Mazda CX5 — Luz de controlo do alternador acende
| Ficha técnica | |
| Fabricante | Mazda |
| Modelo | CX 5 (KE) |
| Código do motor | 2,2 16V CDI Skyactiv-D |
| Ano de fabrico | 2011-2017 |
| Sintoma | Falha de funcionamento do sistema de carregamento | Luz de aviso i-stop pisca | Luz de controlo do alternador brilha | Polia de roda livre com defeito |
Mensagem de erro “Falha de funcionamento do sistema de carregamento — Possível paragem do motor” é exibido no Mazda CX5
Se, nos veículos supracitados, for exibida no painel de instrumentos combinado a mensagem de erro “Falha de funcionamento do sistema de carregamento — Possível paragem do motor”, o problema pode dever-se a uma polia de roda livre com defeito. Neste exemplo, a avaria ocorreu imediatamente após o arranque do motor. Adicionalmente acendeu a luz de controlo do alternador e a luz de aviso i-stop piscava.
Após abrir o capô do motor, seguido de um controlo visual, foi imediatamente identificada uma correia trapezoidal rasgada como causa do problema. Durante os restantes trabalhos de localização de erros foram detetados sinais acentuados de abrasão de borracha na polia do alternador, o que acabou por dever-se a uma polia de roda livre com defeito.
Uma polia de roda livre encravada provoca reações de alteração de cargas nas correias e pode culminar em danos ou, como neste caso, na rutura da correia trapezoidal.