BACK

Tornem-se heróis do serviço

17-04-2018

5 dicas de serviço para sua oficina — Como você inspira seus clientes.

O que querem os clientes de uma oficina? Excelente qualidade, claro! Mas também um bom serviço está no topo da lista de desejos. Afinal de contas, quem quer recorrer a uma oficina com péssimo serviço quando a concorrência oferece um serviço de excelência? E um bom serviço é tão fácil!

Para que sua oficina possa ir ainda mais longe, criámos um pequeno manual de serviço — com ideias e sugestões valiosas para uma verdadeira fidelização do cliente em 5 categorias. Assim sua oficina se transformará rapidamente em um herói de serviço.

1. Banco de dados de clientes — não é sexy mas é eficaz

Lembrar

Seja a inspeção veicular, breve lembrança para a troca das rodas ou o lembrete de uma revisão programada : os clientes se sentirão bem atendidos e a oficina evita a perda de volume de negócios devido a faltas de agendamentos.

Felicitações

Um pequeno cartão de felicitações ou um curto e-mail com um voucher colam um sorriso na cara do cliente e, com um pouco de sorte, também desencadeiam a marcação de uma revisão.

Fornecer dados do veículo

Quando um veículo muda de proprietário,a disponibilização de dados do veículo pode ser uma grande ajuda para os clientes. Graças ao banco de dados da oficina!

2. A primeira impressão conta

As instalações da oficina

Instalações limpas são o primeiro aspecto positivo de uma oficina profissional: regularmente varrida, equipada com uma caixa de correio de segurança (onde as chaves dos veículos e papéis de registro podem ser jogados) e uma iluminação clara tornam a visita à oficina uma experiência positiva.

A área de recepção: bem-vindo!

Instalações, oficina e sala de recepção: limpas e arrumadas.. O suporte de brochuras está bem preenchido, um pequeno ramo com flores frescas em cima do balcão e um banheiro higiênico e cuidado contribuem amplamente para o bem-estar dos clientes.

Mais-valia: funcionários

Uma plaqueta com o nome no peito dos funcionários simplifica a comunicação, tornando-a um pouco mais pessoal.

3. Tempo de espera = Tempo de serviço

Bem atendido

Lugares sentados com bebidascomo, por exemplo, água ou café acalmam o cliente e encurtam o tempo de espera. Loiça limpa, açúcar, adoçante e doçaria — tão bem tratado, o cliente perdoa o tempo de espera.

Bem entretido

Para que os clientes possam usar o Smartphone quando têm pouca carga, um posto de carregamento é uma atenção especial que ele não esquecerá. Não abdique do entretenimento clássico como jornais e magazines e de uma pequena seleção de revistas.

A pensar em todos os clientes

Clientes com crianças se sentem bem atendidos se os banheiros estiverem equipados com muda-fraldas, se existir uma pequena área destinada a crianças com brinquedos, livros de colorir com canetas ou um pequeno brinde publicitário. Os proprietários de cachorros ficam contentes por um bebedouro com água limpa ou uma manta no piso frio para seus animais.

4. Adoçar a fatura

Bem explicado é meia vitória

Os verdadeiros heróis do serviço explicam a fatura. Por que cobram tantas horas, por que foi necessário determinado material e o que significam as posições da fatura que são pouco explícitas.

Pequenos auxílios

Um envelope à mão, um suporte com canetas ou uma cópia da fatura já preparada: os verdadeiros heróis do serviço simplificam a vida dos clientes.

5. Pontuar na devolução da viatura

A área de estacionamento correta

Se você acompanhar seus clientes até à viaturaestará em um bom caminho de se tornar na oficina preferida do cliente. Uma boa dica: se a viatura do cliente tiver que ser estacionada ao sol, uma proteção solar no para-brisa garantirá que o interior da viatura não atinge temperaturas intoleráveis.

Serviços adicionais

Uma boa impressão junto do cliente é também garantida com serviços adicionais e gratuitos: reabastecimento da água do lavador ou do líquido de arrefecimento, a verificação da pressão dos pneus ou a lavagem da viatura são pequenos serviços que deixam uma boa impressão!

Quem implementar apenas algumas dessas dicas práticas garantirá a satisfação dos clientes!