BACK

O acesso aos dados de peças de reposição deverá ser regulamentado novamente — A interface OBD permanece aberta

17-04-2018

Antes de um modelo de veículo novo entrar no mercado, ele tem que possuir uma homologação do tipo. A homologação do tipo não é mais do que o reconhecimento da conformidade de um veículo novo com os regulamentos. Ela regula igualmente o acesso à informação relativa ao reparo e manutenção por parte dos participantes independentes no mercado: de acordo com o Regulamento Euro 5/6, o fabricante de veículos tem que, entre outras coisas, disponibilizar oficinas multimarcas e o comércio independente de peças automotivas com acesso aos dados de identificação das peças de reposição.

 

Até agora, porém, o acesso a esses dados em formato legível por máquina para processamento eletrônico não estava disponível. Especialmente no contexto de uma variedade crescente de modelos e peças de reposição, não foi ainda possível aos participantes independentes do mercado determinar de forma rápida e clara quais as peças de reposição atribuídas a cada modelo de veículo. Como a "Gesamtverband Autoteile-Handel" (GVA) anunciou em janeiro, é provável que isso mude no futuro.

 

Isso se deve ao fato de ter sido decidida uma reforma da homologação do tipo a nível da UE. No plano correspondente, o acesso aos dados de identificação de peças de reposição dos fabricantes de veículos em formato legível por máquina para processamento eletrônico seria regulamentado novamente. E isso no interesse dos participantes independentes no mercado. O presidente da GVA, Hartmut Röhl, está convencido de que "As novas disposições de clarificação são absolutamente incontestáveis e não deixam espaço para interpretação para os fabricantes de veículos".

 

Simultaneamente, o presente texto de compromisso contém um regulamento segundo o qual a interface OBD permanecerá aberta. Hartmut Röhl: "A interface OBD continua constituindo um princípio básico importante para trabalhos de diagnóstico, manutenção e reparo. E é positivo que o regulamento deixe claro que o acesso através da interface OBD também tenha que ser garantido durante a condução. Em tempos de crescente conexão em rede dos veículos, os legisladores reconheceram um desenvolvimento importante e reagiram de acordo com a visão a longo prazo dos regulamentos".

 

O futuro regulamento-quadro relativo à homologação do tipo teria ainda que ser aprovado pelo plenário do Parlamento Europeu. No entanto, a GVA parte do princípio que isso acontecerá. De acordo com as especificações da GVA, o novo regulamento-quadro deverá entrar em vigor em setembro de 2020.