BACK

HELLA na Automechanika 2018

08-10-2018

A Automechanika é a feira líder do Aftermarket automotivo. De 11 a 15 de setembro, 136.000 visitantes profissionais vieram à Messe Frankfurt para se informarem sobre novos desenvolvimentos e tendências futuras.
Em nossa visita, demos também uma olhada no estande de 1.500 metros quadrados da HELLA, onde havia muito a descobrir. O lema desse ano foi: "A competência OE e diagnóstico". Por um lado, trata-se do apoio que a HELLA, como especialista em iluminação e eletrônica, oferece às oficinas ao longo de todo o processo de reparo — através de uma gama abrangente de ferramentas de diagnóstico e equipamentos para oficinas e através de serviços abrangentes. A feira também contou com inúmeros destaques técnicos, alguns dos quais gostaríamos de apresentar a vocês, mais detalhadamente:

Diagnóstico de veículos "Over the Air"
O diagnóstico remoto deixou há muito de ser um sonho do futuro, pois existe muito potencial no intercâmbio de dados entre veículos e oficinas independentes. Isso não só beneficia o cliente, mas também a segurança rodoviária!
Com o conector de rádio (dongle) da Hella Gutmann Solutions apresentado na Automechanika, os dados do veículo podem ser lidos, independentemente do fabricante, durante a condução (over the air), tais como a pressão do ar dos pneus, os níveis de enchimento atuais dos materiais de serviço ou o estado das pastilhas de freio. Dessa forma, as oficinas independentes podem reagir às necessidades individuais do cliente, apresentar orçamentos e planejar marcações de oficina adequadas. A interconexão de veículos de clientes é realizada em cooperação com a empresa californiana CarForce com base em browser.
Um prerrequisito importante para o diagnóstico: os clientes das vossas oficinas têm que concordar com a transmissão de dados por motivos de proteção de dados!

Competência eletrônica e não só…
Cada vez mais sensores estão sendo implementados em veículos modernos. Até cem dessas unidades de medição estão instaladas em um veículo. Elas asseguram um funcionamento perfeito do motor, valores de gases de escape limpos, um clima agradável no compartimento interno ou servem propósitos de segurança. Os sistemas de assistência ao motorista ou os sistemas de câmera e sensores de radar ajudam o motorista a detectar os perigos ou a estacionar.
A HELLA apresentou inúmeros sistemas de câmera e sensores na Automechanika, demonstrando de forma impressionante sua competência em equipamentos de origem. Em exibição estavam, por exemplo, sensores de rotação, de nível do óleo e de detonação, geradores de pulso, assim como sensores de curso dos pedais do acelerador e do freio. A gama também inclui chaves de controle remoto. O portfólio em Frankfurt foi completado com "clássicos", como elementos luminosos, buzinas de sinalização ou luzes de sinalização para veículos especiais.

Mega macs 77 — Diagnóstico 4.0
O novo mega macs 77 da Hella Gutman Solutions foi lançado na primavera. Muitos de vocês já tiveram a possibilidade de testar o aparelho.
O próximo passo ou desenvolvimento é o "Diagnóstico 4.0" — outro tema central da HELLA na Automechanika. Baseado em uma nova arquitetura de software, o aparelho com tela tátil Full HD terá no futuro uma interface de usuário completamente nova, que também será apresentada em um novo conceito de navegação. Isso resultará em mais simplificações para o vosso negócio diário. No futuro, as possibilidades de aplicação do mega macs 77 também crescerão de forma orientada para processos de oficina digitalizados e para uso independente da plataforma em sistemas baseados em rede.

Competência de freios da Hella Pagid
A Hella Pagid também apresentou sua abrangente gama de acessórios e componentes de freios na Automechanika. Além disso, a empresa apresentou seu abrangente portfólio na área de pinças de freio. A Hella Pagid expandiu recentemente essa opção para incluir novas pinças sem depósito. Para vocês, isso significa que não são necessárias devoluções!
Desde o início de 2018, a Hella Pagid também tem sido a principal entidade patrocinadora da equipe de automobilismo de Andernach, a Racing One. O Ferrari 458 GT3 — o centro das atenções no estande da HELLA — é usado na VLN (Variante Langstreckenmeisterschaft Nürburgring) (Campeonato de Corridas de Endurance em Nürburgring) e tem sido sempre o número um de sua classe nos últimos seis anos. O sistema de frenagem é bastante usado durante as corridas de até 6 horas!

CSC-Tool: calibração de sistemas de assistência ao motorista
Em combinação com uma ferramenta de diagnóstico mega macs, a CSC-Tool permite a calibração precisa de câmeras dianteiras para sistemas de assistência ao motorista (de acordo com as especificações do fabricante). Conjuntos opcionais expandem a CSC-Tool com equipamentos para a calibração de câmeras periféricas e sensores de radar. Tanto o hardware como o software estão permanentemente adaptados aos requisitos do mercado, assegurando uma cobertura permanente dos veículos.
A Hella Gutmann começou recentemente a fornecer a CSC-Tool como uma solução de calibração transportável e móvel. Isso abre possibilidades de aplicação completamente novas para vocês, especialmente se trabalharem para serviços de assistência rodoviária móveis, prestadores de serviços para frotas de veículos ou em uma empresa com várias oficinas.
Foi possível ver a CSC-Tool em ação ao vivo, em Frankfurt.

Gestão térmica e eletromobilidade
Como funciona o circuito de refrigeração e ar-condicionado em veículos elétricos e híbridos?
Para ilustração, foi apresentado na Automechanika um modelo em corte de grande formato com todos os componentes relevantes. O componente principal do circuito de refrigeração é o sistema de refrigeração da bateria, o sistema de ar-condicionado e o compressor de ar condicionado elétrico. Além disso, a Behr Hella Service, especialista em gestão térmica, apresentou bombas elétricas do líquido de arrefecimento que bombeiam líquido de arrefecimento somente quando é necessário. Elas não estão mais acopladas ao motor de acionamento e, portanto, também estão disponíveis durante as fases de parada no sistema automático de partida/parada.

Luz do veículo em um novo nível
Na Automechanika, a HELLA também demonstrou, naturalmente, sua abrangente competência em iluminação de veículos. Nesse contexto, foram apresentados vários sistemas de faróis e luzes de marcha à ré. A gama incluía luzes de xênon, LED e Matrix, bem como faróis de pixels com inúmeras funções adicionais, tais como a distribuição de luz adaptável e antirreflexo e a função de luzes indicadoras de direção animadas.
Os aparelhos de ajuste de faróis da HELLA Gutmann também foram apresentados, o que amplia o portfólio de forma significativa e reforça ainda mais a competência OE líder da HELLA Gutmann.

Os temas centrais da HELLA
A nova orientação estratégica da HELLA ficou expressamente clara na Automechanika 2018. O objetivo é alinhar as atividades de Aftermarket de forma ainda mais consistente com as próprias competências de equipamentos de origem, especialmente nas áreas de iluminação e eletrônica, e interconectá-las estreitamente com o alto nível de experiência em equipamentos para oficinas. Adicionalmente, a HELLA prosseguirá com o desenvolvimento de novos modelos de negócio digitais no segmento de Aftermarket.

Assim, o futuro continua entusiasmante — e, como uma aliada da oficina independente, continuaremos apoiando vocês durante todo o processo de reparo, como vocês podem verificar ao vivo na Automechanika. Para que os carros dos clientes voltem rapidamente para a estrada!