Assistente de farol alto – Função e observações sobre o ajuste dos sistemas

A luz alta ilumina otimizadamente a pista de rolamento na escuridão. Porém, essa função de luz é usada muito raramente, de modo a não ofuscar os utentes que circulam no sentido contrário e que circulam na frente do veículo. Os assistentes de luz alta apoiados por câmeras solucionam esse problema. Nessa página você pode descobrir o modo de funcionamento dos novos sistemas de assistentes de luz e o que se deve ter em atenção durante a verificação e regulação dos mesmos. Além disso, você pode consultar aqui a causa da orla azul nos novos sistemas de faróis.

Aviso importante de segurança

As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

1. Princípios básicos

Assistente adaptativo de luz alta

Um desenvolvimento do sistema AFS com distribuições de luz estáticas é a combinação desse sistema com uma câmera e respectivo processamento de imagens. O primeiro passo para essa combinação é o limite claro/escuro adaptativo (aHDG):

Através de uma câmera no para-brisa são detectados veículos que circulam em sentido contrário e na frente do veículo, e os faróis são comandados de forma que o feixe de luz termine antes desses veículos. Assim, o alcance da luz baixa pode ser aumentado dos atuais 65 m até cerca de 200 m (linha 3 Lux). Se a estrada estiver desimpedida o sistema comuta para a luz alta, assegurando as melhores condições de visão para o motorista em todas as situações. Além disso, a informação do ângulo vertical dos objetos relevantes no campo de visão da câmera pode ser usada para obter informações sobre a topografia da rota, de modo que a iluminação seja adicionalmente melhorada em terrenos irregulares, com alturas e profundidades. O ajuste do alcance possível dos faróis se baseia no controle do nível de ofuscamento dos outros utentes da estrada. Assim, é excluída a possibilidade de ofuscamento e é disponibilizada a distribuição máxima da luz baixa.

2. Funcionamento

Luz alta anti-ofuscamento com limite claro/escuro vertical (VHDG)

O princípio é simples: dirigir o veículo com a luz alta continuamente ligada.

A luz baixa convencional representa um compromisso. Essa se destina a minimizar o ofuscamento de outros utentes da estrada e, ao mesmo tempo, proporcionar ao motorista a melhor iluminação possível da pista de rolamento. Mas a velocidades mais altas e em estradas sinuosas, a iluminação oferecida por uma luz baixa convencional não é ideal.

A "luz alta anti-ofuscamento“ segue o princípio de uma luz alta permanentemente ligada, sem que o motorista tenha que estar preocupado com o ofuscamento do tráfego que circula em sentido contrário.

Identificação de veículos por câmera

Através de uma câmera localizada atrás do para-brisa, os veículos que circulam em sentido contrário e os veículos que seguem na sua frente são detectados pela sua iluminação até uma distância de 850 m (dependendo do fabricante do veículo). Em combinação com um sistema eletrônico de avaliação, a câmera é capaz de registrar e avaliar vários aspectos visuais da situação do tráfego e identificar perigos, a fim de reagir a novas situações.

Funcionamento da luz alta anti-ofuscamento

Os faróis são controlados com base nos dados de imagem da câmera, de modo a que os usuários da estrada em perigo de ofuscamento sejam automaticamente protegidos da distribuição dos feixes da luz alta. O resultado é um "túnel de luz" no qual o veículo detectado permanece na escuridão e a intensidade da luz não é superior a um lux. Esse túnel pode até mesmo seguir dinamicamente o veículo detectado e é de tamanho variável. A área diretamente na frente do veículo está permanentemente iluminada por uma distribuição da luz semelhante à da luz baixa.

Com base nos dados da câmera e no controle inteligente dos faróis, a distribuição da luz se adapta automaticamente à situação do tráfego, de modo a que a distribuição da luz alta seja mantida para o motorista, o que significa um aumento significativo do alcance visual em comparação com a luz baixa normal. Isso permite identificar mais rapidamente fontes de perigo e evitar acidentes.

3. Dicas da oficina

Verificar e ajustar o assistente de luz alta

Existem diversas variantes de manutenção da luz alta com sistemas de assistência integrados. Dependendo do fabricante e do modelo, os sistemas clássicos são ajustados em conjunto com a luz baixa ou separadamente, de acordo com as especificações do fabricante. Os novos sistemas de faróis de última geração são ajustados através de equipamentos de diagnóstico, juntamente com o respectivo módulo de comando.

Sistemas de assistência de luz alta

Consoante o fabricante, os veículos equipados com um assistente de luz alta devem ser tratados separadamente. Em alguns fabricantes, a luz alta anti-ofuscamento é ajustada juntamente com a luz baixa. O sistema só é verificado no caso de reclamações de clientes. Em outros fabricantes, a verificação ou ajuste é obrigatória. Antes do ajuste , o veículo deve ser preparado de acordo com as prescrições legais (pressão correta dos pneus, carregamento correto, etc.) e as especificações do fabricante em vigor. Para o ajuste posterior do vHDG, é necessário regular os módulos dos faróis no ajuste básico, com a ajuda de um equipamento de diagnóstico. Alguns sistemas de assistência de luz alta requerem também uma tela de controle especial, em um aparelho de ajuste de faróis analógico.

