BACK

Apenas um clique para o componente certo com diagnóstico automático

Recorrendo à inteligência artificial, a Hella Gutmann está a dar início a uma nova era no diagnóstico de veículos: o diagnóstico automático. Com a diversidade dos tipos de propulsão e a multiplicidade de sistemas de veículos, a complexidade do diagnóstico também tem aumentado continuamente. Já nos habituámos a essa realidade: o diagnóstico pode ser bastante moroso. Muitas vezes, o diagnóstico de um erro ou avaria é dificultado por diversas variáveis. Assim, por exemplo, pode ser que o mesmo código de erro seja atribuído a diferentes ocorrências e erros. Ou, então, a lista dos erros exibidos é tão longa que um técnico, sem conhecimento de todas as correlações, apenas pode adivinhar por onde começar a pesquisa. Neste contexto, a Hella Gutmann persegue há já vários anos o objetivo de tornar o diagnóstico tão confortável, eficiente e fiável quanto possível. Já o conceito de reparação em tempo real, introduzido em 2010, foi um verdadeiro marco nesta direção. Mas conseguimos melhor. Agora, a Hella Gutmann está a dar início a uma nova era com o "Diagnóstico Automatizado" (DA). Com o DA foi possível implementar as competências de diagnóstico e de reparação adquiridas ao longo de décadas, no diagnóstico de veículos, através da criação de um modelo de IA (IA=Inteligência Artificial). Assim, pela primeira vez na história do diagnóstico automóvel, concretizámos três máximas decisivas:

• Diagnóstico de veículos com menos de três cliques • Identificação do componente com defeito • Know-how do Call Center Técnico integrado no mega macs

Processo de diagnóstico automatizado até à localização do componente com defeito

Tal como uma caixa de velocidades automática inteligente, o mega macs seleciona automaticamente em modo DA o próximo passo de diagnóstico e guia o utilizador pelo processo de diagnóstico. O sistema DA decide quais os passos seguintes a tomar para identificar as possíveis causas e, por fim, para resolver a avaria. Graças à IA, os mega macs em modo DA conhece o procedimento mais curto para cada diagnóstico do sistema, quais os sistemas que estão instalados no veículo e quais parâmetros são relevantes para o processo de diagnóstico. mega macs é capaz de os correlacionar e avaliar — de forma muito semelhante a uma caixa de velocidades automática que toma a decisão correta em cada situação de marcha. E, naturalmente, o DA com os mega macs também oferece uma função "Tip-tronic". O utilizador pode seguir todos os passos automatizados em tempo real e tem a possibilidade de intervir manualmente em qualquer momento. No final, o DA sugere ao utilizador o componente ou peça sobressalente com defeito mais provável e fornece informações adicionais necessárias, tais como instruções de instalação. O “Diagnóstico Automatizado” é um sistema inteligente que vai melhorando continuamente. O DA funciona com base em cerca de 2 mil milhões de códigos de erro históricos e cerca de 5 milhões de casos registados estatisticamente pelo Call Center Técnico. Já nesta fase, a probabilidade de identificação dos componentes com defeito é de cerca de 80%. Esta elevada taxa de sucesso será continuamente melhorada, graças à IA e ao feedback de mais de 120 especialistas automóveis. O DA será integrado no software de diagnóstico SDI do mega macs no final de 2022 e ficará, assim, automaticamente disponível para todos os utilizadores de mega macs devidamente configurados.