BACK

O compartimento interno do carro do futuro

28-11-2018

As tendências mais importantes, como o veículo sem motorista, a conectividade ou também a eletromobilidade, estão eletrificando a indústria automotiva - no verdadeiro sentido da palavra. Uma coisa é certa: a forma como dirigimos um carro irá mudar drasticamente nos próximos anos e décadas. As mudanças irão aumentar visivelmente, especialmente no compartimento interno.


Particularmente o automóvel automatizado ou até mesmo autônomo, em combinação com soluções de conectividade, irá proporcionar uma nova experiência de condução. Essa é a visão dos fabricantes e fornecedores de automóveis: o motorista dita um destino para o assistente de voz no carro e, em seguida, inclina-se para trás relaxado. O volante se move para o console central e abre espaço para a mesa extensível, na qual o motorista pode pousar seu notebook. Enquanto o carro realiza uma condução autônoma, o motorista pode se concentrar em outras coisas.


Novos conceitos de banco


Os bancos giratórios – também uma visão do futuro – podem alterar o conceito de bancos no compartimento interno. A disposição antiga, dois bancos dianteiros e um banco traseiro, é coisa do passado. O compartimento interno do futuro irá se tornar então uma sala de conferências ou uma espécie de sala de estar onde os ocupantes dos veículos poderão se sentar de frente uns para os outros.

Claro, para já, tudo não passa de um sonho para o futuro. Mas os veículos de teste já podem assumir o volante. No entanto, deve haver sempre um motorista a bordo que possa intervir em caso de emergência: se surgir uma situação crítica, o sistema solicita ao motorista que assuma o volante.


As superfícies se tornam interativas


Tudo se torna também mais simples – mas não menos entusiasmante. Como seria, por exemplo, se o interior da porta ou o painel de instrumentos se tornassem, de repente, interfaces de usuário inteligentes? É possível dar uma nova vida a interfaces outrora menosprezadas, por exemplo, através do controle por gestos, funcionando então como elementos de comando interativos. Assim, é possível que as interfaces não cumpram somente uma função puramente decorativa, mas também ofereçam funcionalidades adicionais, se necessário.

A luz irá também desempenhar um papel ainda mais importante no compartimento interno do futuro. Novos conceitos de compartimento interno integram a luz de uma forma específica para melhorar o conforto e a segurança, aumentar a capacidade de desempenho do motorista, além de implementar novas funcionalidades.


As funções de luz também estão se tornando mais importantes


Por isso, a HELLA e a fornecedora francesa de tecnologia Faurecia desenvolveram em conjunto um Concept Car que visa tornar o compartimento interno dos veículos do futuro em uma realidade. Antes de o motorista entrar no veículo, o seu perfil e preferências são registrados na nuvem, armazenados e comunicados ao painel. Isso permite uma saudação pessoal com animações de luz no painel de instrumentos, no revestimento da porta, no teto e nos bancos. Durante a condução, são usadas outras funcionalidades de luz para a comunicação. Por exemplo, podem ser usados sinais luminosos para exibir chamadas recebidas sem perturbar os outros passageiros.

A condução autônoma é também uma preocupação. A HELLA e a Faurecia estão trabalhando em conjunto para assegurar que a distribuição de tarefas entre o motorista e o veículo é realizada em segurança durante as fases de transmissão no final de uma situação de condução autônoma. Os bancos voltam a colocar o motorista na posição de condução adequada e é usado um cenário de luz dinâmico para aumentar os níveis de atenção e concentração.


Vocês poderão encontrar informações, dicas e instruções sobre o tema da iluminação aqui.