Nesse caso, os módulos dos faróis são ajustados em uma posição específica e o vHDG é comandado, conforme ilustrado no exemplo do gráfico no farol esquerdo.

Agora é necessário ajustar, com precisão, a linha vertical da distribuição da luz (seta cor de laranja) na marca central ou na linha zero da tela de controle. Em seguida, o novo ajuste é memorizado como posição regulada. O ajuste correto do limite vHDG é fundamental, de modo a evitar que os restantes usuários sejam sujeitos a um ofuscamento extremo. O ajuste do farol direito deve ser realizado da mesma forma.

Faróis Matrix LED Audi

Existem também sistemas nos quais o ajuste da distribuição da luz alta não é realizada com parafusos de regulação. Um desses modelos é o farol Matrix Beam do novo Audi A8.

O elemento principal dos novos faróis Matrix LED é a luz alta anti-ofuscamento realizada com um sistema sem componentes mecânicos. Esse permite ao motorista conduzir permanentemente com a luz alta ligada, sem ofuscar os veículos que seguem na sua frente ou que circulam na direção contrária. Uma câmera detecta os veículos que circulam na frente ou em sentido contrário e através do desligamento de alguns LEDs (em milissegundos) esses veículos não são afetados pela distribuição da luz alta. Assim sendo, o uso da tecnologia Matrix permite, pela primeira vez, abrir vários "túneis" como nesse exemplo, em qual vários veículos circulam seguidamente em direção contrária. Enquanto esses não são ofuscados, a luz alta continua iluminando no máximo todas as áreas entre os veículos, bem como à esquerda e à direita. O sistema volta a ligar a luz alta integral, assim que mais nenhum veículo estiver no campo de visão do motorista. Além do anti-ofuscamento preciso de outros veículos, o feixe de luz alta Matrix se adapta a cada situação de marcha, por exemplo, a curvas. Nesse caso, a intensidade do feixe de luz é variada para os lados ou para o centro da pista de rolamento, através do comando individualizado dos LEDs. Assim, os níveis de visibilidade são melhorados significativamente para o motorista durante a noite, eliminando simultaneamente o risco de ofuscamento dos veículos que circulam em sentido contrário.

Nesse sistema de farol, a distribuição da luz alta é assegurada por 25 LEDs individuais. Cada um desses LEDs pode ser ligado e desligado separadamente. Para verificar ou ajustar esse sistema de farol é igualmente necessário recorrer a um equipamento de diagnóstico. Após concluir os preparativos no veículo, com o equipamento de diagnóstico é ligado um único LED, o "Master LED". A avaliação é realizada com base na posição da distribuição da luz. Figura 1 mostra a posição correta do limite claro/escuro interno, na linha zero da tela de controle. Se for detectado um desvio dessa posição ( figura 2 ), é necessário transferir o valor de correção (distância em relação à linha zero) para o respectivo módulo de comando, usando um equipamento de diagnóstico. As figuras mostram o farol esquerdo. A avaliação do farol direito deve ser realizada da mesma forma.

Aviso para a orla azul

Esse fenômeno técnico-luminoso é ciclicamente tematizado em vários relatórios. Mas o que está por detrás disso? Por "orla azul" é designada a parte de luz localizada na área do limite claro/escuro e que apresenta maioritariamente uma cor azul/branca.

A intensidade da orla depende de vários fatores. Seguem-se alguns exemplos:

1. Material da lente do módulo de projeção
A refração ou dispersão da luz varia consoante o material da lente convergente, por exemplo, vidro, PMMA ou PC. Esse tem influência sobre a cor da luz

2. Posição da fonte de luz em relação ao diafragma dos feixes
As fontes de luz estão montadas a distâncias e em posições (vertical) diferentes do diafragma dos feixes. Assim, a luz é fracionada de diferentes formas no diafragma dos feixes.

3. Sistema de reflexão ou de projeção
A forma e tipo de fração ou focagem dos feixes de luz também tem influência sobre o limite claro/escuro. Por norma, um sistema de reflexão não tem uma orla azul tão intensa como um sistema de projeção. Isso se deve ao "grau de dureza". Esse descreve a transição de claro para escuro (limite claro/escuro). Os sistemas de projeção tem um grau de dureza mais intenso, devido ao diafragma dos feixes de luz.

