Ruído irritante vindo do lado inferior do assoalho do veículo

07-08-2019

Nesse caso de reparo, o cliente se queixou de um ruído verdadeiramente irritante na área do lado inferior do assoalho do veículo em seu Audi A4 1,8 16V TFSI (ano de fabrico 2012–2015, código do motor CJEB).

 

Uma vez que o ruído somente ocorria temporariamente durante a condução, a detecção de erros foi um pouco mais complexa para a oficina.  

 

A solução
No contexto da detecção de erros, foi identificado o escudo térmico do silencioso intermediário como a causa do ruído.
Em função da vibração do veículo e da temperatura na subestrutura do veículo, houve um contato indesejado entre o escudo térmico e a carroceria.

 

Dica de reparo
Para a resolução do problema, desmontar o escudo térmico do silencioso intermediário (ver segunda figura em cima), de acordo com as especificações do fabricante de veículos. Limpar cuidadosamente a área assinalada na figura (aprox. 50 mm x 50 mm) e aplicar na superfície limpa um produto adesivo adequado a essa área (p. ex., cola para carrocerias resistente ao calor ) com uma espessura de aprox. 5 mm.

 

Em seguida, montar novamente o escudo térmico, pressionar a área preparada com a cola e fixar até que o produto adesivo endureça.