Freios com defeito — Erros e defeitos frequentes
Aqui poderá encontrar informações básicas úteis e dicas valiosas relacionadas com a temática dos freios.
Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
Informações básicas sobre problemas e respectivas causas em freios de disco.
Controlar, detectar, event. substituir: dicas para a prevenção de reclamações
Um requisito fundamental para qualquer reparo é a limpeza de todos os componentes e a consequente lubrificação dos componentes necessários na área dos eixos guia para a pastilha do freio ou nos pontos de apoio das sapatas do freio com uma pasta (da nossa gama de produtos) não condutora, resistente a altas temperaturas, sem partículas sólidas (sem metais) e adequada para veículos ABS.
Não usar pasta de cobre!
Todos os componentes que não se encontrem em bom estado devem ser substituídos seguindo rigorosamente as instruções do fabricante do veículo, do sistema e do freio. O respeito pelos avisos ajuda a evitar problemas técnicos e reclamações.
Prestar atenção ao folheto informativo!
Prestar atenção às informações constantes nos folhetos informativos das embalagens da pastilha do freio de disco HELLA BRAKE SYSTEMS. Aqui constam avisos sobre prescrições de montagem específicas como, por exemplo,
Atenção nos veículos com um freio eletro-hidráulico!
Nos veículos equipados com um freio eletro-hidráulico (p. ex. SBC Sensotronic Brake Control), a substituição das pastilhas e do fluido para freios nunca deve ser efetuada em simultâneo! Os trabalhos no sistema de frenagem eletro-hidráulico somente podem ser realizados por pessoal devidamente treinado para o efeito.
Prestar atenção às prescrições dos fabricantes do veículo e do sistema de frenagem!
As prescrições dos fabricantes do veículo e do sistema de frenagem relativas ao reparo e à manutenção têm que ser respeitadas.
No âmbito dos trabalhos de reparo podem ser necessárias medidas de controle adicionais como, por exemplo, o controle da concentricidade (empenamento do disco) e o controle da diferença de espessura (discos com espessuras diferentes) do disco de freio.
Aviso:
Um empenamento simples do cubo tem como consequência um empenamento duplo do disco, na borda externa do cubo da roda.
A medição da diferença de espessura de um disco do freio somente pode ser controlada com ferramentas de medição especiais. Porém, a medição também pode ser efetuada com uma precisão satisfatória com um parafuso micrométrico que apresente uma precisão de medição de ± 0,001 mm.
Para isso, deve-se efetuar a medição em 12 a 15 locais do perímetro, bem como aprox. 10–15 mm abaixo do raio de fricção exterior. Consoante o tipo de veículo, uma diferença de espessura de 0,012 mm a 0,015 mm pode provocar o aparecimento de vibrações. Por essa razão, esses valores não podem ser ultrapassados em discos novos.
Não ajuda em nada
Muito útil