Distribuição da luz explicada de forma compreensível: Médios, máximos, luzes de estrada

Todos os motoristas conhecem as funções de "Luz baixa" e "Luz alta". Além disso, os modernos sistemas de iluminação oferecem outras possibilidades para a distribuição de luz e, em conformidade com os requisitos legais, oferecem o máximo em termos de iluminação da pista de rolamento. Aqui você pode ler sobre os truques que podem ser usados para conseguir isso e em que consistem as novas funções de luz, como a luz para estradas rurais.

Aviso importante de segurança

As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

1. Comparação

Distribuição da luz baixa

A luz baixa é um componente importante da iluminação do veículo e é exigida por lei para cada veículo. Em especial, é usada para a iluminação segura da pista de rolamento no campo aproximado à frente do veículo, evitando que os demais usuários da estrada não sejam ofuscados. Assim sendo, existem requisitos especiais para a intensidade luminosa e a distribuição da luz, que são geralmente assimétricos. A luz baixa também assegura que os demais usuários da estrada possam facilmente reconhecer o seu próprio veículo no escuro.

Faróis de halogêneo para a luz baixa

Nos faróis de halogêneo , a distribuição da luz apresenta uma subida significativa de 15°, na área de luz assimétrica. Essa representa até aos dia de hoje a distribuição de luz mais usada. Também a subida contínua da área assimétrica é típica dessa característica. Devido à lâmpada de halogêneo, a cor da luz é amarela/branca.

No gráfico adjacente, que ilustra a distribuição de luz, a área de luz simétrica se situa na esquerda da "linha zero" vertical (tráfego em sentido contrário), abaixo do "limite claro/escuro" pontilhado. Assim, os veículos que circulam em sentido contrário não correm o perigo de serem ofuscados. Para uma maior visibilidade da própria pista de rolamento e da margem direita da pista de rolamento, a distribuição de luz assimétrica aumenta o alcance.

Faróis bixênon da luz baixa

Na distribuição da luz baixa de faróis bixênon , pode ser identificada uma subida mais pequena (12°) da área de luz assimétrica. Em um crescente número de faróis, a subida se situa nos 12° e 75°. A área de luz assimétrica apresenta uma "curvatura", mas essa não é um defeito no farol. Essa característica é necessária devido à alta intensidade luminosa para não exceder as especificações de certos valores de Lux na distribuição de luz, de acordo com os respectivos regulamentos ECE. Devido ao sistema de xênon e ao elevado valor de Kelvin associado, a cor da luz é azul/branca.

À esquerda da "linha zero" vertical (tráfego em sentido contrário), no gráfico de distribuição de luz exibido, a área de luz simétrica se situa em linha reta, por baixo do "limite claro/escuro" pontilhado. Assim, os veículos que circulam em sentido contrário não correm o perigo de serem ofuscados. A visibilidade da própria pista de rolamento e da borda da pista de rolamento aumentam a distribuição de luz assimétrica.

Faróis LED da luz baixa

A subida da área de luz assimétrica se assemelha ao sistema bixênon anterior no que concerne à distribuição de luz baixa LED. A área de luz assimétrica apresenta uma "curvatura" (ver seta). No entanto, essa não é um defeito no farol. A subida tem o intuito de facilitar e encurtar o tempo de identificação da margem branca da pista de rolagem.

No gráfico, a área de luz simétrica se situa na esquerda da "linha zero" vertical (tráfego em sentido contrário), em linha reta, por baixo do "limite claro/escuro" pontilhado. Assim, os veículos que circulam em sentido contrário não correm o perigo de serem ofuscados. Contudo, no lado esquerdo é claramente visível um pequeno aumento assimétrico da distribuição de luz.

2. Comparação

Distribuição da luz alta e da luz para estradas rurais

Além da luz baixa, a luz alta é também obrigatória como parte integrante da iluminação do veículo. Contrariamente à luz baixa, a luz alta ilumina ao máximo a pista de rolamento. Por esse motivo, ela é usada principalmente em estradas muito escuras e de pouca visibilidade, sem tráfego em sentido contrário, onde a luz alta aumenta significativamente a visibilidade e, por conseguinte, a segurança, mesmo a velocidades mais altas. Além disso, a luz alta é usada na função lampejador de faróis.