Resumo dos fatos decisivos

Durante a verificação e regulagem das distribuições de luz em faróis modernos têm que ser considerados alguns pontos fundamentais. Somente uma interpretação correta da distribuição de luz permite uma regulagem correta. Assim, os conhecimentos técnicos necessários são fundamentais nessa área. Especialmente no que concerne a sistemas de assistência de luz alta é fundamental respeitar as instruções dos respectivos fabricantes. Também o cumprimento das tolerâncias da superfície de apoio do veículo e do aparelho de ajuste dos faróis é fundamental. O equipamento profissional necessário também desempenha um papel importante, pois somente com o auxílio de um equipamento de diagnóstico e um aparelho de ajuste de faróis adequado é possível controlar e ajustar corretamente os sistemas de iluminação modernos.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada
5
4
3
2
1
Muito útil
Sucesso

Wrong Captcha

Wrong Captcha

Erro

Algo correu mal

Localizador de peças sobressalentes
Número da matrícula Identificação manual do veículo OE-no.

Insira o número da matrícula do seu veículo no campo de entrada. Encontrará o número da matrícula no documento de registo do veículo.

Erro

Infelizmente, o seu veículo não foi encontrado. Certifique-se de que os dados introduzidos estão corretos ou tente novamente.

Principais fabricantes
Outros fabricantes
Série de veículos Voltar
Veículo Voltar

Insira o número OE no campo de entrada. Normalmente, encontrará o número OE na própria peça sobressalente ou nos documentos do veículo.

Localizador de peças sobressalentes
Identificação simples do veículo com matrícula Determine também as peças sobressalentes com números OE Informações detalhadas sobre o produto Encontre grossistas perto de si
dummy
Processing Selected Car

Escolher categoria:
Voltar
dummy
Partilhar
Enviar por Copiar link
URL copiado para o clipboard!
Número do item
Number
O número foi copiado para a sua área de transferência!
Pesquisar na web Instruções de montagem
Mais detalhes
Nome do produto Valor
Menos detalhes

O seu revendedor
Autoteile Krammer GmbH
dummy
Lechstraße 1-3
68199 Mannheim
Mostrar mapa

Mais informações técnicas

Sistema de iluminação de faróis AFS
Conhecimentos básicos
Faróis AFS – Advanced Frontlighting System
Descubra como funcionam os faróis AFS e o que precisa de saber sobre o Sistema de Iluminação Frontal Avançada.
Tempo de leitura: 5 minutos
Faróis
Conhecimentos básicos
Faróis — Componentes, tipos, prescrições
Comparação dos quatro sistemas de faróis mais importantes, incluindo regulamentos para iluminação de veículos - conhecimento para a oficina automóvel.
Tempo de leitura: 10 minutos
Faróis LED
Conhecimentos básicos
Faróis LED — Modo de funcionamento e regulagem
Tudo sobre faróis LED: como funcionam, ajuste da luz no Audi A8 e dicas úteis para reparação na oficina.
Tempo de leitura: 16 minutos
Iluminação do habitáculo Retrofit
Conhecimentos básicos
Iluminação do habitáculo Retrofit
Retrofit de luzes diurnas: instalação e codificação
Tempo de leitura: 5 minutos
Módulos de comando eletrônicos em veículos modernos com faróis LED
Conhecimentos básicos
Módulos de comando eletrônicos em veículos modernos com faróis LED
Descubra como funcionam as unidades de controlo eletrónico e como são integradas nos veículos modernos com faróis LED.
Tempo de leitura: 10 minutos
Regular e substituir faróis LED
Conhecimentos básicos
Regular e substituir faróis LED
Instruções passo a passo para ajustar e trocar os faróis LED no Mercedes Benz W212 - com vídeo.
Tempo de leitura: 10 minutos
Regular os faróis - Instruções
Conhecimentos básicos
Regular os faróis – Instruções
Um guia geral para o ajuste dos faróis - com vídeo e dicas sobre como otimizar a distribuição da luz na sua oficina.
Tempo de leitura: 15 minutos
Faróis LED da BMW: informações interessantes, avisos de reparação e dicas práticas
Conhecimentos básicos
Faróis LED da BMW: tudo sobre tecnologia e reparação
In-depth BMW LED lamp instructions with tips on adaptive LED technology, repairs & diagnostics – here an overview
Tempo de leitura: 12 minutos
Tecnologias de faróis em veículos elétricos
Conhecimentos básicos
Tecnologias de faróis em veículos elétricos
Descubra como as inovadoras lâmpadas LED e de software tornam os carros elétricos mais seguros e inteligentes.
Tempo de leitura: 7 minutos
Princípios básicos da técnica de iluminação
Conhecimentos básicos
Princípios básicos da técnica de iluminação e unidades de medida de luz
Noções básicas sobre tecnologia de iluminação: Conhecimento sobre parâmetros técnicos de iluminação e dicas valiosas sobre a escolha certa de fontes de luz.
Tempo de leitura: 12 minutos

Ótimo! Só mais um passo

Subscrição bem-sucedida

Aceda à sua caixa de entrada e confirme o seu endereço de e-mail para não perder as nossas atualizações!

Aguarde novos vídeos técnicos, conselhos sobre reparação automóvel, formação, dicas úteis de diagnóstico, campanhas de marketing e muito mais... diretamente na sua caixa de entrada, a cada duas semanas!