As características e o estado do pavimento são essenciais para permitir uma regulagem exata dos faróis. Nesse sentido, existe uma norma para essa situação (DIN ISO 10604), na qual é especificada a "superfície de controle", bem como as respectivas tolerâncias.
Se essas tolerâncias não forem respeitadas, até mesmo os desvios mais pequenos podem ter grande influência sobre a
distribuição da luz
.
Um exemplo de cálculo evidencia esse pormenor:
- Conforme referido anteriormente, o aparelho de regulagem dos faróis está equipado com uma lente, que reduz a distância de medição obrigatória de 10 m até à parede, para somente 50 cm.
- Uma medição errada de somente 5 mm na tela de controle do aparelho de regulagem corresponde, assim, a uma diferença de 10 cm a 10 m (relação entre 10 m e 50 cm igual ao fator 20).
- Em um veículo cujos faróis estão instalados a uma altura de 60 cm, a luz baixa tem um alcance de 60 metros (1% de pré-inclinação = 10 cm de inclinação a um alcance de 10 m).
- Isso significa que a luz dos faróis teria um desvio de 60 cm, em caso de uma regulagem errada.
Nesse exemplo é evidenciado o efeito decisivo que uma superfície de controle exata tem sobre a distribuição da luz, pois somente alguns milímetros distinguem entre o ofuscamento ou a circulação no escuro sem a iluminação necessária.
Requisitos para um local de regulagem de faróis normalizado
Com a crescente expansão e desenvolvimento de novas tecnologias de faróis e de assistentes de iluminação, aumentam também os requisitos para o controle e regulagem dos faróis. Isso afeta, por um lado, os aparelhos de regulagem dos faróis, mas também o ambiente de medição, isto é, os locais onde as regulagens e controles são realizados. Para assegurar um aumento da precisão durante a medição e a regulagem dos faróis, foi criada na Alemanha uma diretriz que entrará em vigor no início de 2018. Ela define objetivamente a configuração correta de um local de regulagem de faróis normalizado. Nessa página fornecemos uma sinopse sobre os vários fatores e pormenores que as oficinas devem ter em consideração.
Os requisitos:
- O local de verificação e o SEG devem estar interligados e devem formar uma unidade técnica de medição.
- Os locais de posicionamento do veículo e do SEG devem estar inequivocamente assinalados, por exemplo, através de marcações no pavimento. São necessárias, pelo menos, duas linhas que assinalem o início e o bordo externo do local de posicionamento. É aconselhável uma identificação mais detalhada do local de posicionamento.
- O local de posicionamento do veículo pode ter uma inclinação máxima de 1,5 % e deve ser nivelado.
- O comprimento do local de verificação deve ser de, pelo menos, 4 m para os veículos de passageiros e de, pelo menos, 8,5 m para veículos pesados.
- O local de regulagem dos faróis pode ter um desnivelamento máximo de +/– 1 mm por 1 m.
- O local de regulagem dos faróis deve ser inspecionado, a cada dois anos, por um técnico especializado.
Os requisitos mencionados são referentes às diretrizes de inspeção válidas na Alemanha, a partir de 01/2018. Nos restantes países devem ser consultados e respeitados os respectivos regulamentos em vigor.
Aviso
Com um sistema de placas de nivelamento, por exemplo, da Hella Gutmann Solutions, é possível cumprir os requisitos da planeza e inclinação do local de regulagem dos faróis sem, para isso, ter de recorrer a medidas construtivas. Através de vários elementos de ajuste é possível nivelar a altura em conformidade.