BACK

Revolução digital: o smartphone sobre rodas

01-06-2018

40, 50 anos atrás, os poucos componentes operados eletricamente em um carro eram limitados em poucas funções. Em 2018, a situação é bem diferente: o sistema elétrico e eletrônico se tornaram componentes essenciais dos automóveis modernos.

 

A chegada do barramento CAN no início da década de 1990 é considerada um sinal de partida para a introdução de novas infraestruturas técnicas no carro. Os chamados sistemas de barramento substituíram o "chicote elétrico" convencional, no qual os módulos de comando são conectados diretamente entre si através de linhas individuais. O barramento CAN se estabeleceu como um eficiente sistema de comunicação padrão. Especialistas estimam que os componentes eletrônicos já representam 80% das inovações no segmento premium.

A importância dos sistemas digitais de barramento continuará aumentando nos próximos anos. A necessidade de uma transmissão sólida e flexível de dados multimídia e telemáticos também continuará aumentando nos próximos anos. A revolução digital nos automóveis está em pleno andamento: os automóveis modernos já estão totalmente ligados em rede, os painéis indicadores digitais estão substituindo o clássico velocímetro e os smartphones estão assumindo cada vez mais funções nos automóveis modernos.

 

O smartphone, sendo uma espécie de canivete suíço moderno, tornou-se indispensável no nosso dia a dia. Não admira que os motoristas também desejem usar suas funções preferidas em seus carros. Fiel ao lema "Always on(-line)". Soluções como "MirrorLink", "CarPlay" da Apple ou "Android Auto" da Google, asseguram uma integração sem fios do seu smartphone em seu carro, permitindo-lhe estar sempre on-line. Comum a todas as variantes é a transferência das funções selecionadas do smartphone para o monitor do painel de grande dimensão. Dessa forma, as funções e os aplicativos podem ser usados através do sistema de informação e lazer no automóvel. O controle complicado e perigoso com o smartphone já não é necessário.

 

Porém, o smartphone é capaz de muito mais:

Nem todos apreciam esse desenvolvimento. Especialistas em segurança têm uma visão crítica da demanda dos consumidores por um smartphone que possa ser usado de tantas maneiras quanto possível. Afinal, os smartphones já são um alvo popular para ataques: os smartphones são relativamente inseguros como plataformas abertas e devido aos seus níveis de atualização inconsistentes. Uma forma de aumentar a segurança é dissociar as funções de entretenimento relevantes para a segurança das funções de entretenimento orientadas para o conforto na arquitetura eletrônica.

O smartphone é provavelmente somente uma transição para mudanças muito mais abrangentes. Em um futuro não muito distante, o "Connected Car" será capaz de se comunicar com outros carros (Car-to-Car) ou com a infraestrutura de trânsito (Car-to-X).

O que parece ser um sonho distante no futuro, na verdade não é: atualmente já é possível acessar as informações sobre o estado de um veículo de modo on-line, por exemplo, através de um aplicativo para smartphone. Além do acesso a dados de diagnóstico, também as funções individuais do carro podem ser controladas remotamente. Por um lado, o smartphone já é capaz de substituir a chave do carro e abrir o carro à distância, como um desenvolvimento do chamado "Keyless Go". Além disso, o smartphone também pode ser usado para controlar remotamente o ar-condicionado ou a buzina, por exemplo. E se não lembrar onde estacionou o carro, use o smartphone para obter a localização através do Google Maps...