O calço do travão de disco | HELLA PAGID

Geral

Uma parte importante da estrutura do sistema de travagem é o calço do travão. Juntamente com o disco de travão, o calço do travão, também designado por revestimento de fricção, forma um conjunto de fricção sujeito a desgaste e tem de resistir a cargas extremas.

Para obter os melhores resultados em todas as situações de travagem, a composição do material dos calços de travão tem de estar adaptada ao respetivo sistema de travagem.

Estrutura do calço do travão de disco

O calço do travão tem uma estrutura em camadas. (Fig.)

1. Placa de suporte

2. Cola

3. Camada intermédia

4. Material de fricção

5. Revestimento em pó

6. Medidas secundárias

O calço do travão é baseado numa placa de suporte em aço revestido a pó. Esta é adaptada individualmente aos requisitos do respetivo sistema de travagem em termos de qualidade, resistência e tolerância.

A sua função é dissipar a temperatura e manter o calço na pinça do travão. O revestimento em pó proporciona à placa de suporte uma proteção anticorrosiva eficaz. A cola é aplicada a esta placa de suporte. Colas especialmente desenvolvidas para o efeito unem a massa do calço com a placa de suporte de forma duradoura e, além disso, garantem uma elevada resistência ao cisalhamento. Segue-se a camada intermédia, também designada por Underlayer. Esta melhora a dureza, o comportamento no que a fissuras diz respeito e as características de conforto do calço do travão.

Por fim, é aplicado o material de fricção propriamente dito. O material de fricção tem de cumprir tarefas exigentes e, por essa razão, é ajustado de forma exata à respetiva área de aplicação. Cada fabricante utiliza as suas próprias fórmulas especiais, que, compreensivelmente, são mantidas em segredo. Além disso, podem ser aplicadas medidas secundárias ao calço do travão.

Estas medidas e dispositivos proporcionam ainda um melhor efeito de travagem e um melhor conforto de condução. Estas incluem, por exemplo, o material de fricção chanfrado ou chapas de amortecimento posicionadas na placa de suporte.

Requisitos do calço do travão

Os requisitos funcionais de um calço do travão num veículo a motor dividem-se nas categorias de segurança, conforto e rentabilidade.

1. Segurança

  • Longa vida útil graças à resistência mecânica e à resistência a altas temperaturas (até 800 °C).
  • Estabilidade do coeficiente de fricção em todas as condições de travagem que se verifiquem
  • Resistência a influências ambientais, como água e sujidade
  • Boas propriedades de admissão

2. Conforto

  • Sem ruídos nem vibrações
  • Forças de acionamento baixas no pedal
  • Sem impacto ambiental devido à abrasão

3. Rentabilidade

· Baixo desgaste do revestimento de fricção e do disco de travão

· Baixo peso

· Custos de produção atrativos

Outro requisito não menos importante é, naturalmente, a qualidade de um calço do travão. Devido ao grande número de fabricantes, a União Europeia (UE) estipulou o seguinte.

Na UE, apenas os calços de travão que cumpram o regulamento ECE-R90 podem ser instalados em veículos aprovados para este fim.

Uma marcação correspondente pode ser encontrada na placa traseira do calço do travão.

Composição da matéria-prima do material de fricção

No setor automóvel, é feita uma distinção entre os calços semimetálicos (metal >50%) e os calços fibrosos (metal < 25%).

Para a produção do material de fricção, podem ser utilizadas várias centenas de matérias-primas diferentes.

Estas matérias-primas podem ser divididas nos seguintes grupos:

  1. Metal
  2. Fibras e materiais de enchimento
  3. Lubrificantes sólidos
  4. Materiais aglutinantes
  5. Materiais de reforço do coeficiente de fricção e materiais de transformação

Em média, as fórmulas contêm 25 matérias-primas diferentes.

A utilização de amianto em revestimentos de fricção foi proibida na UE desde a introdução do regulamento relativo ao amianto.

Aviso importante de segurança As informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado. Qualquer tipo de impressão, distribuição, multiplicação e comercialização do teor deste documento, mesmo que parcial, só é permitido com a nossa autorização expressa por escrito e com indicação da fonte. Apresentações esquemáticas, figuras e descrições têm apenas a finalidade de facilitar a compreensão e exemplificação e não podem ser utilizadas como base para a montagem ou construção. Todos os direitos reservados.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.