BACK

Uma quarta-feira de manhã em agosto de 2018. Christoph Salmen nos recebe no átrio da nova HELLA Academy, em Erwitte — para o treinamento HELLA Gutmann "Sistemas de assistência ao motorista“. Aqui, vocês podem encontrar nossa cobertura ao vivo!

20-08-2018

Nos prepararmos para o futuro: é esse o objetivo de hoje do nosso treinador técnico Christoph. Naturalmente, isso não tem a ver com futebol ou atletismo, mas sim com veículos — e, mais concretamente, com o uso de sistemas de assistência ao motorista baseados em câmera ou radar na parte dianteira do veículo.

 

Vamos nessa
Os primeiros participantes já se reuniram na moderna e equipada sala de treinamento pouco após as oito da manhã, pois Deus ajuda quem cedo madruga! Desde mestres de automóveis e técnicos de mecatrônica automotiva de oficinas independentes e oficinas da polícia a especialistas internos da HELLA, todas as áreas estão aqui reunidas — formando, desse modo, uma equipe diversificada e heterogênea!

 

Uma equipe multifacetada

Como Stephan, por exemplo, que é há 18 anos um orgulhoso proprietário de uma oficina e especialista em tudo "o que muitas outras oficinas não ousam fazer", diz ele com um sorriso. Ou como Florian, que trabalha em uma oficina da polícia em Allgäu. Markus, um promissor treinador técnico da HELLA Academy Breisach, também está presente.
Steffen, que é responsável pela CSC Tool no Gerenciamento de produtos da HELLA Gutmann, deixa claro que, na HELLA, o contributo de profissionais experientes é sempre bem-vindo — pois somente assim é possível acompanhar o mercado. Daí sua clara afirmação: "Se vocês tiverem ideias sobre o que podemos melhorar, eu terei todo o gosto em escutá-las".

Com somente 10 participantes, o tamanho da equipe também foi ideal. Um número quase perfeito para poder transmitir o conteúdo do treinamento de forma orientada!

 

Troca de impressões, de igual para igual

Nosso simpático treinador Christoph transmite o vasto know-how. Embora o treinador de 48 anos use a tela de grande dimensão com função de tela tátil para sua apresentação, ele combina também a teoria com a imprescindível prática. Para isso, ele vai apresentando intercaladamente exemplos práticos, como vários faróis e sistemas de câmera. Além disso, ele envolve ativamente os participantes do treinamento e, de modo geral, trabalha de forma muito compreensível e orientada para exemplos. Como mestre de automóveis, ele sabe o que é importante para os participantes do treinamento — e que a teoria pura sem aplicação prática vale somente pela metade.

E é desse modo que é desenvolvido um treinamento empolgante, que lembra mais um workshop dinâmico do que um treinamento "One-Way" típico. Logo após uma hora, fica claro que existe sempre tempo para discussões animadas e uma valiosa troca de experiências com muitas dicas práticas. Cada vez que Christoph "lança" uma dica, Thorsten, que trabalha em uma oficina independente com 15 colaboradores, tem certeza: "É uma boa dica, vou lembrar-me dela". É isso que os treinamentos da HELLA Academy também são: o diálogo, de igual para igual.

 

Onde a teoria e prática se encontram

Não existe aborrecimento em momento algum. Uma vez que existem sempre exercícios práticos na oficina associada. É dessa forma que Christoph consegue um equilíbrio ideal entre a teoria e a prática. Juntos calibramos, por exemplo, a câmera frontal em um Audi RS7 ou ajustamos um sistema de radar frontal com o aparelho de diagnóstico mega macs e a CSC Tool HELLA Gutmann.

Por volta das 16h30, chega ao fim aquele que foi um dia empolgante. Antes de os participantes irem para o hotel ou para casa, conversamos um pouco mais. "Frequentamos regularmente os treinamentos da HELLA Gutmann para nos mantermos atualizados", me conta Florian. "Trabalhamos muito com carros modernos de 2017 ou 2018. Sem treinamentos frequentes, isso não seria possível."

Também para Stephan o know-how vem em primeiro lugar: "Eu quero aprender com os profissionais e receber dicas práticas das pessoas que também desenvolveram os sistemas. Quanto maior for o nosso profissionalismo, maior é a satisfação do cliente", está convencido o entendido mestre de automóveis.

Stefan Löhr, Diretor do Training National na HELLA Gutmann Solutions, sabe exatamente o que os participantes esperam da HELLA Academy: "Nosso objetivo é fortalecer os participantes com know-how específico para os desafios de sua vida quotidiana. Nosso foco é a máxima transmissão de conhecimento. Na HELLA Academy, são estabelecidos os conceitos básicos, assim como é transmitido o know-how tecnológico. Isso é realizado sempre com uma parte prática bastante considerável".

Vocês poderão saber mais sobre a HELLA Academy e o programa de treinamento em www.hella.com/academy