BACK

Uma questão complicada — a substituição de uma embreagem em um Smart Fortwo

31-01-2019

Nesse caso de reparo gostaríamos de mostrar a você que mesmo a substituição aparentemente simples de uma embreagem em um Smart Fortwo 451, 1.0 MHD, 2007–2014 pode, no fundo, representar uma questão complicada.
Após o reparo, o técnico se deparou com uma situação de falha na partida do motor e foram exibidos três traços no display do veículo.
O que aconteceu?
Após a substituição da embreagem, o técnico quis programar o novo componente usando o aparelho de diagnóstico, mas isso não levou ao resultado desejado.
Ao mesmo tempo, o erro "P1800 Adaptação com erros" foi lido da memória de erros. Apesar de um novo controle dos trabalhos realizados e de outras tentativas de efetuar uma adaptação da caixa de câmbio, não foi possível obter qualquer resultado positivo.
Após consulta com a linha de atendimento de diagnóstico, a explicação que veio em seguida ajudou a esclarecer o assunto.

A solução

A partir de uma quilometragem de aprox. 100.000 km, esse fenômeno pode ocorrer com mais frequência. Um eixo quebrado do motor elétrico no interior do atuador da embreagem é o motivo pelo qual, nesse caso, nem a embreagem nova nem a caixa de câmbio podem ser programadas.
Se o motorista ignorar as dificuldades de câmbio de velocidade esporádicas da caixa de câmbio automática durante um longo período de tempo, a experiência tem demonstrado que essas quebras de eixo ocorrem com mais frequência. Com um eixo defeituoso, o módulo de ajuste não é mais acionado de forma suficiente, o que resulta em uma resposta com erros para o aparelho de comando da caixa de câmbio. Assim sendo, um prerrequisito para uma partida bem-sucedida do motor deixa de ser facultado.

Nossa dica de reparo

No que diz respeito ao reparo da embreagem, você deve controlar simultaneamente o atuador da embreagem, incluindo o motor elétrico e, se necessário, substituir. Em seguida, vocês podem realizar os ajustes básicos necessários com o aparelho de diagnóstico.

Com base nessas informações, o técnico controlou os componentes mencionados. Os componentes defeituosos foram substituídos e o reparo foi concluído com sucesso.