BACK

Carro de sonho com 210 CV — o Memminger Roadster 2.7

18-09-2018

A empresa Memminger Feine-Cabrios & Stahlbau GmbH é uma das melhores referências quando se trata de restaurações de fuscas com profissionalismo e alta qualidade. Há cerca de duas décadas que Georg Memminger e sua empresa têm vindo a restaurar o VW Fusca em Reichertshofen, na Baviera. Sua própria exigência: nada menos que restaurar Oldtimers com a qualidade de carros novos. E com o Memminger Roadster 2.7, Georg Memminger desenvolveu seu carro de sonho — um exemplo fantástico da engenharia automotiva alemã.

Entre 1938 e 2003, foram produzidos mais de 22,5 milhões de exemplares do lendário fusca. Qualquer pessoa que procure um fusca nos respectivos comércios de carros usados não encontra, na maior parte dos casos, mais de 1.000 ofertas. A maioria desses exemplares provavelmente não entraria na oficina de Georg Memminger; os próprios padrões de qualidade da empresa são muito elevados. A Memminger usa principalmente peças novas de produção própria ou peças originais e/ou reproduções.

Especialista em fuscas há mais de 20 anos
"Estabelecemos o objetivo de construir nada menos que o melhor fusca. Nossos conversíveis e sedãs não são, portanto, comparáveis com outros veículos no mercado", segundo o site da empresa. E dá para acreditar imediatamente nisso quando se observa o trabalho dos especialistas em fuscas.
O Memminger Roadster 2.7 é o ex-libris da paixão por fuscas. Visualmente, o carro é quase idêntico ao fusca. E, de fato, ele é baseado em um fusca original com uma distância entre eixos de 2.444 milímetros. No entanto, o Roadster é um verdadeiro carro esportivo com motor central e um chassi tubular de aço. 

Relação potência/peso ao nível da Porsche
Debaixo do capô trabalha um motor boxer de 2,7 litros, refrigerado a ar, de quatro cilindros, desenvolvido pela própria Memminger. Os seus 210 CV somente pesam 800 quilos. Isso resulta em uma relação potência/peso ao nível de um Porsche 911 Carrera atual!
Georg Memminger conta com rodas de 18 polegadas com pneus 225/45-18 na parte dianteira e 255/40-18 na parte traseira para aplicar o potencial de dinâmica de condução do Roadster na estrada. Além disso, é usado um potente sistema de frenagem do repertório da Porsche. Além disso, os suportes das rodas e os braços tensores diagonais foram reforçados. 

Experiência de condução simplista
Georg Memminger, por outro lado, renunciava o uso de muitos componentes eletrônicos. No Memminger Roadster 2.7, o foco está na condução. O homem por trás do projeto está convencido: pedal do acelerador, volante, tacômetro, velocímetro e alavanca de velocidades devem ser suficientes para alcançar o máximo prazer de condução.
Qual é a probabilidade de ver o Memminger Roadster 2.7 na estrada um dia? Muito baixa: Georg Memminger planeja produzir 20 exemplares do veloz Roadster.

Mesmo que o Memminger Roadster renuncie em grande parte da vertente eletrônica: se vocês ainda tiverem dúvidas sobre o tema, poderão encontrar as respostas aqui: https://www.hella.com/techworld/de/Technik/Elektrik-Elektronik-205/
 

Setembro de 2018