Aviso de reparação “Auxílio ao arranque” — Realizar o auxílio ao arranque com um cabo de auxílio ao arranque | HELLA

Aviso de reparação “Auxílio ao arranque”

Realizar o auxílio ao arranque com um cabo de auxílio ao arranque

Se um veículo a motor não conseguir alcançar a velocidade de rotação necessária para o arranque do motor, devido a uma bateria com pouca carga, o arranque do veículo pode ser realizado com a ajuda de uma bateria externa e um conjunto de cabos de auxílio ao arranque. Na maioria dos casos, este procedimento, que também é designado por “ligação direta”, é realizado recorrendo a um segundo veículo e a um cabo de auxílio ao arranque.

Se no local da avaria não estiver presente nenhum técnico de assistência, deve-se prestar atenção aos seguintes pormenores, durante a utilização de cabos de auxílio ao arranque:

  • Para evitar danos na rede de bordo do veículo, deve-se utilizar exclusivamente cabos de auxílio ao arranque adequados, com um corte seccional adequado
  • Antes do auxílio ao arranque, deve-se ler o manual de instruções dos cabos de auxílio ao arranque e os manuais de instruções dos veículos, incluindo os avisos de segurança
  • As baterias dos dois veículos devem ter a mesma tensão nominal
  • Se o auxílio ao arranque for efetuado com o auxílio de outro veículo, deve-se garantir que não existe qualquer contacto entre as carroçarias dos dois veículos

A bateria externa que irá fornecer a voltagem necessária para o arranque do motor deve ter carga suficiente e deve ter a mesma ou semelhante capacidade (Ah) da bateria recetora

Aviso de segurança!

  • De modo a evitar danos materiais e pessoais, não se deve proceder a um auxílio ao arranque, se as baterias estiverem congeladas, danificadas ou com fugas!
  • Não executar qualquer auxílio ao arranque em ambientes potencialmente explosivos!
  • Existe perigo de incêndio, explosão e de queimaduras, se os cabos de auxílio ao arranque forem utilizados incorretamente no veículo!

Preparativos para o auxílio ao arranque

  • Imobilizar os veículos e impossibilitar um deslocamento inadvertido dos mesmos
  • Nos veículos com caixa de velocidades automática deve-se engatar a posição “P” e puxar o travão de estacionamento
  • Nos veículos com caixa de velocidades manual deve-se desengatar a alavanca de velocidades (neutro) e puxar o travão de estacionamento
  • Antes do auxílio ao arranque, deve-se desligar todos os consumidores como, por exemplo, rádio, sofagem, etc. e desligar a “ignição” nos dois veículos

Conectar os cabos de auxílio ao arranque

Observar neste contexto sempre o aviso referente ao tema “Auxílio ao arranque” nos manuais de instruções dos dois veículos!

  1. Conectar o terminal 1, do cabo de auxílio ao arranque vermelho, no polo positivo da bateria carregada (B) e fornecedora de energia.
  2. Conectar o terminal 2, do cabo de auxílio ao arranque vermelho, no polo positivo da bateria recetora, isto, sem carga (A).
  3. Conectar o terminal 1, do cabo de auxílio ao arranque preto, no polo negativo da bateria carregada (B) e fornecedora de energia.
  4. Conectar o terminal 2, do cabo de auxílio ao arranque preto, o mais afastado possível do polo de bateria, no terminal de massa/carroçaria ou no bloco do motor do veículo (A), com a bateria recetora.

A= veículo com bateria recetora de energia/B= veículo com bateria fornecedora de energia

Avisos importantes!

  • O cabo preto não pode ser conectado no polo negativo da bateria recetora. Existe perigo de explosão nas baterias com formação de gases!
  • Nos veículos equipados com sistemas de gestão da bateria, o auxílio ao arranque deve ser realizado através dos pontos de arranque externo localizados no compartimento do motor. Se o auxílio ao arranque for realizado diretamente nos polos da bateria, esse procedimento pode danificar a eletrónica de bordo ou o sensor da bateria.

Fig.

Posição dos pontos de arranque externo

BMW/E90 no compartimento do motor

Realizar o auxílio ao arranque

  1. Ligar o motor do veículo com a bateria fornecedora de energia (B) e deixar trabalhar em rotação ao ralenti
  2. Ligar o motor do veículo (A) com a bateria descarregada
  3. Se o motor não pegar deve-se aguardar cerca de um minuto, no final de cada tentativa de arranque (a qual deve demorar no máximo 15 segundos). Se o motor pegar deve-se deixá-lo trabalhar durante, pelo menos, cerca de 2 minutos, até o motor trabalhar de forma serena e depois retirar os cabos de auxílio ao arranque

Desconectar os cabos de auxílio ao arranque

A desconexão dos cabos de auxílio ao arranque é realizada na ordem inversa.

  • Desconectar o terminal 2, do cabo de auxílio ao arranque preto, do veículo com a bateria recetora
  • Desconectar o terminal 1, do cabo de auxílio ao arranque preto, do veículo com a bateria fornecedora de energia
  • Desconectar o terminal 2 e seguidamente o terminal 1 do cabo de auxílio ao arranque vermelho

Aviso!

No final de um auxílio ao arranque bem-sucedido, deve-se conduzir algum tempo o veículo, com a bateria descarregada, de modo a carregar a bateria.

Para evitar posteriores e consequentes avarias, é aconselhável recarregar a bateria do veículo com um carregador, controlar seguidamente a carga ou proceder à substituição da mesma.

Aviso importante de segurança As informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado. Qualquer tipo de impressão, distribuição, multiplicação e comercialização do teor deste documento, mesmo que parcial, só é permitido com a nossa autorização expressa por escrito e com indicação da fonte. Apresentações esquemáticas, figuras e descrições têm apenas a finalidade de facilitar a compreensão e exemplificação e não podem ser utilizadas como base para a montagem ou construção. Todos os direitos reservados.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.