Regulação do alcance dos faróis
O estado de carga e os movimentos de inclinação do veículo alteram o alcance dos faróis. Assim, outros usuários da estrada podem ser ofuscados. Por conseguinte, os sistemas para regulação do alcance dos faróis (RAF) são exigidos por lei. Nessa página, você irá descobrir como funcionam os sistemas disponíveis no mercado e como eles podem ser facilmente controlados. Aqui, você também poderá descobrir o que fazer em caso de falha e o que considerar ao regular os faróis com regulação automática do alcance dos faróis.
Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
Regulação manual do alcance dos faróis
Regulação automática do alcance dos faróis
Estrutura de uma RAF automática
Esses sistemas RAF cumprem suas funções sem qualquer atividade por parte do motorista. Existe uma distinção entre dois sistemas: a RAF quase estática e a RAF dinâmica.
Como regra geral, os mesmos servomotores estão instalados da mesma forma que na RAF manual. Para veículos compactos sem distâncias longas entre os eixos, esse sistema permite dispensar o sensor do eixo dianteiro, uma vez que as alterações na inclinação ocorrem, em grande parte, somente no eixo traseiro. A RAF quase estática também funciona com alto amortecimento, ou seja, ela somente ajusta inclinações da carroceria de longa duração. Os conjuntos de conversão de xênon da HELLA usam um sistema baseado em ultrassons. Aí, o sensor mede a distância direta em relação à pista de rolamento.
O diagrama de blocos mostra a estrutura de uma RAF dinâmica. O módulo de comando calcula os dados nominais a partir dos dados do sensor, tendo em conta o estado de condução. Em contraste com a RAF quase estática, os servomotores são então comandados em frações de segundo. A fim de permitir esses tempos de reação rápidos, são usados principalmente motores passo-a-passo como atuadores nos faróis.
Dicas para o manejo de sistemas RAF
Se ocorrer um erro elétrico na RAF durante a condução, os faróis permanecem nessa posição. Em outros veículos, os faróis são conduzidos para a posição inicial e permanecem lá. Em qualquer caso, no entanto, o motorista é alertado para o erro através de uma luz de sinalização ou de um texto de aviso no cockpit.
Regulação do alcance dos faróis com defeito
- Servomotores nos faróis com defeito
- Sensor RAF para o nível do veículo com defeito
- Módulo de comando substituído e sem codificação
- Os faróis não foram ajustados (ajuste básico)
- Módulo de comando com defeito
- Cabo de dados interrompido
- Sem tensão de alimentação
- Danos mecânicos
Controlar a regulação do alcance dos faróis
Controle do funcionamento
- Estacionar o veículo sem carga em uma superfície plana.
- Alinhar o SEG em frente ao carro e ligar a luz baixa. Controlar se limite claro/escuro está correto.
- Carregar a traseira do veículo, p. ex., carregando o porta-malas. Com uma RAF quase estática, os faróis são reajustados após alguns segundos e podem ser visualizados no SEG. No caso de uma RAF dinâmica, a regulagem ocorre em um tempo muito curto, de modo que, em alguns veículos, o processo de regulação é percepcionado somente como um curto "estremecer" na tela de controle do SEG. Em alguns veículos, no entanto, essa regulação somente funciona durante a condução.
Se não for detectado nenhum processo de regulação, deve-se efetuar as seguintes medições
- Controlar a tensão de alimentação nos servomotores, no módulo de comando e no sensor RAF.
- Controlar se o sensor RAF e o cabo de dados apresentam danos mecânicos e se a posição de montagem está correta.
- Controlar o sinal do sensor com o osciloscópio.
- Com um equipamento de diagnóstico, controlar os parâmetros e os valores reais.
Ajustar a regulação do alcance dos faróis de xênon
Regulação do alcance dos faróis — obrigatória
Desde 1993, o legislador obriga ao uso de uma RAF para veículos novos. As prescrições podem ser encontradas nas Diretrizes 76/756/CEE e ECE R48.
Até que ponto este artigo é útil para si?
Sucesso
Sucesso
Sucesso
Sucesso
Error
Por favor, diga-nos o que não gostou.
Obrigado pelo seu feedback!
Wrong Captcha
Algo correu mal
Também poderá estar interessado em


