o armazenamento em recipientes adequados e sempre fechados. Devem ser sempre observadas as especificações contidas nas fichas técnicas de segurança (FTS) dos produtos usados. É obrigatório o trabalho com equipamento de proteção, assim como com proteção respiratória recomendados.

Medidas de proteção complementares
As medidas de proteção complementares têm que ser cumpridas, por exemplo, durante a limpeza de componentes do motor, trabalhos com colas (colagem de vidros), trabalhos em motores em funcionamento e trabalhos de lixamento ou de soldadura. Isso também se aplica aos trabalhos com produtos facilmente ou altamente inflamáveis, ambientalmente perigosos ou oxidantes.
As medidas de proteção complementares incluem sistemas de aspiração durante trabalhos em motores em funcionamento e trabalhos de soldadura, uma porta própria para cada local de trabalho, ventilação transversal suficiente (ventilação livre), assim como uma ventilação do espaço técnica adicional através da coleta, separação e fornecimento de ar fresco (ver também as normas da Associação Profissional relativas à saúde e segurança no trabalho, BGR 121).

Proteção especial
É necessária uma proteção especial no caso das substâncias com elevado potencial de perigo. Esse é particularmente o caso se elas forem classificadas como tóxicas ou muito tóxicas e tiverem um efeito carcinogênico, mutagênico ou reprotóxico e forem produzidas durante o processo de trabalho. Exemplos disso são as emissões durante o ensaio de emissões de gases de escape ou o trabalho no sistema de combustível. As poeiras de soldadura, assim como os gases de escape, têm que ser totalmente aspirados por sistemas móveis ou estacionários adequados.
Os trabalhos de pintura somente podem ser realizados nos espaços previstos para o efeito. Para mais informações sobre as diretrizes exatas, consultar as informações gratuitas da Associação de Seguro de Responsabilidade Civil do Empregador BGI 740, "Salas de pintura e equipamentos para materiais líquidos de revestimento" da associação profissional "Berufsgenossenschaft Holz und Metall".
Regra geral, as substâncias tóxicas devem ser substituídas por alternativas correspondentes. Além disso, as áreas de trabalho onde são usadas substâncias tóxicas têm que ser delimitadas de forma segura. O armazenamento deve ser sempre realizado com fecho. As substâncias tóxicas não podem estar acessíveis a todos. Em caso de dúvida, a medição das concentrações de substâncias perigosas fornece informações sobre o potencial de perigo individual.

Frases de perigo e segurança
A fim de avaliar o perigo potencial para o "clima da oficina", existem "frases de perigo". As denominadas "frases H e P" descrevem os possíveis efeitos durante o manejo dos produtos correspondentes e têm que estar indicadas na embalagem do produto e na ficha técnica do produto. Por exemplo, a frase de perigo H332 descreve os possíveis danos à saúde por inalação; a frase H335, a irritação das vias respiratórias.
Os avisos de segurança (frases P) fornecem informações sobre o tratamento, armazenamento de produtos e a limpeza das respectivas partes do corpo em caso de contato com os mesmos. No caso da frase P261, deve ser evitada a inalação de poeira, fumo, gás, névoa, vapor ou aerossol. Um índice de substâncias perigosas lista todos os materiais críticos, incluindo as frases H e P.

Documentação
De acordo com o parágrafo 14 do regulamento relativo a substâncias perigosas, o proprietário da oficina é obrigado a elaborar, para cada substância perigosa da empresa, instruções de operação em conformidade com a avaliação de perigos, de acordo com o §6 da lei alemã de Saúde e Segurança no Trabalho (ArbSchG). Os documentos se destinam à instrução dos colaboradores e devem estar acessíveis a todos, em locais adequados.
Além disso, o profissional de automóveis deve preparar uma avaliação de perigos para cada atividade potencialmente perigosa, de acordo com os §§ 5 e 6 da lei alemã de Saúde e Segurança no Trabalho (ArbSchG). Exemplos disso são os trabalhos com a aparafusadora pneumática (Regulamento de Ruído e Vibração, Norma DGUV 112-194) ou o ensaio de emissões de gases de escape. Aqui, têm que ser indicados os perigos potenciais e documentadas e instruídas as medidas de proteção adequadas (lista de medidas). Uma sinopse dos perigos, incluindo formulários, podem ser encontrados em www.bghm.de

"Controle do ar-condicionado"
Além dos avisos de perigo nos recipientes individuais, das medidas de proteção indicadas e das instruções de operação para determinadas atividades, em caso de dúvida, é o "senso comum" que garante um clima ideal na oficina. Demonstre o manejo responsável de substâncias perigosas e use sempre o vestuário de proteção necessário. Use produtos de limpeza alternativos, evite a partida do veículo em caso de manobras curtas e assegure uma boa ventilação da oficina. A conclusão, porém, é a seguinte: é melhor evitar as emissões do que se proteger delas.

E uma coisa é certa: para ter o ar-condicionado certo no veículo, vocês têm sempre um parceiro do vosso lado: o Behr Hella Service! Poderão consultar todas as informações sobre o tema da climatização de veículos, volumes de enchimento e substituição do compressor aqui.