BACK

O carro reciclável de Eindhoven

16-07-2018

Os neerlandeses não são conhecidos somente por seu seu excelente queijo. Também seus extensos e coloridos campos de tulipas são "tipicamente neerlandeses". A agricultura de alta tecnologia é considerada extremamente produtiva. Não é por acaso que os Países Baixos são o maior produtor de tulipas em todo o mundo. Os alunos da Eindhoven University of Technology se inspiraram nesse fato e desenvolveram um carro reciclável baseado quase inteiramente em matérias-primas renováveis.
Com o Concept Car chamado "Noah", a equipe de projeto pretende demonstrar que a mobilidade individual não tem necessariamente que estar associada a um consumo excessivo de recursos. Sua abordagem central: matérias-primas recicláveis e o uso de energias renováveis.
Assim como no modelo anterior "Lina", a carroceria, o chassi e o compartimento interno do "Noah" são feitos de um material biocompósito. Mais precisamente: a partir de uma combinação de açúcar e o material principal linho. Trata-se de uma fibra natural obtida a partir de plantas de linho. Consta que um total de 90% do material consiste em matérias-primas renováveis
.
 

Potência compacta com energia elétrica
O novo material compósito não é somente totalmente reciclável, como também é muito leve. Consta que o veículo neerlandês de dois lugares pesa somente 350 quilogramas. Um pequeno motor elétrico é suficiente para mover esse baixo peso. Ainda assim, seus 15 kW (cerca de 20 CV) aceleram o "Noah" até um máximo de 100 km/h. Um total de seis baterias modulares conferem ao carro mais sustentável do mundo uma incrível autonomia de 240 quilômetros. De acordo com os desenvolvedores estudantis, o grau de eficiência do motor elétrico é de 97% e chega a 100% em uma velocidade constante.

 

Testes práticos de aprovação para a estrada
Atualmente, a equipe do projeto está trabalhando na aprovação do carro para o tráfego rodoviário. Os alunos estão trabalhando em estreita colaboração com o "RDW", o "Centro de Engenharia Automotiva e Informação" neerlandês.Antes que o "carro reciclável" chegue realmente à estrada, o "Noah" tem que passar por inúmeros testes. Para obter a tão desejada placa de identificação do veículo, o pequeno automóvel ecológico tem que, acima de tudo, comprovar sua capacidade de carga (contínua) e cumprir inúmeros requisitos de segurança.
E talvez o pequeno "Noah" se torne um dia no próximo sucesso de exportação dos Países Baixos.