Qual é o estado de saúde da bateria de alta voltagem? Futuramente existirão duas possibilidades na oficina

A bateria de alta voltagem é o componente essencial de um veículo elétrico e é o componente mais dispendioso. Do seu "estado de saúde" (State of Health = SoH) dependem a potência, autonomia e o valor comercial do veículo. Assim, o diagnóstico da bateria é um fator de crescente importância no dia a dia das oficinas e no mercado de venda de veículos usados.

Com o diagnóstico de bateria "Basic" e o diagnóstico de bateria certificado "Pro", a Hella Gutmann segue no encalce de duas soluções. O diagnóstico "Basic" do SoH, através da leitura dos parâmetros internos do veículo, habilita as oficinas a oferecer uma informação rápida sobre o estado da bateria de alta voltagem, por exemplo, no âmbito de um serviço de manutenção. Os parâmetros definidos pelo respectivo fabricante automotivo como, por exemplo, a voltagem das células, a impedância das células e SoH, fornecem as informações necessárias para a detecção de células de baixa potência. Além disso, esses parâmetros são a base perfeita para um bom atendimento ao cliente, por exemplo, em relação ao uso correto da bateria e ao valor residual do veículo. O equipamento de diagnóstico mega macs mais recente (a partir da versão do software 67) permite o diagnóstico da bateria de alta voltagem através dos vários parâmetros em poucos minutos, na variante "Basic".

Variante "Pro" para oficinas, peritagens e muito mais

Para obter um diagnóstico independente do SoH, sem estar limitado aos parâmetros definidos pelos fabricantes automotivos e, assim, permitir um diagnóstico objetivo do veículo, a Hella Gutmann está desenvolvendo em parceria com a Battery Quick Check GmbH (uma Joint venture da TÜV Rheinland e TWAICE Technologies GmbH) o diagnóstico da bateria de alta voltagem "Pro". O diagnóstico usando algoritmos de diagnóstico inteligentes, fornece fatos objetivos sobre o SoH real da bateria de alta voltagem e permite tirar elações sobre o modo e tipo de uso até à data. Este é um ponto importante, por exemplo, nas peritagens de veículos para locadores e seguradoras, pois a frequência de descargas rápidas ou profundas acelera de forma flagrante o processo de envelhecimento de uma bateria de íons de lítio. Em contraste com as soluções existentes no mercado, a Hella Gutmann e seus parceiros não apostam em cargas de bateria demoradas enquanto dirigem. Em vez disso, são realizadas cargas controladas por software, através do equipamento de diagnóstico mega macs X e Wallbox durante o processo de carga, por exemplo, na oficina. Os valores medidos são imediatamente analisados algoritmicamente. O diagnóstico da bateria de alta voltagem "Pro" não deverá demorar mais do que uma hora. Um certificado final, com o processo certificado pela TÜV Rheinland, documenta a avaliação independente do estado de saúde da bateria de alta voltagem, formando, assim, a base inquestionável para peritagens e avaliações dos valores residuais dos respectivos veículos.