Ainda circulam na estrada: lâmpadas de halogêneo e lâmpadas incandescentes

23-07-2019

A indústria automotiva continua apostando em elementos luminosos clássicos, apesar da existência de xênon, LED e similares. Diferentes lâmpadas de halogêneo e incandescentes são usadas para a luz baixa e luz alta, luz de circulação diurna, luz de posição, lanternas indicadoras de direção, luz de neblina e iluminação da placa de identificação do veículo. E há ainda mais aplicações. Nesse artigo fornecemos uma visão geral exemplar sobre os tipos lâmpadas e onde encontrá-los.  
 

Lâmpadas de halogêneo, lâmpadas incandescentes
As lâmpadas de halogêneo continuam sendo usadas como elementos luminosos clássicos para a luz alta e/ou a luz baixa, bem como para os faróis de neblina. O espetro se estende desde a lâmpada H1 até H16. Os requisitos e a categorização das lâmpadas de halogêneo são regulados pela Diretriz Europeia ECE-R37 (R99). Isso garante a qualidade, a compatibilidade dos casquilhos com diferentes soquetes e sistemas de faróis, bem como o ângulo de iluminação correto.
A lâmpada de halogêneo, como a lâmpada incandescente, fazem parte do grupo dos radiadores térmicos. Através da alimentação de energia elétrica, é causada a incandescência de um filamento de tungstênio. A diferença em relação à lâmpada incandescente (que também contém um gás protetor) são átomos de halogêneo adicionais (iodo ou bromo) no bulbo, que permitem uma temperatura de filamento mais alta e, portanto, uma maior luminância (Candela). Além disso, o componente de halogêneo evita o escurecimento do bulbo da lâmpada pelo processo de ciclo de halogêneo de tungstênio. A vida útil de uma lâmpada de halogêneo é superior à de uma lâmpada incandescente convencional. Os radiadores térmicos têm um rendimento energético de apenas cerca de oito por cento da radiação luminosa, devido ao forte desenvolvimento de calor. As lâmpadas de xênon (lâmpadas de descarga de gás, rendimento energético de cerca de 28 por cento da radiação luminosa) são mais eficientes.  

Luz alta, luz baixa, faróis de neblina
A lâmpada de halogêneo de dois filamentos H4 é amplamente usada, por exemplo, em veículos de classe média e baixa. A lâmpada contém um filamento para luz baixa e um para luz alta (60 e 55 Watts) e está equipada com um casquilho "P43t" de três polos. O filamento incandescente para a luz baixa está equipado com um painel metálico característico, que assegura o limite claro/escuro. A primeira lâmpada de halogêneo H4 foi comercializada em 1971 no Mercedes SL.
A lâmpada de halogêneo de filamento único H7 também é amplamente usada. Essa é adequada para a luz alta ou a luz baixa em faróis duplos. A forma do refletor e a lente difusora do farol asseguram uma iluminação diferente. A lâmpada 'H7' também tem um casquilho clássico, mas apenas com dois terminais de contato e a designação é 'PX26d'. Por norma, a lâmpada H7 tem uma vida útil um pouco mais curta do que a lâmpada H4, devido à maior eficiência e fluxo luminoso ligeiramente superior (Lúmen) emitido pelo filamento de tungstênio mais curto e mais fino. A HELLA também fornece ambas as lâmpadas de halogêneo (H4 e H7) em uma versão Longlife.
A lâmpada de halogêneo H11 é um desenvolvimento posterior da lâmpada H7 e é um pouco mais compacta. Essa possui um casquilho transversal e impermeável em plástico (PGJ19-2, IEC 7004-110). A lâmpada H11 é usada para para a luz baixa e em faróis de neblina, mas também para a luz alta. As lâmpadas de halogêneo H8, H9, H13, H15 ou H16 também são lâmpadas de filamento único e também estão equipadas com casquilhos impermeáveis. Diferem nas suas características de potência e no respectivo uso como luz alta, luz baixa ou faróis de neblina.
Por último, mas não menos importante, as lâmpadas de halogêneo HB4 de filamento único (por exemplo, no BMW Série 3, E91) ou HB8 (por exemplo, no Audi A4, 8W2, E9) são usadas em faróis de neblina. Também nas lâmpadas HB4 e HB8 o casquilho é em plástico e impermeável.
Além disso: uma característica de lâmpadas de halogêneo de alta qualidade é a posição exata do(s) filamento(s) incandescente(s) em relação ao sistema completo, que é o farol. As tolerâncias para a posição de uma lâmpada incandescente de halogêneo, em relação ao soquete da lâmpada, é de décimas de centímetros e são, portanto, muito exigentes. Somente assim, a luz pode ser projetada otimizadamente e sem ofuscamento pelo farol, com o auxílio do refletor ou da lente difusora do farol. As lâmpadas de halogêneo estão sujeitas a um processo de envelhecimento e têm uma vida útil limitada devido às temperaturas de incandescência do filamento de tungstênio, a pequenas oscilações de tensão e a influências mecânicas, pelo que devem ser sempre trocadas em pares.

Luz de circulação diurna
Para a luz de circulação diurna também são usada lâmpadas de halogêneo. Um exemplo é o Volkswagen Amarok, a partir do ano de fabrico de 09/2010 (S1B), com a lâmpada H15. A norma ECE 87 regulamenta, para as luzes de circulação diurna, uma intensidade luminosa de, pelo menos, 400 Candela por lanterna. No entanto, a luz de circulação diurna não deve ser confundida com a luz baixa. Essa tem menor eficiência luminosa e não irradia em largura. Por norma, as lâmpadas de halogêneo especiais para a luz de circulação diurna têm uma vida útil mais longa. Por exemplo, no BMW Série 1 (F20, F21) para a luz de circulação diurna são usadas lâmpadas incandescentes de casquilho de vidro padrão, do tipo W21W.

