Controlar a sonda lambda com o equipamento de diagnóstico dos gases de escape
Um dos controles mais rápidos e mais simples é a medição com um aparelho de medição de quatro gases.
O controle é realizado da mesma forma que o exame dos gases de escape. Com o motor quente, é aplicado ar falso através de uma mangueira específica, criando uma grandeza perturbadora. Através da modificação da composição dos gases de escape, o valor lambda calculado e transmitido pelo equipamento de diagnóstico dos gases de escape sofre alterações. O sistema de preparação da mistura tem que identificar essa alteração, a partir de um valor específico, e deve proceder à sua regulagem dentro de um período específico (60 segundos durante o exame dos gases de combustão). Assim que a grandeza perturbadora for retirada, o valor lambda deve ser regulado para o valor original.
Geralmente, devem ser consultados os valores fornecidos pelo fabricante, relativos à aplicação da grandeza perturbadora e aos valores lambda.
Com esse tipo de controle, é somente possível identificar se a regulagem lambda funciona corretamente. Não é possível um controle elétrico. Nesse procedimento, existe o perigo de os modernos sistemas de gestão de motores comandarem a mistura, de modo que λ = 1, apesar de a regulagem lambda não funcionar corretamente.


