BACK

Bloqueios e emperramentos — Perda de pressão no sistema de injeção diesel

13-02-2019

Esse caso mostra-lhes a razão pela qual uma má aceleração e uma parada temporária do motor durante as mudanças de marcha em um Opel Corsa D, com o código do motor A17DTS, do ano 2007 provocaram uma estadia mais prolongada na oficina.
Após o primeiro diagnóstico realizado por um técnico, o erro P0093 "Vazamento detectado no sistema de combustível" foi visualizado na memória de erros do módulo de comando do motor. Com base nessa descrição do erro, todo o sistema de combustível foi controlado relativamente a impurezas, vazamentos e até mesmo a um abastecimento incorreto — sem resultados.
Também a pré-bomba funciona sem problemas. No filtro de combustível não foram detectados quaisquer corpos estranhos, que pudessem indicar um defeito na bomba de alta pressão.
Apesar de todos os esforços, não foi possível identificar qualquer defeito no sistema.

 

A solução
Em alguns casos, a causa da falha é uma válvula reguladora de pressão com defeito ou bloqueio na bomba de alta pressão. Se a válvula emperrar devido a partículas de sujeira, deixa de ser possível estabelecer a pressão correta no Common Rail. A diferença de pressão é detectada pelo módulo de comando com um vazamento.
Esse erro ocorre frequentemente após uma substituição do filtro. Se a carcaça do filtro não for minuciosamente limpa antes da instalação do novo filtro, podem entrar partículas no sistema.

 

Nossa dica de reparo
Nesse caso, vocês devem desmontar e substituir a válvula reguladora de pressão. Durante isso, controlar também o assento da válvula e, se necessário, limpar.
Em seguida, vocês devem purgar o ar do sistema de combustível, ligando a ignição três vezes durante 30 segundos, sem iniciar o motor.

 

Aviso:
Esse problema também pode ocorrer em modelos do mesmo tipo, com o código do motor Z17DTR