Recorde Mundial do Guinness: Bartosz Ostalowski faz drift espetacular

A velocidade no velocímetro aumenta cada vez mais, o motor ruge, a traseira derrapa, o carro “drifta” controladamente pela curva — um drift perfeito a uma velocidade de 231,66 km/h! Ao volante do BMW E92 está Bartosz Ostalowski, o único condutor profissional do mundo que conduz com os pés. Com esta manobra ousada, Bartosz Ostalowski faz história no desporto motorizado: Bartosz estabelece um Recorde Mundial do Guinness na categoria do drift mais rápido do mundo, com um veículo conduzido com o pé!

Bartosz Ostalowski tem gasolina no seu sangue

É sobre quatro rodas e com muitos cavalos que Bartosz Ostalowski se sente em casa. O seu lema: "Impossível" não é opção. Bartosz compete com sucesso no Campeonato Polaco de Drift e nas ligas europeias com condutores sem mobilidade reduzida. Em 2019, terminou em 3.º lugar na classificação geral da classe DMP PRO2, ganhando o título de Vice-Campeão de Drift da Polónia. "A procura e superação de novos desafios motivam-me. Ao longo de toda a minha vida, tento superar diversas barreiras. Desta vez, o meu objetivo era quebrar o limite de velocidade e estabelecer um Recorde Mundial do Guinness", explica Bartosz Ostalowski.

O seu drift espetacular destrona Jakub Przygoński, o anterior polaco detentor do recorde para o drift mais rápido. Na sua tentativa de bater o recorde mundial, Bartosz Ostalowski bateu Przygoński por 13,96 km/h, garantindo assim o título. "Estou extremamente feliz por ter atingido o meu objetivo! A esta velocidade sente-se todas as irregularidades do piso — tudo é muito rápido. Esta é uma experiência que não pode ser comparada a mais nada. Estou orgulhoso porque provei, uma vez mais, que existe um enorme potencial em cada um de nós, que nos permite ter sucesso", diz Bartosz Ostalowski.

Recorde mundial num BMW com 1000 CV

O cenário da tentativa bem-sucedida do recorde mundial foi o aeródromo Piła na Polónia. Aqui existe uma pista de 2 quilómetros de comprimento e 60 metros de largura, que permite velocidades elevadas e garante as condições de segurança necessárias. Para o registo da velocidade e do ângulo de inclinação foram utilizados dispositivos de medição de alta precisão — afinal de contas, o drift espetacular tinha de ser documentado sem qualquer sombra de dúvidas. Mas obviamente, Bartosz Ostalowski não só precisava de uma pista adequada para o seu desafio, mas também de um veículo adequado. Sob o capô do seu BMW, de nome "Fury", está um potente motor LS3 V8 de 7 litros com 2 turbocompressores, debitando 1000 CV e um binário máximo de 1280 Nm. Para a transmissão da força bruta na estrada, é utilizada uma transmissão automática 8HP90 ZF com controlo individual.

A HELLA apoiou o desafio do recorde mundial

Bartosz Ostalowski foi apoiado, entre outros, pela HELLA na tentativa de estabelecimento de um novo recorde. "Testemunhar a tentativa recorde ao vivo foi impressionante, porque não esperava assistir a tais velocidades. Foi pura loucura! Bartosz mostrou-nos que a “normalidade” é sobrevalorizada e que vale a pena nadar contra a corrente", diz Marcin Rozner, Product Marketing Manager na HELLA Polónia.