Mazda CX5 — Luz de controlo do alternador acende

Ficha técnica
FabricanteMazda
ModeloCX 5 (KE)
Código do motor2,2 16V CDI Skyactiv-D
Ano de fabrico2011-2017
SintomaFalha de funcionamento do sistema de carregamento | Luz de aviso i-stop pisca | Luz de controlo do alternador brilha | Polia de roda livre com defeito

Aviso importante de segurança As informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

Mensagem de erro “Falha de funcionamento do sistema de carregamento — Possível paragem do motor” é exibido no Mazda CX5

Se, nos veículos supracitados, for exibida no painel de instrumentos combinado a mensagem de erro “Falha de funcionamento do sistema de carregamento — Possível paragem do motor”, o problema pode dever-se a uma polia de roda livre com defeito. Neste exemplo, a avaria ocorreu imediatamente após o arranque do motor. Adicionalmente acendeu a luz de controlo do alternador e a luz de aviso i-stop piscava.

 

Após abrir o capô do motor, seguido de um controlo visual, foi imediatamente identificada uma correia trapezoidal rasgada como causa do problema. Durante os restantes trabalhos de localização de erros foram detetados sinais acentuados de abrasão de borracha na polia do alternador, o que acabou por dever-se a uma polia de roda livre com defeito.

 

Uma polia de roda livre encravada provoca reações de alteração de cargas nas correias e pode culminar em danos ou, como neste caso, na rutura da correia trapezoidal.

Aviso de reparação

Neste modelo do motor, a bomba da água também é acionada pela mesma correia. Continuar a marcha com a correia trapezoidal danificada pode causar o sobreaquecimento do motor e respetivos danos. Após a reparação, é necessário apagar as respetivas entradas na memória de erros dos módulos de comando.

Aviso de manutenção

A polia de roda livre, também designada por roda livre do alternador, deve ser verificada regularmente, de modo a garantir o funcionamento correto da transmissão do agregado e para evitar danos. Uma roda livre com defeito é identificada através de uma rotação irregular da transmissão do agregado e pelos ruídos causados pela mesma. Um alternador com uma roda livre em perfeitas condições para com algum atraso após desligar o motor.


Isso também pode ser do seu interesse

Qualquer tipo de impressão, distribuição, multiplicação e comercialização do teor deste documento, mesmo que parcial, só é permitido com a nossa autorização expressa por escrito e com indicação da fonte. Apresentações esquemáticas, figuras e descrições têm apenas a finalidade de facilitar a compreensão e exemplificação e não podem ser utilizadas como base para a montagem ou construção. Todos os direitos reservados.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.