5 passos para a oficina de veículos elétricos — Um guia

Vamos começar por um número com muitos zeros: 4,3 milhões. Segundo a Statista, este é o número de veículos elétricos que estarão nas estradas europeias em 2029. E o que acontece se um deles avariar? Esta é a questão que as oficinas independentes se devem colocar. Neste momento, ainda está aberta a janela de oportunidade para se posicionar como uma oficina de veículos elétricos e ganhar vantagem sobre os seus concorrentes. Porque, mesmo que evite uma conversão por enquanto, acabará por ter de servir clientes com veículos elétricos.

Contudo, há uma série de aspetos a ter em consideração para garantir que a conversão para a nova tecnologia e os trabalhos com a mesma decorram sem problemas. Enquanto fabricante de componentes para veículos elétricos e acessórios de alta qualidade para oficinas, a FORVIA HELLA dispõe de todos os conhecimentos técnicos necessários. Para garantir uma transformação exemplar da sua oficina, sabemos o quão fundamental é ter um plano pensado ao pormenor. Este artigo foi criado exatamente com isso em mente. Mostramos-lhe como as oficinas podem preparar-se para a reparação e manutenção de veículos com motores elétricos.

Vamos então dar os primeiros passos rumo à nossa própria oficina de veículos elétricos:

1. Obter know-how e certificados

Os veículos elétricos e os motores de combustão diferem fundamentalmente em termos dos seus componentes, do seu funcionamento e da sua manutenção. Muitos sistemas de mobilidade elétrica são mais digitalizados do que os motores de combustão, o que significa que, durante as reparações, os mecânicos devem ter em consideração o lado do software. Além disso, o trabalho com eletricidade de alta voltagem impõe exigências rigorosas em matéria de segurança no trabalho.

 

A base para o estabelecimento de uma oficina de veículos elétricos reside, portanto, na formação dos colaboradores. Esta deve ter lugar de forma regular e não apenas numa fase inicial — a mobilidade elétrica é um mercado orientado para a inovação, no qual ainda existe a possibilidade de grandes saltos tecnológicos.

 

Além disso, a sua oficina deve obter os certificados adequados. A obrigatoriedade de certificado varia consoante a região — na União Europeia ou nos EUA, não existem requisitos de certificação generalizados para as oficinas de veículos elétricos. Em vez disso, cada Estado-Membro ou estado federal impõe às oficinas requisitos específicos. Na Alemanha, por exemplo, é obrigatória uma formação contínua para se tornar um especialista em alta voltagem (FHV — Fachkundigen Person Hochvolt). Para além da obrigatoriedade, os certificados oferecem também uma mais-valia que não deve ser subestimada: a sua existência reforça a confiança dos clientes nos seus serviços.

 

Oferecemos cursos de formação prática em sistemas de alta voltagem e gestão térmica, especialmente adaptados ao setor de veículos elétricos e híbridos. Na HELLA Academy, os seus colaboradores aprendem a lidar com defeitos específicos em componentes elétricos e a ter uma conduta favorável à segurança no local de trabalho. Através dos cursos de formação contínua na HELLA Academy, os mecânicos podem também obter certificados FHV.

image

A HELLA Academy oferece cursos de formação contínua para se tornar um técnico especializado em trabalhos em sistemas de alta voltagem isolados (FHV).

2. Estabelecer uma infraestrutura para a oficina de veículos elétricos

Caso pretenda construir a sua oficina de veículos elétricos, a instalação de elevadores específicos é indispensável. Para que os mecânicos possam aceder à bateria e a outros componentes em veículos elétricos, é necessária tecnologia de elevação específica. As plataformas devem também ser adequadas ao peso e ao design dos veículos elétricos.

 

Os proprietários das oficinas devem incluir nos seus planos a instalação de postos de carregamento para motores elétricos. Estes aparelhos permitem que os veículos sejam carregados enquanto estão a ser realizados trabalhos nos mesmos — uma verdadeira vantagem de serviço para os clientes. É aconselhável instalar a infraestrutura de carregamento juntamente com os elevadores numa área de alta voltagem visivelmente separada da oficina.