Luz alta clássica

A distribuição da luz alta visível nas fotografias/telas de controle mostra claramente as diferenças entre a luz alta clássica e LED. A luz alta clássica prescreve uma iluminação pontual ou oval em torno da marca central (pequeno quadrado).

Faróis LED de luz alta

Com a luz alta do farol LED é iluminada uma área muito maior. Também nesse caso, a intensidade luminosa mais elevada pode ser identificada em torno da marca central, mas devido à maior "quantidade de luz" que é projetada pelo farol, a luz pode ser distribuída em uma área muito mais ampla.

Faróis LED da luz para estradas rurais

A distribuição da luz é apenas ativada a partir de uma velocidade específica. Consoante o fabricante, a partir de uma velocidade entre 50 e 80 km/h.

Através de uma subida do limite claro/escuro (representada no gráfico) na área esquerda, é melhorada a iluminação da pista de rolamento e das margens. A área de luz assimétrica é mais íngreme com 60° e a "curvatura" é visível muito mais cedo.

3. Exemplo prático

Imagens de luz de faróis de halogêneo — VW Fusca:

Nesse exemplo prático, mostramos os resultados de medição de faróis de halogêneo H4, usando como base um "Classic Car" VW Fusca 1303 cabriolet, ano de fabrico 1979. O controle das regulagens de luz foi realizado com um SEG IV analógico e digital/ apoiado por câmera SEG V, para a luz alta e baixa.

O veículo deve estar sobre uma superfície plana e nivelada para a medição. Prestar atenção às prescrições nacionais que visam os locais de regulagem de faróis, bem como as informações do fabricante automotivo.

1

Aparelho de regulagem dos faróis analógico

Measurement with the analogue SEG IV beamsetter from Hella Gutmann Solutions is carried out manually. The measurement was first carried out for the dipped beam and main beam of the left headlamp and then for the corresponding right headlamp.

In both cases, a perfect measurement result is obtained with the typical light distributions of this halogen H4 headlamp (see also the version above). There are no deviations requiring adjustment.

2

Aparelho de regulagem dos faróis digital

A medição com o aparelho de regulagem dos faróis digital é realizada no SEG V apoiado por câmera, da Hella Gutmann Solutions. As etapas do processo de controle são executadas confortavelmente através do menu do aparelho.

O resultado das medições é exibido no display do SEG. No presente exemplo, as setas verdes assinalam uma regulagem correta do farol de halogêneo H4, sem quaisquer desalinhamentos.

4. Exemplo prático

Imagens de luz de faróis LED — Renault Mégane:

Exemplo dos resultados de medição da distribuição da luz de farol LED de um Renault Mégane IV atual, ano de fabrico 2016. Nesse caso, antes de efetuar o controle, devem também ser respeitados os requisitos relativos a um local de regulagem dos faróis adequado.

Nesse caso, a pré-inclinação deve ser ajustada em 1%.

Aviso

Conectar o carregador para assegurar a tensão correta da bateria e da rede de bordo.
Realizar um controle visual do farol relativamente a danos.

1

Aparelho de regulagem dos faróis analógico

A medição com o SEG IV analógico mostra, dos dois lados, as distribuições de luz típicas para esse farol LED, para a luz baixa e alta. Conforme anteriormente referido, mais em detalhe, não é necessária uma correção da regulagem dos faróis.

2

Aparelho de regulagem dos faróis digital

Durante a medição com o SEG V, o controle das etapas de medição é realizado confortavelmente através do menu do aparelho e o resultado de medição é exibido no display. A medição é realizada em cada lado, para a luz baixa e alta. Nesse exemplo, a apresentação gráfica no aparelho de regulagem dos faróis exibe um resultado de medição perfeito, assinalado pelas setas verdes.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada
5
4
3
2
1
Muito útil
Sucesso

Wrong Captcha

Wrong Captcha

Erro

Algo correu mal

Localizador de peças sobressalentes
Número da matrícula Identificação manual do veículo OE-no.

Insira o número da matrícula do seu veículo no campo de entrada. Encontrará o número da matrícula no documento de registo do veículo.

