BACK

Muito mais do que um passeio de inverno — A aventura "Baltic Sea Rally2018“

26-04-2018

Para um "presente" aventureiro dá gosto levantar cedo — e é exatamente isso que muitos dos participantes do Baltic Sea Circle Winteredition 2018 tiveram que fazer. No final de fevereiro, o rali de 16 dias de Hamburgo até à capital estônia Talín começou às 11 horas e, para a a viagem, algumas pessoas tiveram que acordar ainda de madrugada. Olaf Ebeling e Berthold Litjes, por exemplo, partiram para a metrópole hanseática logo às 6 horas da manhã — e isso após o veículo deles somente ter ficado pronto "à última hora", literalmente.
 
Alguns dos entusiastas de todo-o-terreno das 47 equipes participantes gostariam provavelmente de ter ficado mais algum tempo — mas a experiência inesquecível que se seguiu compensou sem dúvida o fato de se terem levantado cedo!
As estações ao longo do percurso soam a aventuras por si só e foram isso mesmo: Särna, ilhas Lofoten, Hammerfest — a cidade mais setentrional do mundo, Inari; a capital finlandesa Helsínquia e, por fim, Talín, uma verdadeira pérola nos Países Bálticos.
Após aproximadamente 200 equipes terem iniciado a "excursão irmã" no verão, dessa vez, o número de participantes era significativamente menor. Porque para essa excursão ao norte, era necessário ser muito resistente ao inverno, a temperaturas tão baixas como -30 °C — e isso se aplica tanto aos participantes como aos veículos, que tinham pelo menos 20 anos. Isso também foi confirmado por Olaf Ebeling, que identificou, "no canal, muitos veículos todo-o-terreno altamente equipados do Extremo Oriente e da ilha" entre os participantes.
 
A dupla Ebeling e Litjes circulava com seu Chevrolet Blazer particularmente modesto, fabricado em 1993. Olaf Ebeling diz: "V8 de 5,7 litros, cerca de 200 CV e um nível de rotação igual ao batimento cardíaco de um elefante fleumático".
Contudo, os faróis adicionais da HELLA em seus veículos estavam desatualizados: com as LED Light Bars 470 ultramodernas e o Luminator Compact LED, eles foram adequadamente equipados para os longos e escuros dias de inverno — e, desse modo, sempre tiveram uma ótima visibilidade do trajeto, mesmo de noite. Segurança garantida!
Além do fator diversão, a Baltic Sea Tour também teve uma boa e dupla finalidade: a entidade organizadora doou parte do dinheiro inicial a organizações de caridade e as próprias equipes juntaram dinheiro para times e organizações escolhidos por elas. Olaf Ebeling e Berthold Litjes puderam desse modo reunir uns orgulhosos 3.000 euros, que beneficiaram a instituição Kindertafel de Düsseldorf

Assim são os participantes da Baltic Sea Tour: aventureiros do frio com corações quentes!
 
Para obter algumas impressões da Tour, assista o vídeo