 

Por último, além do equipamento técnico, é necessário ter em consideração o nível de digitalização. As soluções de software para a gestão dos processos da oficina significam um ganho em termos de eficiência e de visão geral, uma vez que ajudam a coordenar da melhor forma o tempo e os recursos humanos necessários para os trabalhos de reparação em motores de combustão e elétricos.

3. Adquirir ferramentas especiais

A boa e velha catraca continuará a ser necessária para os veículos elétricos. Contudo, as oficinas também precisam de se abastecer de uma gama considerável de ferramentas especializadas para a reparação de veículos elétricos e híbridos.

 

A tecnologia avançada de inspeção e de medição desempenha um papel importante na manutenção de veículos de alta voltagem e das respetivas baterias. Os aparelhos de diagnóstico, como, por exemplo, o mega macs X da Hella Gutmann, foram especificamente desenvolvidos para a manutenção de veículos elétricos. Estes aparelhos permitem um diagnóstico de erros de elevada precisão e a eliminação dos mesmos.

image

A manutenção de motores elétricos requer ferramentas especiais e isoladas.

4. Disponibilizar equipamento e informações de segurança

Trabalhar com motores de alta voltagem coloca às oficinas novos desafios em termos de segurança. Em primeiro lugar, as oficinas têm de disponibilizar a cada colaborador o devido equipamento de proteção individual (EPI). Isto inclui luvas isolantes, viseiras e vestuário de proteção geral. Note-se que alguns países têm catálogos de regulamentos que os EPI têm de cumprir para serem admitidos para trabalhos de alta voltagem. Na Alemanha e na Europa, por exemplo, a Diretiva EPI 89/686/CEE define os critérios para este tipo de vestuário de proteção.

 

As ferramentas que os colaboradores de uma oficina de veículos elétricos manuseiam diariamente também têm de estar revestidas com materiais isolantes. Além disso, a existência de sinalização precisa e clara na área de alta voltagem e a afixação e suspensão de materiais informativos contribuem para aumentar a segurança no trabalho. E, caso ocorra um incidente, a existência de barras de salvamento isoladas que possam ser utilizadas para retirar pessoas em segurança de uma área de alta voltagem podem revelar-se essenciais para salvar vidas.

image

As áreas de alta voltagem nas oficinas têm de estar identificadas de forma clara.

5. Assegurar o reabastecimento de componentes

O carro está na sua oficina de veículos elétricos, o aparelho de diagnóstico detetou o defeito, as ferramentas com cabos de plástico estão prontas — falta apenas a peça sobresselente. Também neste aspeto é necessário que as oficinas reconsiderem e se preparem. Isto porque muitos concessionários continuam a especializar-se em peças para motores de combustão. Encontrar um grossista que tenha em stock uma gama de peças Aftermarket para veículos elétricos que possa ser solicitada a curto prazo não é tarefa fácil — especialmente se uma oficina tiver de realizar trabalhos em veículos elétricos de diferentes fabricantes.

 

Enquanto profissionais do Aftermarket, sabemos como é vantajoso para as oficinas e os grossistas pouparem tempo e dinheiro se puderem obter todas as peças sobresselentes relevantes a partir de uma única fonte — sem comprometer a qualidade. Por essa razão, estamos a expandir sistematicamente a nossa gama de componentes de alta qualidade para veículos elétricos.

 

Consulte o nosso catálogo para saber que peças sobresselentes são particularmente importantes e, por fim, escolha um grossista que as possa fornecer de forma rápida, abrangente e fiável.

Preparado para o futuro com a sua própria oficina de veículos elétricos

A adaptação de uma oficina de veículos elétricos ao setor da mobilidade elétrica exige formação, equipamento e infraestruturas — e, não menos importante, investimento. Na verdade, os especialistas estimam que os custos de investimento (em euros) para a instalação de um posto de trabalho desta natureza rondam os cinco dígitos. Contudo, o retorno sobre o investimento para os corajosos heróis das oficinas é muito mais elevado: de acordo com a Statista, o volume de mercado global poderá aumentar para 990,4 mil milhões de dólares americanos até 2029. Isto significa que o investimento na expansão da própria oficina para serviços de mobilidade elétrica pode ser amortizado a médio prazo.

 

E se precisar de ajuda neste aspeto: a HELLA Academy e a gama de peças Aftermarket da HELLA para veículos elétricos estão sempre à sua disposição.