Eletromobilidade: o que está mudando para as oficinas

26-06-2019

Aos olhos de muitos especialistas, os veículos do futuro serão alimentados a bateria e autônomos. No entanto, embora os carros totalmente automatizados em nossas cidades ainda sejam certamente mais um sonho do futuro, a situação é completamente diferente com a eletromobilidade.

 

A eletromobilidade ainda pode ser parada?
Afinal, o avanço da eletromobilidade parece imparável: no final de 2018, a frota mundial de carros elétricos tinha aumentado para 5,6 milhões. Isso corresponde a um aumento de 64 % em relação ao ano anterior. E na Noruega, os veículos elétricos já atingiram uma quota de mercado de 49 % em 2018! Também na Alemanha a eletromobilidade está ganhando força: em 2018, um total de cerca de 36.000 novos carros elétricos foram registrados. Os números são melhores para veículos híbridos: em 2018, mais de 130.000 carros híbridos foram registrados na Alemanha. Assim, os automóveis híbridos e elétricos terão atingido uma quota de mercado de cerca de 1 % na Alemanha.

 

Os carros elétricos serão um "tópico relevante" para as oficinas
Na maioria dos países, as vendas de carros elétricos ainda são muito inferiores em relação às vendas dos veículos com motores de combustão convencionais. Mas as oficinas devem pensar já sobre as conclusões que esse rápido aumento das vendas representa.
Atualmente, a maioria das oficinas ainda encara o tema com alguma expectativa e até com espírito crítico: de acordo com um inquérito conduzido pela iniciativa industrial alemã "Qualidade é valor agregado", cerca de dois terços dos inquiridos receiam que o aumento da eletromobilidade resulte em uma redução do volume de trabalho em suas oficinas. Simultaneamente, 75 % dos inquiridos consideram que a eletromobilidade é um tópico muito relevante para as oficinas.

 

Eliminação do trem de força mecânico
Com seu trem de força relativamente simples, os carros elétricos necessitam de muito menos manutenção do que os carros com motores de combustão. Afinal, todos os componentes do motor de combustão e o trem de acionamento mecânico são eliminados. O pioneiro da eletromobilidade Tesla anunciou, em março de 2019, que pretende abdicar de uma manutenção com ciclos predefinidos. A manutenção só será realizada quando necessária.

 

As oficinas têm que se adaptar à eletromobilidade.
Em comparação direta com os veículos de passageiros convencionais, os especialistas esperam menos trabalho e uma redução do volume de negócios para oficinas como resultado da eletromobilidade. Contudo, as perdas devem ser limitadas.
Existem várias previsões para o mercado alemão. A Associação Central do Comércio Automóvel Alemão (Zentralverband Deutsches Kraftfahrzeuggewerbe (ZDK)), por exemplo, prevê uma redução do volume de negócios em cerca de 1%. Outro estudo estima que cerca de 1,9 a 7,7 % dos postos de trabalho no setor alemão do Pós Vendas podem estar em perigo. Isso corresponderia entre 0,15 e 0,61 de trabalhadores por empresa — um decréscimo que poderia refletir-se na saída natural de trabalhadores (como os pensionistas).
Essas são as notícias negativas. Mas também há boas notícias. A principal notícia é que ainda não é tarde demais. As oficinas têm que agir rapidamente se não quiserem ficar para trás. No entanto, as oficinas terão de investir: os funcionários devem receber treinamento especializado e o equipamento da oficina terá de ser ampliado. De acordo com os especialistas, os investimentos necessários para criar uma estação de trabalho para reparos em carros eletrificados, com tecnologia de alta voltagem, são valores aceitáveis.

 

A gestão térmica também desempenha um papel importante nos carros elétricos
E se olharmos para a velocidade de desenvolvimento no campo da eletromobilidade, constatamos que é quase impossível prever quais tecnologias serão usadas no futuro e como elas serão complexas. Hoje já é claro que a gestão térmica desempenhará um papel importante. Além disso, as oficinas podem preparar-se para novos trabalhos — e novos negócios — por exemplo, o controle da eletrônica de potência, a substituição do cartucho do secador da bateria e eventualmente a troca dos líquidos de arrefecimento nos circuitos de arrefecimento.
Dica de leitura: você pode encontrar dicas úteis sobre os trabalhos em veículos elétricos e híbridos em "Gestão térmica em veículos elétricos e híbridos"!