Adaptive Cruise Control — Ajustar o sensor ACC

Aqui poderá encontrar informações úteis, bem como dicas importantes, relacionadas com o Adaptive Cruise Control (Controle de cruzeiro adaptativo) ou controle automático de distância ACC e sobre a calibração dos sensores de radar ACC.

O uso crescente de sistemas de assistência ao motorista também está alterando continuamente as exigências no trabalho das oficinas independentes. Exemplo disso são os sistemas de assistência baseados em radar: o ajuste desses sistemas era, até recentemente, uma tarefa reservada às respectivas oficinas das marcas; porém, atualmente, as oficinas independentes adequadamente equipadas também já podem realizar esses trabalhos sem quaisquer problemas. 

Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

CSC Tool e o equipamento de diagnóstico para automóveis: INFORMAÇÕES ÚTEIS

Valor acrescentado para as oficinas: a ferramenta modular CSC Tool e os equipamentos de diagnóstico mega macs

A avançada ferramenta modular CSC Tool (CSC = Camera- and Sensor Calibration) da Hella Gutmann Solutions permite às oficinas, juntamente com os equipamentos de diagnóstico mega macs, a calibração profissional de câmeras em veículos de um vasto número de marcas. Além disso, graças às extensões adicionais, é possível ajustar todos os sistemas atuais de radar.

Os sistemas preferidos de assistência ao motorista

O uso da ferramenta CSC Tool em oficinas não se deve somente à crescente importância de sistemas de assistência ao motorista. Há anos que existe uma grande popularidade desses sistemas entre os motoristas e a tendência tem vindo a aumentar. Os sistema de assistência ao motorista, tal como o controle automático de distância por radar, o monitoramento da faixa de rodagem ou a assistência automática de estacionamento, não só proporcionam mais conforto, como também mais segurança. Contanto que sejam ajustados regularmente. 

 

A ajuda perfeita para isso é a ferramenta CSC Tool em combinação com um equipamento de diagnóstico mega macs. Nesse processo o equipamento de diagnóstico assume a comunicação com o módulo de comando e inicia a calibração. A realização da calibração requer, no entanto, o uso de um painel de calibração adequado e corretamente alinhado e é aqui que entra em jogo a ferramenta CSC Tool.
 

Visão geral sobre as características principais da ferramenta CSC Tool:

PRINCÍPIO MODULAR

A expansibilidade modular permite aos usuários a calibração de veículos de muitas marcas comuns, bem como o uso de funcionalidades futuras. A ferramenta básica CSC Tool já é fornecida com um suporte básico, ajustável em altura, com uma barra de ajuste e duas unidades de espelho, duas cabeças de medição a laser e dois painéis de calibração, que já abrangem algumas marcas importantes. Graças a novos módulos, futuramente, também poderá ser usada com outras marcas e com mais funcionalidades.

 

USO SIMPLES E RÁPIDO

O seu uso é muito simples para os colaboradores da oficina, uma vez que o equipamento de diagnóstico os guia sucessivamente através das várias etapas desde o clique inicial que inicia o processo de calibração efetiva no módulo de comando. A comparação da imagem da câmera do veículo com a imagem de referência armazenada no sistema demora somente alguns segundos; todo o processo é concluído em somente 20–30 minutos.

 

TAMBÉM PARA A CALIBRAÇÃO DE RADARES

Através dos conjuntos especialmente desenvolvidos para radares também é possível ajustar todos os sistemas de radares convencionais. Assim como todos os sensores, cujas medições se realizam a várias centenas de metros, as cabeças de radar de longo alcance também têm que ser ajustadas com precisão ao eixo motor (eixo traseiro) do veículo. Mas, contrariamente à fixação rígida de uma câmera no para-brisa, o sensor de radar pode ser ajustado nos seus eixos x e y através de parafusos, permitindo assim o ajuste do seu campo de medição. Tudo isso é possível usando o conjunto básico CSC Tool. Para cabeças de radar sem espelhos de medição, como por exemplo na Mercedes, está disponível um conjunto de adaptador do radar.

Ajustar o sensor de radar ACC no Audi RS 7: INSTRUÇÕES

Os pré-requisitos necessários para isso são a ferramenta CSC Tool com encaixe opcional para radar (usada em calibrações de câmeras), um equipamento de diagnóstico mega macs, bem como um carregador de baterias. 

 

Nosso exemplo prático e simplificado mostra, usando um Audi RS 7, os principais passos que devem ser observados durante um ajuste de radar para o sistema Adaptive Cruise Control System (ACC, Controle de Velocidade Adaptativo).

Preparação

O veículo é colocado em uma bancada de teste devidamente equipada. Para além da ferramenta CSC Tool com encaixe opcional para radar, o mecânico necessita de um carregador de baterias conectado, bem como do equipamento de diagnóstico mega macs. O mega macs guia o usuário ao longo de todo o processo.

Alinhar a CSC Tool

Para o ajuste de radar é necessário alinhar a ferramenta CSC Tool paralelamente à parte dianteira do veículo ou ao eixo longitudinal do veículo (o exemplo mostra a roda traseira esquerda).

Medir a distância ao veículo

A distância ao veículo a ser cumprida é especificada pelo mega macs e tem que ser medida nos pontos especificados. Tanto as distâncias como os pontos são específicos de cada veículo. O nível de bolha serve para controlar o alinhamento da ferramenta CSC Tool. 

Expor o sensor

O Audi RS 7 dispõe de dois sensores de radar que têm que consecutivamente ajustados. A ordem é indicada pelo mega macs. Porém, o sensor terá que ser exposto antes de efetuar o ajuste. 

Pronto o ajuste do primeiro sensor

O veículo está agora pronto para ajustar o primeiro sensor.

Ajuste de três níveis do refletor de radar

O refletor de radar (= placa de ajuste do ângulo) dispõe de uma suspensão de três níveis. Desse modo ele é alinhado em um ângulo positivo para cima (nível 1), exatamente na vertical (nível 2) ou com uma inclinação para baixo (nível 3). Dessa forma são consideradas a condução normal assim como os processos de aceleração e de frenagem (comparar gráficos no lado direito). 

Execução dos três níveis

Todos os níveis devem ser ajustados sequencialmente.
O mega macs guia o usuário ao longo de todo o processo.

Caso o sensor necessite de um reajuste, o mega macs fornece as instruções exatas.

Após um ajuste bem-sucedido do primeiro sensor, essa informação será exibida.

Ajuste do segundo sensor

Para ajustar o segundo sensor basta seguir os passos anteriormente descritos.

Ajuste bem-sucedido de ambos os sensores

Após o ajuste bem-sucedido do segundo sensor, todas as funcionalidades do radar do RS 7 podem ser novamente usadas de forma otimizada. E com segurança!

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.