O sistema de ar secundário | HELLA

Geral

Com este sistema, são reduzidos os valores de HC (hidrocarboneto) e de CO (monóxido de carbono) durante a fase de arranque a frio (o catalisador ainda não está ativo).

Nos motores a gasolina, que são operados estequiometricamente, é alcançada uma taxa de conversão superior a 90%, graças aos catalisadores de 3 vias. Durante o arranque a frio, são produzidos, em média, até cerca de 80% das emissões de um ciclo de condução.

Mas como o catalisador apenas começa a trabalhar de forma eficiente a partir de uma temperatura de aprox. 300–350 °C, são necessárias outras medidas eficazes para reduzir as emissões durante essa fase inicial. É nesta situação que entra em ação o sistema de ar secundário.

  1. Filtro do ar
  2. Bomba de ar secundário
  3. Módulo de comando do motor
  4. Relé de comando
  5. Válvula de comutação
  6. Válvula combinada

Funcionamento

Geralmente, o sistema de ar secundário ativo é composto por uma bomba elétrica (ver Figura), pelo relé de comando, por uma válvula de comando pneumática e por uma válvula combinada.

O comando do sistema é assumido pelo módulo de comando do motor. Durante o funcionamento do sistema, a bomba elétrica é ativada pelo relé de comando do módulo de comando do motor. Simultaneamente, é acionada a válvula de comando pneumática. Esta abre e permite a atuação do vácuo (proveniente do coletor de admissão) sobre a válvula combinada. O vácuo provoca a abertura da válvula combinada e o ar adicional transportado pela bomba é bombeado para uma posição a jusante das válvulas de saída, no tubo de escape. O sistema de ar secundário é desativado assim que a regulação Lambda entrar em funcionamento. O módulo de comando do motor desativa a bomba elétrica e a válvula de comando pneumática. A válvula combinada é igualmente fechada e, assim, previne que os gases de escape quentes entrem em contacto com a bomba elétrica e a danifiquem.

Sintomas de erros

Devido à inexistência de uma pós-combustão, os gases de escape alcançam valores elevados durante a fase de arranque a frio e a fase de aquecimento. A luz de controlo do motor pode acender nos sistemas que são monitorizados pelo autodiagnóstico do módulo de comando do motor.

Causas da avaria

  • Bomba com defeito
  • Válvula de comando e combinada com defeito
  • Danos devido à infiltração de humidade
  • Alimentação de tensão e massa defeituosa
  • Tubos obstruídos ou com fugas

Localização de erros

Tal como em todos os outros trabalhos de localização e diagnóstico de erros, deve-se começar por um controlo visual e um controlo acústico. Durante o controlo acústico, é possível ouvir a bomba elétrica a trabalhar, se o motor estiver frio e ao ralenti.

Após desligar o motor, o ruído de funcionamento por inércia da bomba também é facilmente audível.

Durante o controlo visual, deve-se verificar todos os componentes quanto a danos. Durante este controlo, deve-se prestar especial atenção às tubagens e uniões de tubos flexíveis.

Estas devem estar corretamente encaixadas nos componentes e não devem apresentar pontos de fricção. Também não podem estar dobradas ou bloqueadas por raios apertados.

Os fusíveis também devem ser verificados quanto a danos. Se não for detetado qualquer erro, deve-se utilizar um aparelho de diagnóstico.

Aviso importante de segurança As informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado. Qualquer tipo de impressão, distribuição, multiplicação e comercialização do teor deste documento, mesmo que parcial, só é permitido com a nossa autorização expressa por escrito e com indicação da fonte. Apresentações esquemáticas, figuras e descrições têm apenas a finalidade de facilitar a compreensão e exemplificação e não podem ser utilizadas como base para a montagem ou construção. Todos os direitos reservados.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.