BACK

SUVs e todo-o-terreno para terrenos extremos

09-05-2019

Quem quer realmente dirigir em terrenos extremos precisa de mais do que um simples SUV moderno, que somente pode ser usado, no máximo, em uma estrada de terra. Na nossa galeria de imagens, você pode visualizar as máquinas verdadeiramente resistentes.

 

O mercado dos SUVs está crescendo. Com sua aparência e dimensões, os veículos utilitários esportivos são muitas vezes equiparados ao termo "veículo todo-o-terreno" — um fato que faz rir os verdadeiros fãs de todo-o-terreno. Para eles, são importantes o equipamento e as características que nenhum SUV pode oferecer. Por exemplo, altura livre do solo, articulação do eixo e caixa redutora. A profundidade máxima para trafegar em áreas alagadas, assim como os ângulos de rampa e declive, são critérios decisivos para os entusiastas do todo-o-terreno. Muitas vezes, mesmo o que os fabricantes de veículos todo-o-terreno oferecem não será suficiente para eles. É por isso que são necessárias modificações: quanto mais drásticas, melhor. Nesses casos, é frequente que a aprovação para o tráfego rodoviário seja anulada. Depois, os proprietários desses veículos usam os mesmos para dirigir em saibreiras e em percursos todo-o-terreno. As possibilidades são quase ilimitadas. No controle deslizante das imagens acima, vocês poderão encontrar algumas modificações particularmente bem-sucedidas!

 

As modificações
Leiam aqui quais os modelos originais dos todo-o-terreno exibidos na galeria que serviram como inspiração para as modificações — e o que foi feito com eles:

 

Jeep Wrangler
O sonho de todos os modificadores de jipes: o Wrangler, modificado pelos próprios americanos, tem mais de 700 CV. Graças aos pneus de grande dimensão, ele "voa" sobre o terreno.

 

Land Rover Defender 110 Station

No estilo James Bond: a reprodução do carro de "Spectre", de Graham Coster, parece atualmente bastante radical. Anteriormente, era um Land Rover Defender 110 pronto para a sucata.

 

Lada Niva

Todo-o-terreno Made in Russia: o Lada Niva está em produção há 40 anos — mas não propriamente da mesma forma que a versão refinada pelo proprietário desse modelo. Aprovação para o tráfego rodoviário? Sem chance!


Mitsubishi Pajero

Viva o esporte: o Mitsubishi Pajero foi idealmente preparado por seu proprietário para a "German Offroad Masters" (GORM). A série de rali é apoiada pela HELLA.

 

Jeep Wrangler — a segunda vez

Tração, mesmo em condições difíceis: graças às rodas de 42 polegadas, nem as lamas profundas conseguem parar o Jeep Wrangler, da J&D Offroad. O guincho dianteiro é para quem precisa.

 

Fight-Wolf 150

Para puro prazer: os chamados "Side-by-Sides" são buggies simplistas para o máximo prazer todo-o-terreno. O Fight Wolf 150 vem da China, mas foi aperaltado na Alemanha.

 

Ford Ranger

Para expedições: esse Ford Ranger modificado e elevado está equipado com um trailer de camping. Não brilha em percursos todo-o-terreno, mas é ideal para uma viagem com sensação de aventura.

 

Land Rover Defender — a segunda vez

Réplica de alta tecnologia: parece um "Landy" antigo, mas é um Defender de última geração com um visual retrô — com tecnologia de ponta, como os faróis adicionais HELLA Luminator.

 

Jeep Wrangler — a terceira vez

Subida íngreme: o próprio Wrangler básico é um bom todo-o-terreno. Mas essa modificação dos irmãos Klingenberg está em uma classe diferenciada, conseguindo subir rampas íngremes sem qualquer esforço graças à suspensão Long Arm.

 

E, novamente, o Land Rover Defender

Outra modificação do Land Rover: a técnica está certa, mas, nesse caso, o piloto afundou um carro de Rally Raid — apesar dos pneus monstruosos.

 

Ford F250 Pickup

Sempre subindo: a suspensão e iluminação desse Ford F250 Pickup foram otimizadas. A potência do motor diesel de 250 CV e o exuberante torque de 684 Nm permaneceram intactos.

 

Toyota FJ Cruiser

Verdadeiramente exótico: o Toyota FJ Cruiser nunca esteve disponível na Alemanha. Ele foi importado dos EUA, o que não impediu o novo proprietário de otimizar tecnicamente o veículo.