O sistema de filtro de partículas diesel FPD | HELLA

Geral

Para cumprir os limites de emissão prescritos, um filtro de partículas diesel, também chamado de FPD, é usado em veículos a gasóleo.

O filtro de partículas diesel é composto por uma estrutura em cerâmica, que é construída em forma de favo de mel e cuja superfície foi revestida com metais preciosos.

Atualmente, são utilizados predominantemente dois sistemas FPD.

Com aditivo e sem aditivo.

  • O sistema com aditivo é utilizado preferencialmente pela Peugeot, Citroën e, em algumas variantes de modelos, pela Ford, Mazda, Volvo e BMW. Com este método, é adicionada uma quantidade fixa de aditivo ao gasóleo. Isto reduz a temperatura de combustão da fuligem para 450 °C.
  • O sistema sem aditivo é preferido principalmente pelos fabricantes de motores a gasóleo alemães. Com este método, a temperatura necessária para o processo de regeneração é alcançada através da alteração do tempo de injeção e de uma alimentação adicional de gasóleo.

Funcionamento

O sistema FPD filtra as partículas de fuligem nocivas dos gases de escape do motor.

Quando são alcançadas determinadas condições de condução, o processo de regeneração é iniciado automaticamente. Neste caso, o filtro é regenerado através da queima das partículas de fuligem retidas a alta temperatura.

A regeneração

O sistema FPD tem uma função de regeneração.

Aqui, pode ser feita uma distinção entre dois processos diferentes
(regeneração ativa e passiva).

  • Na regeneração ativa, o limite de enchimento do filtro é determinado por sensores. Se forem ultrapassados valores-limite predeterminados, o módulo de comando do motor inicia o processo de regeneração. O módulo de comando corrige a gestão da injeção e adiciona uma quantidade definida de aditivo (reduz a temperatura de combustão da fuligem) ao combustível, proveniente de um depósito separado. Geralmente, isto acontece aprox. a cada 400–800 km durante a condução em autoestrada.
  • Na regeneração passiva, tal como na regeneração ativa, o limite de enchimento do filtro é determinado por sensores. O módulo de comando do motor altera a gestão da injeção para iniciar o processo de regeneração.

Através do posicionamento do filtro (junto ao motor), são alcançadas as temperaturas dos gases de escape necessárias para o processo de regeneração
(sem necessidade de aditivo).

Geralmente, isto também acontece durante a condução em autoestrada, aprox. a cada 400–800 km.

Atenção: Se o processo de purificação
for interrompido, podem ocorrer danos graves no motor.

Durante a regeneração, pode acender uma luz de aviso, consoante o tipo de veículo. Neste caso, a condução deve ser prosseguida até que a luz de aviso apague.

Se a luz de aviso continuar a piscar ou brilhar, a regeneração do filtro não é possível. Neste caso (para evitar danos graves no motor), deve-se recorrer imediatamente a uma oficina especializada.

As cinzas produzidas pela combustão das partículas de fuligem permanecem no filtro.

Se o filtro estiver saturado de cinzas, deve ser limpo ou, se necessário, substituído.

Aviso importante de segurança As informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado. Qualquer tipo de impressão, distribuição, multiplicação e comercialização do teor deste documento, mesmo que parcial, só é permitido com a nossa autorização expressa por escrito e com indicação da fonte. Apresentações esquemáticas, figuras e descrições têm apenas a finalidade de facilitar a compreensão e exemplificação e não podem ser utilizadas como base para a montagem ou construção. Todos os direitos reservados.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.