Serviço de ar condicionado em oficinas: como manter os vossos clientes frescos

Um olhar sobre o calendário sazonal das oficinas revela-vos os profissionais das oficinas: a época de verão e de férias está em pleno andamento! Por isso, é altura de prestar um pouco mais de atenção ao sistema de ar condicionado do seu automóvel — afinal, querem que os vossos clientes mantenham a cabeça fria e cheguem ao seu destino em segurança, mesmo com temperaturas tropicais. Para vocês, isto significa o seguinte: o melhor é atualizar agora os vossos conhecimentos sobre o serviço de ar condicionado. Para aqueles que ainda não têm o certificado: porque não adquirir o comprovativo de conhecimentos técnicos em sistemas de ar condicionado diretamente através da nossa oficina do conhecimento, a HELLA Academy? Neste curso de formação detalhado, irão aprender tudo sobre os princípios físicos da tecnologia de refrigeração, os componentes de um sistema de ar condicionado e como lidar com substâncias perigosas.

Mas caaaalma! Antes que todos se apressem a inscrever-se — como um verdadeiro aliado da oficinas independentes, não faremos assim tanto suspense. Resumimos para vocês as informações mais importantes sobre o serviço de ar condicionado.

Serviço de ar condicionado — é só conversa fiada?

“É só mais um esquema para ganharem mais dinheiro!” — é provável que algum dos clientes da vossa oficina já fez este tipo de comentário quando lhe recomendou a manutenção do sistema de ar condicionado do seu automóvel. Contudo, um sistema de ar condicionado a funcionar corretamente é muito mais do que “conversa” para ganhar dinheiro: atualmente, os sistemas de ar condicionado fazem parte do equipamento de série da maioria dos automóveis — e por boas razões. Garantem o conforto e a segurança, regulando a temperatura no habitáculo para um determinado número de graus. Se o veículo ficar demasiado quente, a concentração do condutor e, consequentemente, a sua velocidade de reação diminuem. Numa situação de trânsito perigosa, é precisamente esta diminuição que pode fazer a diferença entre um acidente e a ausência de feridos. A verificação regular do sistema de ar condicionado deve, portanto, fazer parte do programa padrão da oficina. Se os proprietários de automóveis negligenciarem a manutenção do ar condicionado, podem também ocorrer danos nos componentes, cuja reparação é consideravelmente mais cara do que a própria manutenção do ar condicionado.

Revisão e o serviço de ar condicionado passo a passo

Agora dispõem de bons argumentos caso mais algum cliente duvide da necessidade de um serviço de ar condicionado. Não têm de quê! Vamos continuar com as tarefas concretas que fazem parte da manutenção e conservação do ar condicionado. Aqui, fazemos a distinção entre a revisão do ar condicionado “mais rápida” e o serviço de ar condicionado mais abrangente.

Revisão do ar condicionado

Um indício típico de que está na altura de efetuar uma revisão do ar condicionado: o ar condicionado emite um cheiro a mofo. A causa reside normalmente no filtro do habitáculo. Este filtra pólen, poeira e partículas de sujidade do ar, antes de este poder fluir de forma limpa e refrigerada para o interior do habitáculo. Contudo, um filtro como este é apenas um... bem, um filtro... e atinge os seus limites ao fim de algum tempo. Forma-se condensação nas suas lamelas, onde se vão acumulando gradualmente bactérias, fungos e microrganismos. E se esta imagem desagradável não for motivo suficiente para convencerem os vossos clientes: tudo isto pode também ser prejudicial para a saúde. É por essa razão que é necessário efetuar regularmente a substituição do filtro do habitáculo e a desinfeção do evaporador. A sua lista de tarefas para a revisão do ar condicionado inclui também a verificação do compressor, do evaporador, do condensador ou da válvula de expansão. Também não se deve esquecer de verificar os tubos flexíveis e as ligações quanto a eventuais fugas — o que, aliás, é também positivo para o ambiente. É aconselhável efetuar a revisão do ar condicionado a cada 12 meses.

 

Resumo das etapas essenciais:

 

•    Controlo visual de todos os componentes •    Verificação do funcionamento e do desempenho •    Substituição do filtro do habitáculo •    Se necessário, desinfeção do evaporador

Serviço de ar condicionado

10% — é esta a quantidade de agente refrigerante que até os sistemas de ar condicionado novos perdem todos os anos através dos tubos flexíveis, vedantes, etc. Mas menos agente refrigerante também significa menos capacidade de refrigeração. Além disso, existe o risco de danos no compressor devido à falta de lubrificação. O filtro secador garante que o agente refrigerante está isento de humidade e sujidade. O serviço de ar condicionado deve ser efetuada a cada 2 anos.

 

Resumo de todas as etapas:

 

•    Controlo visual de todos os componentes •    Verificação do funcionamento e do desempenho •    Substituição do filtro secador •    Se necessário, desinfeção do evaporador •    Mudança do agente refrigerante •    Teste de estanqueidade •    Substituição do filtro do habitáculo     

Esperamos que a nossa breve atualização sobre a revisão e serviço de ar condicionado vos tenha preparado para o verão da melhor forma possível! E não se esqueçam de visitar a HELLA Academy. Lá, podem encontrar não só o curso para o comprovativo de conhecimentos técnicos em sistemas de ar condicionado, mas também todo o nosso programa de formação!