Indicador do sentido de deslocamento/Lanterna indicadora de direção, lanterna indicadora lateral de direção
No que concerne à indicação do sentido de deslocamento, as lâmpadas incandescentes clássicas também são um equipamento padrão. A lâmpada P21W, bem como a lâmpada PY21W cor de laranja, são indispensáveis em qualquer oficina e em todas as caixas de lâmpadas na viatura do cliente. Esses dois elementos luminosos se caracterizam pelo formato esférico clássico, incluindo fecho de baioneta (BAU15S). Outros modelos igualmente em destaque são as lâmpadas incandescentes com casquilho de vidro WY5, W5W, WY21W ou W21W, sendo que o "Y" especifica que se trata de uma lâmpada cor de laranja. As luzes de indicadoras de direção modernas não são executáveis com os elementos luminosos clássicos. Para essas luzes são usados LEDs. As lanternas indicadoras laterais de direção (W5W ou WY5W, cor de laranja) estão montadas nos espelhos retrovisores ou nos para-lamas.

Lanternas do freio, lanternas de neblina
Frenando, a traseira do veículo é intensamente iluminada a vermelho. Com neblina, uma lanterna de neblina garante que o veículo seja mais facilmente identificado. Essas funções são asseguradas em muitos veículos por lâmpadas incandescentes como, por exemplo, P21W ou P21/5W. Ambas também estão disponíveis na variante Longlife. As lâmpadas com casquilho de vidro W16W e W21W completam a gama de lâmpadas para as lanternas de freio e de neblina.

Lanterna de marcha à ré
Nas lanternas de marcha à ré são usadas as lâmpadas de filamentos duplos P21/4W e P21/5W. A vantagem: a luz de neblina traseira ou a luz de freio estão praticamente integradas. As duas lâmpadas incandescentes esféricas são também usadas para a luz de neblina traseira, nos faróis principais, nas luzes de freio e nas luzes de circulação diurna.  A HELLA também disponibiliza a P21/5W na variante Longlife. Tipos de lâmpadas como a P21W, a lâmpada tubular C21W ou também lâmpadas "exóticas", como a lâmpada incandescente "abaulada" de um filamento F2 (35 Watts, casquilho BA20s), se destacam durante a marcha à ré.

Luz de posição (luz de estacionamento)
Durante o estacionamento ou paradas temporárias do veículo para cargas e descargas, a luz de posição ou de estacionamento oferecem níveis de segurança complementares. Elementos luminosos populares são as lâmpadas incandescentes T4W, W5W (casquilho de vidro) ou H6W, com uma capa antiofuscamento pontiaguda, característica para as lâmpadas de halogêneo. Além disso, a HELLA fornece lâmpadas com capas antiofuscamento de cores variadas, por exemplo, em cor prata mate ou brilhante.

Iluminação da placa de identificação do veículo
Outro modelo clássico que continua sendo usado é a lâmpada tubular (Soffitte). A designação dessa lâmpada tubular de filamento incandescente tem sua origem no termo latim "suffigere", que significa "fixar superiormente em algo". A lâmpada tubular "Soffitte", que é maioritariamente usada para a iluminação de placas de identificação e do compartimento interno de veículos, é fixada na esquerda e direita com grampos. Outra lâmpada usada para a iluminação da placa de identificação é a lâmpada de casquilho em vidro W5W ou a lâmpada com casquilho metálico de um filamento incandescente simples, com fecho de baioneta T4W.

Iluminação do compartimento interno
A tecnologia moderna de luz ambiente, que é desde há muito disponibilizada pela HELLA, não pode ser colocada em prática com os elementos luminosos clássicos. Contudo, atualmente, as lâmpadas incandescentes W6W, R5W e a lâmpada tubular C5W/K continuam exercendo suas tarefas na perfeição na maioria dos VPs. Uma desvantagem da lâmpada incandescente no compartimento interno é o desenvolvimento de calor, a vida útil mais curta em comparação com o LED e o espaço de instalação necessário. Por esses motivos, os LEDs estão substituindo lentamente as lâmpadas incandescentes clássicas. As lâmpadas HELLA LED Retrofit são, em parte, responsáveis por essa substituição. As lâmpadas incandescentes antigas do compartimento interno podem ser simplesmente substituídas pelas lâmpadas HELLA LED Retrofit, através do princípio "Plug and Play". Essas estão disponíveis em duas cores de luz (branco quente, 4.000 K e branco frio 5.000 K).

Lâmpadas incandescentes e de halogêneo em todas as variantes
A HELLA divide a gama das lâmpadas de halogêneo nos grupos "Standard", "Lifetime", "Performance" e "Design". Os vários modelos se distinguem em termos de eficiência luminosa, feixe de luz, cor de luz e vida útil. A gama das lâmpadas incandescentes clássicas também está estruturada em vários grupos e variantes.

Pesquisado, encontrado — hella-bulbs.com!
A propósito: pode encontrar as lâmpadas incandescentes ou de halogêneo certas, com o casquilho adequado e o respectivo veículo, bem como as várias versões, no configurador de lâmpadas incandescentes HELLA, em www.hella.com/bulbs