Luz adicional para instalação posterior

20-05-2019

Os faróis adicionais são sempre usados quando a iluminação de série de um veículo não é suficiente para o espectro de aplicações correspondente ou quando são desejados por razões de segurança. É o caso dos veículos especiais, como os usados por bombeiros, serviços de emergência ou reboque, patrulha rodoviária ou por inúmeros profissionais. Mas os faróis adicionais e de trabalho também são populares entre os proprietários de Old e Youngtimers, no esporte motorizado ou em veículos off-road.

 

Mais luz e segurança
O uso de iluminação adicional em veículos de emergência e de combate a incêndios pode salvar vidas. No caso de serviços de reboque, patrulha rodoviária, veículos agrícolas ou carrinhos de oficina móveis, uma área de trabalho bem iluminada garante uma segurança adicional. São usados um grande número de faróis de trabalho com diferentes gamas de potências e dimensões. Dois dos muitos exemplos são o farol de trabalho Ultra-beam-LED (2.ª geração) da HELLA ou o LED Q90 para a iluminação do campo aproximado. Ambos os faróis estão disponíveis em várias versões e com diferentes potências luminosas. Eles dispõem de uma carcaça robusta, são impermeáveis e tanto podem ser montados suspensos ou verticalmente.

 

Melhor visibilidade no campo
Os faróis adicionais são particularmente populares no setor off-road e extremamente úteis na condução noturna off-road. Para isso, os faróis devem ser muito resistentes e funcionar de forma absolutamente fiável em caso de areia, poeira, umidade, com baixas ou altas temperaturas. Com as séries Luminator, Rallye e Jumbo, a HELLA desenvolveu faróis adicionais capazes de desempenhar suas funções mesmo sob as condições mais adversas. Os modelos Luminator estão disponíveis nas versões em metal, LED e xênon, assim como com os elementos luminosos clássicos H1 ou H3. Estão disponíveis diferentes dimensões e designs. Um engenhoso sistema de dissipação de calor através da carcaça dos faróis evita, por exemplo em faróis LED, o superaquecimento. Os faróis adicionais de montagem externa, igualmente redondos, da série Rallye dispõem de uma carcaça de material sintético robusta e são muito mais leves. Já os faróis da série Jumbo são retangulares e chamam imediatamente a atenção. Eles são também são feitos de material sintético robusto e também são usados como faróis de teto.

 

Visual clássico
Existe um aspecto nos faróis adicionais que não pode ser subestimado — sua aparência. Os faróis adicionais são frequentemente incluídos em veículos clássicos, seja no VW Fusca, no Opel Manta ou no Landrover Defender. Um exemplo bem conhecido é o farol redondo, cromado e universal "Classic 160" da HELLA. Montados em pares na parte frontal, esse faróis proporcionam o look apropriado e, claro, mais visibilidade. Os faróis podem ser ligados com a luz alta e há muito que são considerados verdadeiros ícones de estilo. Como elemento luminoso é usada uma lâmpada H3. Também estão disponíveis coberturas contra impactos de pedra, como aquelas usadas no mundo do rali nos anos 60. Mais clássico que isso não há! Mas atenção, em alguns países não é permitido o uso de capas de proteção para faróis! Depois da aparência seguiram-se o uso prático e a segurança no escuro, neblina ou tempo chuvoso. O número de faróis adicionais, por exemplo, em veículos históricos de rali se deve à tecnologia. Lâmpadas incandescentes não proporcionavam a eficiência luminosa desejada como as atuais unidades LED modernas.
Além disso, para quem está procurando faróis de neblina, lanternas indicadoras de direção adicionais ou lanternas traseiras para seu bem mais precioso, na HELLA está no lugar certo. Adicionalmente disponibilizamos faróis e lanternas traseiras que correspondem ao equipamento de série. O portfólio para Old e Youngtimers abrange inúmeras marcas, opções de iluminação e sinalização, assim como acessórios.
 

Tecnologias diferentes, inúmeras possibilidades
Há vários anos que a tecnologia LED tem possibilitado aos faróis (adicionais) uma maior eficiência luminosa, apesar de suas dimensões significativamente menores. Os LEDs Multichip de alto desempenho asseguram uma elevada potência luminosa ao menor consumo de energia. Porém, a técnica de iluminação clássica continua tendo grande popularidade entre os Old e Youngtimers. Isso também se aplica às soluções para instalação posterior.
Além disso, para quem está procurando faróis adicionais adequados, quer sejam de de encastrar ou de montagem externa, e gostaria de ter uma vista geral sobre as inúmeras soluções, encontrará tudo isso no catálogo on-line da HELLA "Iluminação".

 

Texto e imagens por Georg Blenk, Krafthand Medien