Erro

Infelizmente, o seu veículo não foi encontrado. Certifique-se de que os dados introduzidos estão corretos ou tente novamente.

Principais fabricantes
Outros fabricantes
Série de veículos Voltar
Veículo Voltar

Insira o número OE no campo de entrada. Normalmente, encontrará o número OE na própria peça sobressalente ou nos documentos do veículo.

Localizador de peças sobressalentes
Identificação simples do veículo com matrícula Determine também as peças sobressalentes com números OE Informações detalhadas sobre o produto Encontre grossistas perto de si
dummy
Processing Selected Car

Escolher categoria:
Voltar
dummy
Partilhar
Enviar por Copiar link
URL copiado para o clipboard!
Número do item
Number
O número foi copiado para a sua área de transferência!
Pesquisar na web Instruções de montagem
Mais detalhes
Nome do produto Valor
Menos detalhes

O seu revendedor
Autoteile Krammer GmbH
dummy
Lechstraße 1-3
68199 Mannheim
Mostrar mapa

Também poderá estar interessado em

Regulação do alcance dos faróis
Conhecimentos básicos
Regulação do alcance dos faróis - Funcionamento, defeito, controle
Como funciona o nivelamento dos faróis? Saiba mais sobre sistemas dinâmicos e automáticos e resolução de problemas.
Tempo de leitura: 9 minutos
Audi A6 matrix LED headlights
Conhecimentos básicos
Audi A6 Matrix LED Headlights – Technology & Repair
LED headlamps or the control units have to process a multitude of data from different in-vehicle sources in order to calculate and realise the individual light functions.
Tempo de leitura: 9 minutos
Faróis LED
Conhecimentos básicos
Faróis LED — Modo de funcionamento e regulagem
Tudo sobre faróis LED: como funcionam, ajuste da luz no Audi A8 e dicas úteis para reparação na oficina.
Tempo de leitura: 16 minutos
Luz de curva
Conhecimentos básicos
Luz de curva: funcionamento, sintomas, controlar
Iluminação dinâmica e estática nas curvas: Funcionamento, resolução de problemas e dicas de reparação - incluindo dicas úteis para oficinas.
Tempo de leitura: 2 minutos
Assistente de luz alta
Conhecimentos básicos
Assistente de luz alta — Princípios básicos, funcionamento, ajuste
O assistente de máximos: função, ajuste e como permite uma condução sem encandeamento – ideal para oficinas que prestam aconselhamento a profissionais.
Tempo de leitura: 7 minutos
Sistema de iluminação de faróis AFS
Conhecimentos básicos
Faróis AFS – Advanced Frontlighting System
Descubra como funcionam os faróis AFS e o que precisa de saber sobre o Sistema de Iluminação Frontal Avançada.
Tempo de leitura: 5 minutos
Faróis
Conhecimentos básicos
Faróis — Componentes, tipos, prescrições
Comparação dos quatro sistemas de faróis mais importantes, incluindo regulamentos para iluminação de veículos - conhecimento para a oficina automóvel.
Tempo de leitura: 10 minutos
Iluminação do habitáculo Retrofit
Conhecimentos básicos
Iluminação do habitáculo Retrofit
Retrofit de luzes diurnas: instalação e codificação
Tempo de leitura: 5 minutos
Módulos de comando eletrônicos em veículos modernos com faróis LED
Conhecimentos básicos
Módulos de comando eletrônicos em veículos modernos com faróis LED
Descubra como funcionam as unidades de controlo eletrónico e como são integradas nos veículos modernos com faróis LED.
Tempo de leitura: 10 minutos
Regular e substituir faróis LED
Conhecimentos básicos
Regular e substituir faróis LED
Instruções passo a passo para ajustar e trocar os faróis LED no Mercedes Benz W212 - com vídeo.
Tempo de leitura: 10 minutos

Ótimo! Só mais um passo

Subscrição bem-sucedida

Aceda à sua caixa de entrada e confirme o seu endereço de e-mail para não perder as nossas atualizações!

Aguarde novos vídeos técnicos, conselhos sobre reparação automóvel, formação, dicas úteis de diagnóstico, campanhas de marketing e muito mais... diretamente na sua caixa de entrada, a cada duas semanas!