Reparar travões: Avisos importantes para a oficina automóvel

Aqui encontra informações úteis e dicas importantes sobre o tema da reparação dos travões.

Aviso importante de segurança As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

 

Reparação correta de discos de travão — O que deve ter em atenção: Princípios básicos

  1. Comparar as peças desmontadas com as novas peças sobressalentes, antes de as montar.
  2. Os discos de travão devem ser substituídos sempre em pares e juntamente com novos calços de travão.
  3. Antes de montar um novo disco de travão, o cubo da roda deve estar limpo, sem rebarba e plano. De seguida deve-se conservar a superfície com uma fina camada de óleo adequado.
  4. Todos os acessórios como, por exemplo, chapas de guia ou parafusos devem ser substituídos, de modo a garantir uma reparação correta e perfeita. Montar sempre todas as peças fornecidas.
  5. As pinças do travão e suportes devem estar limpos, sem corrosão e as guias das pinças devem funcionar sem quaisquer obstruções ou encravamentos.
  6. Utilizar apenas pasta para travões (sem metal) nos pontos de contacto do calço do travão e da pinça do travão. Evitar uma lubrificação excessiva.
  7. A limpeza, bom funcionamento sem bloqueios ou encravamentos e a lubrificação correta dos componentes garantem o funcionamento perfeito do sistema de travagem e previnem a formação de ruídos desnecessários e incómodos.
  8. Para evitar danos na suspensão da roda ou no cubo da roda é essencial evitar a aplicação de força mecânica excessiva, durante a desmontagem e montagem dos componentes do sistema de travagem.
  9. Para a montagem correta deve-se utilizar sempre ferramentas adequadas ou, se necessário, ferramentas especiais. Respeitar os binários de aperto indicados!
  10. Uma vez que os discos de travão e os calços novos têm de se adaptar, após uma reparação deve-se utilizar o sistema de travagem de forma moderada após uma reparação. Prestar atenção aos vários avisos de acondicionamento dos fabricantes automóveis.

Composição de um calço de travão: Princípios básicos

1. Placa portadora do calço em metal A placa portadora é adaptada individualmente às necessidades do respetivo sistema de travagem, em termos de qualidade, resistência e tolerâncias. A sua função é dissipar a temperatura e manter o calço na pinça do travão. Um revestimento em pó protege a placa portadora eficazmente contra corrosão.  

2. Cola do calço Colas à base de resina fenólica, especialmente desenvolvidas para o efeito, unem a massa do calço com a placa portadora de forma duradoura e garantem, deste modo, uma elevada resistência ao cisalhamento.  

3. Camada intermédia A camada intermédia, também conhecida por Underlayer, tem a função de garantir a aderência entre o material de fricção e a cola. Esta melhora a dureza, o comportamento no que a fissuras diz respeito e as características de conforto do calço de travão.  

4. O material de fricção O material de fricção tem de cumprir tarefas exigentes e, por essa razão, é ajustado de forma exata à respetiva área de aplicação.  

5. Medidas secundárias Para a eliminação dos ruídos de vibração podem ser aplicadas diferentes medidas de amortecimento (também designadas por medidas secundárias) no calço do travão. Além das chapas de amortecimento/insonorização também são utilizados esmaltes de insonorização especiais ou modificações especiais no material de fricção.

6. Indicador de desgaste Os indicadores de desgaste são dispositivos de controlo que permitem identificar quando é necessário trocar os calços. Os indicadores mecânicos são rebitados na placa portadora. Os indicadores de desgaste eletrónicos são integrados, em forma de sensor, no material de fricção.  

7. Identificação A identificação inequívoca de calços de travão homologados é efetuada através de uma marcação na parte traseira da placa portadora. Dessa forma é assegurado que a qualquer instante seja possível identificar quando e onde o calço do travão foi produzido.

Identificação de calços de travão: Informações interessantes

Identificação de calços de travão

  1. Número ECE
  2. PA4029GF | PA (fabricante) | 4029 (código do material) | GF (código do coeficiente de fricção US)
  3. Referência HELLA PAGID
  4. O n.º do lote define a composição exata do produto
  5. Código ambiental
  6. Referência/ N.º de informação técnica

Medidas secundárias — Suprimir vibrações e prevenir ruídos: Informações interessantes

Os ruídos de fricção são produzidos por oscilações do valor de fricção, durante a travagem. As medidas adicionais têm a função de suprimir vibrações de alta frequência e de prevenir a produção de ruídos. Consoante a estruturação do sistema de travagem, estas medidas podem divergir de acordo com as especificações dos veículos. Em alguns calços de travão podem ser aplicadas simultaneamente várias medidas.

Medidas de insonorização complementares na face traseira da placa portadora

Estas podem ser realizadas na forma de esmalte especial, superfície têxtil, película aderente ou a chapa de amortecimento/insonorização.

  • Estas medidas e dispositivos proporcionam ainda uma melhor travagem e um melhor conforto de condução
  • Películas aderentes fixam adicionalmente o calço do travão na sua posição de trabalho e previnem encravamentos e ruídos

Chamfer

Chamfer são chanfraduras na superfície de fricção, que foram desenvolvidas individualmente para cada tipo de calço. O contorno final da chanfradura é determinado em provas de estrada e em bancos de ensaio.

 

Função:

  • Melhorar a transição entre o calço do travão e o disco de travão — cantos de arestas vivas são evitados
  • Redução de vibrações e ruídos durante a travagem — Através da modificação da superfície de encosto, no disco de travão, a pressão que incide sobre o calço do travão aumenta substancialmente a baixas velocidades

Peso no calço do travão

Um peso adicional montado no calço do travão aumenta a massa total e reduz a frequência de ressonância do componente. Consoante a disposição, dimensionamento e posicionamento do peso, é possível reduzir ou eliminar completamente ruídos por este amortecimento das vibrações. O design do amortecedor de vibrações pode variar consoante o fabricante automóvel e o sistema de travagem.

Ranhuras no calço do travão

Devido à elevada dilatação térmica podem surgir fissuras no material de fricção, variando sempre consoante a dimensão e o formato do calço do travão. Para evitar fissuras, alguns calços de travão são munidos de ranhuras (Slots). Estas permitem ainda reduzir os ruídos e as partículas do revestimento e de desgaste são absorvidas.

Sentido de rotação dos calços dos travões de disco

Estes calços de travão estão adaptados à posição de montagem na pinça do travão, através de medidas adicionais especiais como, por exemplo, chanfraduras na superfície de fricção (chamfer) ou chapas de amortecimento/insonorização e ao sentido de rotação do disco de travão. Um entalhe em formato foiciforme, na face traseira, modifica a posição de pressão do calço do travão do lado do êmbolo. Este permite reduzir ruídos e melhora as características de conforto. O sentido de rotação é assinalado por uma seta. Os avisos de montagem especiais são fornecidos juntamente com os respetivos calços de travão.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.